Buscar

Aula 1 - história e conceitos básicos de biomol

Prévia do material em texto

Aula 1 - Genética e Biologia Molecular
História da Biologia Molecular
PRIMEIROS EXPERIMENTOS
Avery e Col – a primeira evidência de macromoléculas como material genético (DNA). Compreende-se que apenas as proteínas são moléculas sofisticadas. 
Acreditava-se que o DNA era uma plataforma sobre a qual os genes da proteína ficavam localizado, mas descobriu-se que o DNA era capaz de transformá-la em virulenta. 
 
 
BACTERIÓFAGOS X BACTÉRIAS
 O Bacteriófago é um vírus que contamina as bactérias. Eles têm uma cápsula da proteína ao redor do genoma de RNA ou de ADN. Sua estrutura pode incluir várias características para contaminar a pilha de anfitrião por tempo suficiente para ele grudar na bactéria e injetar o seu material genético.
 As bactérias são organismos unicelulares que não possuem núcleo definido e nem organelas membranosas. Elas podem ser classificadas pelo formato, que pode ser a esférica, a de bastão, a espiralada e outras.
EVIDÊNCIA DEFINITIVA: Hershey e Chase
 A partir desse experimento, a comunidade científica teve a certeza que o DNA é realmente um material genético. Entretanto, surgiram dúvidas acerca da funcionalidade e do armazenamento de genes.
GENES
 Os genes são difíceis de serem caracterizados, visto que há diversas modificações de acordo com as descobertas evolutivas. Veja:
1900- Unidade de hereditariedade
1910- Locus cromossômico
1940- Gene, enzima → gene, proteína
1990- Segmento de ácido nucleico que dá origem a uma molécula de RNA funcional
2007- União de sequências genômicas que dá origem a um conjunto coerente de produtos funcionais potencialmente sobrepostos
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA BIOLOGIA MOLECULAR
· Propostos por Francis Crick (1958)
· Dogma central (Mistério central)
- DNA → RNA → PROTEÍNA
· Hipótese da sequência (Sequence hypothesis)
- Proteínas são fundamentais
- Estrutura e função destas emerge da sequência de aminoácidos
- Tal sequência de aminoácidos está codificada na sequência de nucleotídeos do gene, cuja a função principal é conter a informação para sintetizar proteínas
COMPOSIÇÃO DE BASES NITROGENADAS (Chargaff)
PAREAMENTO DE BASES
 As bases nitrogenadas do DNA se pareiam sempre na mesma forma: o A é ligado ao T (A-T) e o C ligado ao G (C-G) ou vice-versa (T-A e G-C). A adenina e a timina são unidas por duas ligações de hidrogênio, já a guanina e a citosina estão unidas por três ligações
INTERAÇÃO PROTEÍNA-DNA
 A Expressão Gênica é regulada por proteínas. 
→ Proteínas específicas reconhecem sequências específicas de DNA. 
→ Possuem domínios de interação com DNA
CROMATINA
 A Cromatina consiste num complexo de DNA, RNA e proteínas que está presente no núcleo celular dos eucariontes, em forma de um longo filamento. As histonas são as principais proteínas que formam as cromatinas
TIPOS DE HISTONAS
MODIFICAÇÕES COVALENTES NAS CAUDAS N-TERMINAIS DAS HISTONAS

Continue navegando