Buscar

_Banner_ EQUIPAMENTOS MULTISLICE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Componentes do Tomógrafo
Autores*: Aparecida de F. M. Jardim, Camila C. Oliveira, Douglas de S. Antonio, Gabriel H. Sanches, Josiane M. Camilo, Nathalia P. B. da Silva
Orientador**: Profa. Dra. Carolina R. Basso
Referências:
LOPES, C. C. Apostila de Fundamentos e Instrumentação em Tomografia Computadorizada, 2013.
PISCO, J. M.; CALHA, J. Radiologia e análise de imagens. São Paulo: Rideel, 2003.
SOUZA, Sérgio Augusto S. Descrição de protocolo de tórax em tomografia computadorizada. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (Trabalho de Conclusão de Curso), Botucatu, 2016. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/202893/000900594.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 22 de março de 2022.
*Estudantes do Curso de Tecnologia em Radiologia da Universidade Paulista – UNIP - Campus Bauru - São Paulo.
**Professor do Curso de Graduação em Radiologia, disciplina de Radiologia Convencional – UNIP – Campus Bauru – São Paulo.
 Palavras-chave: Radiologia, Tomógrafo e Equipamentos
 UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Instituto de Ciências da Saúde – ICS 
Curso de Radiologia – Campus Bauru
Introdução
A tomografia computadorizada (TC) é uma das técnicas mais utilizados na área médica, pois é capaz de produzir imagens das partes internas do corpo humano sem sobreposições de estruturas e de modo não invasivo. Nessa modalidade, o equipamento utilizado chama-se tomógrafo e a formação da imagem ocorre a partir da emissão de feixes de raios-X em torno do paciente, que são captados por um conjunto de detectores que através de reconstruções matemáticas dão origem a cortes nos planos axiais, que posteriormente podem ser reconstruídos nos planos sagitais e coronais, utilizando softwares específicos, o exame de TC utiliza a radiação ionizante como fonte para a formação de imagens, um procedimento indolor, mas que pode ser desconfortável para o paciente em alguns momentos, pela posição ou tempo que ele deverá permanecer imóvel. As indicações para realização da técnica estão na investigação, acompanhamento e diagnóstico de patologias, processos inflamatórios e fisiológicos que podem acometer regiões do corpo humano como exemplo temos: cérebro, rins, fígados, pâncreas, intestinos, entre outros, o poder de detalhamento das imagens e a capacidade de reconstruções em 3D possibilita encontrar nódulos bem pequenos, antes que se estabeleçam em tumores malignos (PISCO e CALHA, 2003)  
Revisão da Literatura
Com o passar dos anos, no avanço da tecnologia e dos computadores, também ouve o desenvolvimento nos equipamentos de tomografia que começou no de 1ª geração estendendo-se até a 5º, seguido da tecnologia multislice, também conhecida como multidetectores. Um método de diagnóstico por imagem que utiliza de 2 a 384 canais (fileiras) detectores, onde são geradas finas fatias das regiões anatômicas por meio de aquisição volumétrica e sequencial, que possibilita uma avaliação mais segura e precisa, com a qualidade significativamente superior às tomografias helicoidais. O primeiro desta categoria foi o tomógrafo multislice de dois canais, capaz de obter imagens de dois cortes simultaneamente. Estes aparelhos revolucionaram a técnica de aquisição de imagens(LOPES, C. C., 2013).
Conclusão
Diante do exposto é possível observar os aspectos básicos da técnica de tomografia computadorizada, destacando os principais componentes do tomógrafo como gantry, que é a maior estrutura externa do aparelho, onde no seu interior localizam-se os detectores e tubo de raio-x. A mesa de exame, que é o local onde o paciente é posicionado. A workstation, uma sala onde estão os computadores para programar os protocolos de exames, fazer reconstruções e imprimir as imagens. Por fim, a bomba de infusão que tem como objetivo a administração do meio de contraste no tempo certo para a realização do exame.
Fonte: https://www.radmed.com.br/tomografia-computadorizada
Equipamentos Multislice
Os tomógrafos multislice foram disparando em avanço tecnológico e é muito importante ressaltar que a partir do aparelho multislice com 64 canais de detectores, houve um imensurável avanço na qualidade das imagens por TC, pelo fato da redução no tempo de aquisição. A partir destes equipamentos que houve a possibilidade de se obter imagens cardíacas de alta qualidade, sem a interferência de artefatos de movimentos dos músculos cardíacos, servindo como um método alternativo da angiografia coronariana convencional com aquisições sincronizadas com o eletrocardiograma os tomógrafos possuem alguns componentes em comum, como gantry, mesa de exame e bomba de infusão de contraste, que se diferem em design e desempenho. (LOPES, C. C., 2013). O gantry é a maior estrutura externa do equipamento de TC, apresenta um formato de rosca com diferentes designs dependo do fabricante no seu centro existe um orifício que apresenta diâmetro médio de 70 cm onde o paciente é posicionado para realização do exame (SOUZA, 2016). 
Equipamento de tomografia computadorizada e imagens formadas das estruturas internas do corpo humano.
1

Continue navegando