Buscar

Avaliação Físico Funcional e Imaginologia av4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1Na motricidade global, as crianças podem começar a pedalar um triciclo aos três anos, e aos oito anos, andar de bicicleta. O desenvolvimento físico da criança é acompanhado por um gradativo desenvolvimento neurológico. Durante a infância, as crianças gostam de espaços abertos, com bastante liberdade para poderem correr e brincar. Na motricidade fina, por consequência da dependência de uma progressiva integração e diferenciação de movimentos, a motricidade fina só se desenvolve depois de a criança ter dominado os movimentos ligados aos grandes músculos (motricidade global) (GODSFRIEDT, 2010). Sobre a avaliação de coordenação dos movimentos, analise as sentenças a seguir: I- Dismetria: redução na habilidade de julgar a amplitude do movimento. II- Diadococinesia: redução na habilidade de associar os músculos em conjunto visando um movimento complexo. III- Dissinergia: redução na habilidade de efetuar de maneira rápida os movimentos alternados. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: GODSFRIEDT, J. Desenvolvimento motor: motricidade global e fina. Efdeportes, Buenos Aires, v. 15, n. 143, p. 1-11, jan. 2010. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd143/motricidade-global-e-fina.htm. Acesso em: 8 jul. 2020.
A
Somente a sentença I está correta.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
As sentenças II e III estão corretas.
D
Somente a sentença III está correta.
2O agulhamento a seco é um tratamento de grande valia para pacientes com síndrome de dor miofascial na coluna cervical, devido a sua eficácia na melhora de dor local ou referida, relaxamento muscular e amplitude de movimento dos músculos cervicais. A combinação desses benefícios se reflete na qualidade de vida desses pacientes (FONTANA; ARAÚJO; STIEVEN, 2018). Sobre a amplitude de movimento da coluna cervical, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: FONTANA, D. F., ARAÚJO, R. S.; STIEVEN, F. F. O Agulhamento a seco no tratamento da dor miofascial em pontos-gatilho na coluna cervical: uma revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados. Revista Inspirar, Rio Grande do Sul, v. 17, n. 3, p. 1-10, set. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2ZdhygK. Acesso em: 28 jun. 2020.
A
Flexão de 0 a 45 graus; extensão de 0 a 70 graus; flexão lateral de 0 a 45 graus e rotação de 0 a 90 graus.
B
Flexão de 0 a 90 graus; extensão de 0 a 70 graus; flexão lateral de 0 a 45 graus e rotação de 0 a 90 graus.
C
Flexão de 0 a 90 graus; extensão de 0 a 45 graus; flexão lateral de 0 a 45 graus e rotação de 0 a 90 graus.
D
Flexão de 0 a 90 graus; extensão de 0 a 70 graus; flexão lateral de 0 a 45 graus e rotação de 0 a 30 graus.
3A mecânica é a parte da física que analisa o movimento, as variações de energia e as forças que atuam sobre um corpo, objeto ou sistema. Dessa forma, pode-se imaginar a importância de sua mensuração e monitorização quando inserida no contexto do sistema respiratório, principalmente quando ocorre a falência ou o desequilíbrio desse sistema, e existe a necessidade de suporte ventilatório, responsável pela manutenção da vida através da troca gasosa e por uma adequada oferta tecidual de oxigênio (SADDY, 2011). Sobre os músculos que desempenham a respiração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Durante a inspiração, a cúpula do diafragma sobe e se achata, diminuindo o diâmetro vertical do tórax. ( ) Os músculos intercostais externos diminuem o volume intratorácico pela elevação das costelas. ( ) O músculo diafragma é um grande músculo em forma de cúpula que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal. ( ) Os músculos da respiração contraem na inspiração e relaxam na expiração. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: SADDY, Felipe. Avaliação da Mecânica Respiratória na Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo. Pulmão, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 31-36, 1 jan. 2011. Disponível em: http://www.sopterj.com.br/wp-content/themes/_sopterj_redesign_2017/_revista/2011/n_01/full.pdf#page=35. Acesso em: 21 jul. 2020.
A
F - V - V - V.
B
V - V - F - F.
C
F - F - V - V.
D
V - F - F - V.
4A avaliação fisioterapêutica é essencial para a reabilitação do paciente. A avaliação deve ser minuciosa e individualizada, sendo necessária para identificar possíveis comprometimentos que necessitem de intervenção do terapeuta. A reabilitação depende de uma avaliação eficaz para identificar os déficits e, assim, proporcionar um tratamento apropriado (GAVIM et al., 2013). Sobre o exame físico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) No exame físico, você deve realizar palpação, que é a medição dos ângulos articulares encontrados no corpo humano. ( ) No exame físico, você deve realizar teste de força muscular. É através dele que se avalia a capacidade de um músculo desenvolver tensão contra uma resistência. ( ) No exame físico, não é necessário avaliar as atividades de vida diária. ( ) No exame físico, a avaliação postural é importante para observar alinhamentos, simetrias, através de vista anterior, posterior, lateral esquerda e direita. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: GAVIM, André et al. A influência da avaliação fisioterapêutica na reabilitação neurológica. Saúde em Foco, São Paulo, v. 5, n. 6, p. 71-77, jan. 2013. Disponível em: http://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/9influencia_avaliacao.pdf. Acesso em: 21 jun. 2020.
