Buscar

Ava 2- Tatiane de Lima e Melo Vieira

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA CURSO
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ALUNO(A): Tatiane de Lima e Melo Vieira
TRABALHO: “Quais os procedimentos de segurança que você, como gestor de RH, proporia para que fossem providenciados?”
RIO DE JANEIRO
Ano: 11/2021
Quais os procedimentos de segurança que você, como gestor de RH, proporia para que fossem providenciados? 
Toda empresa, micro ou de grande porte, gera grandes quantidade de dados e informações. Por isso, manter o controle e a gestão de qualquer empresa sem a mínima proteção de seus dados podem trazer risco e penitencias negativas inimagináveis para uma administração.
Com tudo, é extremamente importante e necessário a contratação de sistemas de proteção que apoiem a segurança dessas informações e construir uma política de utilização destes dados, tanto para os sistemas contratados quanto para os colaboradores que a manuseiam, a fim de evitar perdas importantes e sigilosas envolvendo dados de clientes e até de colaboradores, o que podem inclusive ocasionar ações trabalhistas movidas contra a empresa.
Política da segurança da informação 
Conforme definido pela norma ISO 27001, que constitui diretrizes gerais para a gestão da informação corporativa, a segurança da informação nada mais é do que o ato de defender os dados corporativos, principalmente os confidenciais, de diversos tipos de ameaças e riscos (espionagem, sabotagem, vírus ou eventos de códigos maliciosos, e até mesmo acidentes como incêndios e inundações).
A Segurança da Informação é realizada pela implantação de controles de procedimentos de rotina como verificação de antivírus, estruturas hardware e software (gestão para assinatura eletrônica de documentos), e da implantação de uma política devidamente documentada, definição de regras para o controle de acesso e controle de transmissão da informação.
Os princípios básicos são: confidencialidade, integridade e disponibilidade
Confidencialidade
Nada mais é do que garantir que determinadas informações, fontes ou sistemas só possam ser acessados ​​por quem tenha o acesso previamente autorizado.
Integridade 
Tomar todas as precauções necessárias para proteger as informações de modificação ou exclusão não autorizada, de modo a manter sua legalidade e consistência.
Disponibilidade
É a viabilidade de que os colaboradores e componentes da organização acessem os dados de maneira clara, segura e eficiente.
Diante disso para garantir a segurança da informação da respectiva empresa, agiria da seguinte forma:
· Designação das políticas de atualização de softwares
· Programas de Backup
· Implantação e controle de senhas e credenciais de acesso para diferentes equipes e profissionais, de acordo com a sua necessidade de acesso.
· Controle de acesso ao ambiente físico corporativo.
Havendo assim uma construção das normas referentes ao uso dos programas, acesso à internet e a rede da empresa, utilização de e-mails corporativos e aplicativos para mensagens de texto e voz.
Devemos aplicar de forma rotineira treinamento e reciclagem com os colaboradores seja de forma online ou presencial.
A política de privacidade da empresa deve estar sempre de forma acessível aos funcionários e devem receber uma cópia do referido documento.
Referencias:
https://www.microcity.com.br/politica-de-seguranca-da-informacao/
https://blog.fortestecnologia.com.br/gestao-pessoas/seguranca-da-informacao-no-rh/