Buscar

A Arte da Guerra resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Arte da Guerra
No livro eu vi como são essenciais os atos de avaliar e planejar cada situação, analisar vários fatores e entendendo que fatores internos e externos podem interferir nos resultados de ataques militares. Logo no começo do livro entendi que a guerra pode trazer consequências para um país e que as vezes é muito importante saber terminar uma guerra de forma rápida, porque as vezes os custos da guerra podem trazer mais danos econômicos, civis e etc, ao país do que os conflitos em si.
Uma das coisas que mais me chamou atenção é que Sun Tzu dava um imenso valor a estratégia, ele tinha uma capacidade incrível de analisar cada aspecto do seu inimigo, se atentando as fraquezas e as forças, e não só isso ele analisava os terrenos em que ambos estavam, as necessidades das tropas, ele analisava o todo com um detalhamento incrível. Se atentava até para não gerar oportunidades para o inimigo.
Já naquela época Sun Tzu entendia a importância de pensar diferente, criar táticas novas, não perder tempo com costumes improdutivos. Ele até mesmo entendia a importância de as vezes se fazer de “fraco” para ganhar tempo e/ou espaço e assim chamar atenção do inimigo, enganando-o e o vencendo de forma rápida e óbvia.
Ao ler esse livro eu percebi que Sun Tzu entendia que os conflitos diretos nem sempre são benéficos, mas que também não fugia deles e sem dúvida se vê que ele dava muito valor a estratégia. Ele mostra como é vital se adaptar e planejar em qualquer situação que aconteça. Sun Tzu deixa claro que o comandante tem que mudar seu foco de acordo com a situação que se apresentar. Um foco muito importante para que Sun Tzu fizesse suas análises de qualidade dos inimigos eram seus espiões que o cercavam de informações e ele conseguia analisá-las e tirar o melhor proveito.
Creio que as grandes lições que aprendi com esse livro foram: estratégia, análise, criatividade, coragem, foco, timing, pensar fora da caixa e que para tudo isso deve se estar sempre bem-informado, informação é poder. Para mim esse livro não é só informativo de táticas de guerra, creio que “A Arte da Guerra” é um manual de vida social, empresarial, enfim um livro de vital importância para aquele que busca o sucesso em sua vida.

Outros materiais