A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Direito Constitucional II- Aula 16

Pré-visualização | Página 3 de 4

Ordem 2008.2 Questão 15. Caderno �GUA). Assinale a opção correta acerca do CNJ.
a)    São suas funções receber e conhecer reclamações contra membro ou órgão do Poder Judiciário, inclusive contra seus serviços auxiliares.
b)    O mandato de seus membros dura quatro anos, admitida uma recondução.
c)    Seus membros são nomeados pelo presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
d)   Nenhum de seus membros pode ser indicado pelo Conselho Federal da OAB, cujos representantes podem, porém, falar e ser ouvidos em quaisquer sessões do CNJ.
 
17) Questão (Questão 81 - Exame 115 – Tipo  1 - OAB-SP) - Com relação às garantias dos juízes, é correto afirmar que: 
a)    a vitaliciedade impede, de maneira definitiva, a perda do cargo. 
b)    o juiz poderá ser removido para outra jurisdição, por motivo de interesse público. 
c)    a irredutibilidade de subsídio torna o juiz imune à tributação por meio do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza. 
d)   a vitaliciedade é sempre adquirida pelo juiz após 2 anos de exercício no cargo.
 
18) Questão:(Questão 38 - Exame 15 - OAB-RJ) - Aponte, em meio às proposições elencadas a seguir, versando acerca dos Poderes, aquela formulada com INCORREÇÃO diante do Texto Constitucional: 
a)    Inclui-se entre as competências exclusivas do Congresso Nacional a de aprovar o estado de defesa e a intervenção federal, autorizar o estado de sítio, ou suspender qualquer uma dessas medidas;
b)    O Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido ou substituído no curso dos mandatos poderão ser reeleitos para um único período subseqüente;
c)    Admitida a acusação contra o Presidente da República, por dois terços da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal, nas infrações penais comuns, ou perante o Senado Federal, nos crimes de responsabilidade;
d)   Os juizes gozam da garantia da vitaliciedade que, no segundo grau, só será adquirida após um ano de exercício, da inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, e da irredutibilidade de subsídios.
 
19) Questão: (Questão 12 - Exame 123 – Tipo  1 - OAB-SP) - Não é considerado instrumento componente do sistema brasileiro de “freios e contra-pesos� (checks and balances):
a)    o veto do Presidente da República a projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional.
b)    a sustação, pelo Congresso Nacional, de Decreto do Presidente da República que exceda o poder regulamentar.
c)    o julgamento, pelo Congresso Nacional, das contas do Presidente da República.
d)   a elaboração, pelo Supremo Tribunal Federal, de seu Regimento interno.
 
20) Questão: (Exame da Ordem 2009.3 Questão 81. Caderno AZUL). Um sindicato representante de empregados celetistas procedeu aos atos iniciais para realização do processo de eleição da diretoria, tendo sido escolhida, em assembleia, a comissão eleitoral, designada a data para a realização das eleições e definido o período de registro das chapas concorrentes. Após o registro e concedidos os prazos para a regularização de documentações, três chapas se apresentaram para concorrer ao pleito, contudo, a comissão eleitoral deferiu o registro de apenas duas delas. Nessa situação hipotética, caso exista o interesse de representantes da chapa cujo registro foi indeferido pela comissão eleitoral em ingressar com ação judicial para a obtenção do direito de participação no pleito eleitoral, eles devem ingressar com a competente ação na justiça:
a)    comum estadual.
b)    do trabalho.
c)    comum federal.
d)    eleitoral.
 
21)  Questão: (Exame da Ordem 2009.3 Questão 14. Caderno AZUL). Assinale a opção correta acerca do disciplinamento das emendas constitucionais.
a)    As limitações expressas com relação às emendas à CF restringem-se às temporais e às materiais.
b)    As limitações materiais de emenda à CF relacionam-se à ideia de que a Constituição, documento mais importante de um país, não pode ser alterada em regime de exceção.
c)    As emendas à CF podem ser definidas como uma espécie extraordinária e transitória do gênero das reformas constitucionais.
d)   Há limitações implícitas ao poder reformador.
 
22)   Questão: (Exame da Ordem 2009.2 Questão 18. Caderno LIBERDADE). Relativamente à organização e às competências do Poder Judiciário, assinale a opção correta.
a)    A edição de súmula vinculante pelo STF poderá ocorrer de ofício ou por provocação de pessoas ou entes autorizados em lei, entre estes, os legitimados para a ação direta de inconstitucionalidade. O cancelamento ou revisão de súmula somente poderá ocorrer por iniciativa do próprio STF.
b)    Cabe reclamação constitucional dirigida ao STF contra decisão judicial que contrarie súmula vinculante ou que indevidamente a aplique. O modelo adotado na CF não admite reclamação contra ato que, provindo da administração, esteja em desconformidade com a referida súmula.
c)    O Conselho Nacional de Justiça, órgão interno de controle administrativo, financeiro e disciplinar da magistratura, é composto por membros do Poder Judiciário, do MP, da advocacia e da sociedade civil.
d)   As causas em que entidade autárquica, empresa pública federal ou sociedade de economia mista seja interessada na condição de autora, ré, assistente ou oponente são de competência da justiça federal.
 
23)  Questão: (Exame da Ordem 2009.1 Questão 92. Caderno DELTA). Jaime foi denunciado pela prática de crime político perante a 12.ª Vara Criminal Federal do DF. Acolhida a pretensão acusatória e condenado o réu, a decisão condenatória foi publicada no Diário da Justiça. Nessa situação hipotética, considerando-se que não há fundamento para a interposição de habeas corpus e que não há ambiguidade, omissão, contradição ou obscuridade na sentença condenatória, contra esta cabe:
a)    recurso ordinário constitucional diretamente ao STF.
b)    recurso ordinário constitucional diretamente ao STJ.
c)    recurso de apelação ao Tribunal Regional Federal da Primeira Região.
d)   pedido de revisão criminal ao próprio juízo sentenciante.
 
24)  Questão: (Exame da Ordem 2008.3 Questão 18. Caderno BETA). Acerca do Poder Judiciário, assinale a opção correta.
a)    A Supondo-se que Marcos, após ter sofrido dano por ação de empregado de empresa pública federal, pretendesse ingressar com ação de reparação de danos materiais e morais contra a empresa pública, deveria fazê-lo na justiça comum estadual.
b)    Compete ao STJ julgar os conflitos de competência entre o TST e o TRF.
c)    Supondo-se que Fernando fosse condenado por crime político por meio de sentença proferida por juiz federal da Seção Judiciária de São Paulo, o recurso interposto contra essa sentença seria julgado pelo respectivo TRF.
d)   Supondo-se que João, servidor público federal regido pela Lei n.º 8.112/1990, pretendesse ingressar com ação contra a União buscando o pagamento de verbas salariais a que tivesse direito, a ação deveria ser proposta perante a justiça federal e não perante a justiça do trabalho.
 
25)  Questão: (Exame da Ordem 2008.3 Questão 22. Caderno BETA). Acerca das funções essenciais à justiça, assinale a opção correta.
a)    Compete ao Conselho Nacional do Ministério Público receber e conhecer das reclamações contra membros ou órgãos do MPU ou dos estados.
b)    A Advocacia-Geral da União é a instituição que representa judicial e extrajudicialmente a União, as autarquias e as fundações públicas federais, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que disponha sobre