A
F - F - V - V.
B
V - V - F - F.
C
V - V - V - V.
D
F - V - F - V.
5A hemiparesia é considerada um sinal clássico pós-acidente vascular cerebral, e se manifesta por uma paralisia motora parcial do hemicorpo contralateral ao hemisfério lesado, em consequência da lesão do neurônio motor superior. Manifesta perda importante da atividade seletiva dos músculos que controlam o tronco, fazendo com que o indivíduo tenha dificuldade de movê-lo em relação à gravidade. É muito importante avaliar o tônus muscular, e um dos testes utilizados é a Escala de Ashworth Modificada (BARCALA; SALGADO; ASI, 2011). Sobre a escala de Aschworth Modificada, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: BARCALA L.; COLELLA, F; ARAÚJO, M. C.; SALGADO, A. S. I.; OLIVEIRA, C. S. Análise do equilíbrio em pacientes hemiparéticos após o treino com o programa Wii Fit. Fisioter. Mov. v. 2, n. 24, p. 337-43, 2011.
A
Grau 2: discreto aumento do tônus muscular, manifestado pelo apreender, seguido de mínima resistência através do resto (menos da metade) da amplitude de movimento.
B
Grau 0: a parte (ou as partes) afetada mostra-se rígida à flexão ou extensão.
C
Grau 1: discreto aumento do tônus muscular, manifestado pelo apreender e liberar, ou por mínima resistência ao final da amplitude de movimento, quando a parte (ou as partes) afetada é movimentada em flexão e extensão.
D
Grau 3: marcante aumento do tônus muscular através da maior parte da amplitude de movimento, porém as partes afetadas são facilmente movimentadas.
6
[Laboratório virtual - Movimentos da articulação do quadril] O quadril é uma articulação essencial para o desempenho de diversos movimentos relacionados a atividades funcionais, como: caminhar, levantar-se, ficar em pé, agachar-se, dentre outras funções. Devido à importância da avaliação fisioterapêutica do quadril, o exame físico dos movimentos funcionais dessa articulação deve ser conhecido pelo fisioterapeuta. É a partir dos achados no exame físico, associados aos dados coletados na anamnese, que o profissional pode elaborar um correto diagnóstico cinético-funcional e, então, o plano de tratamento fisioterapêutico. Com relação aos movimentos executados pelo quadril, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) De modo geral, são necessários cerca de 180° de flexão de quadril e 20° de abdução e rotação lateral para tornar o quadril funcional.
(    ) Os movimentos do quadril em amplitudes maiores estão intrinsecamente ligados à biomecânica da coluna lombar, portanto, condições patológicas que afetem os movimentos dessas estruturas podem impactar a amplitude de movimento do quadril.
(    ) Durante a flexãodo quadril ocorre o deslizamento posterior da cabeça do fêmur no interior do acetábulo.
(    ) A estrutura do quadril tem a centralização do fêmur dentro do acetábulo, sendo que o fêmur tem a superfície convexa e o acetábulo a superfície côncava, aumentando a área de contato e a congruência articular.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - F.
B
F - F - V - V.
C
V - V - F - F.
D
V - F - V - F.
7Dispneia é uma experiência subjetiva de desconforto respiratório, de intensidade variável entre os indivíduos, sendo uma frequente e importante queixa clínica, e, talvez, o mais importante sintoma em doença cardiorrespiratória (MANNING; SCHWARTZSTEIN, 1995). Sobre a dispneia, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: MANNING, H.L., SCHWARTZSTEIN, R. M. Pathophysiology of dyspnea. N. Engl. Med. v. 333, n. 23, p. 1547-1553, 1995.
A
Grau 1: falta de ar quando anda com rapidez ou sobe uma inclinação pequena.
B
Grau 3: a falta de ar impede que a pessoa saia de casa, ou sente falta de ar quando veste ou despe suas roupas.
C
Grau 2: a pessoa pára para respirar após andar aproximadamente 90 metros no plano.
D
Grau 4: a pessoa anda mais lentamente no plano pois tem menos fôlego que outras pessoas da mesma idade, ou precisa parar quando está andando em seu próprio ritmo no plano.
8
[Laboratório virtual - Testes Especiais que podem ser aplicados no exame físico dos MMII] Paciente, sexo feminino, 48 anos, atleta de ciclismo, chega ao consultório de fisioterapia afirmando dor no quadril direito. Durante a avaliação fisioterapêutica, considerando que o quadril é uma complexa região do corpo, composta por diversos músculos e ligamentos, podemos aplicar alguns testes especiais, os quais têm a função de auxiliar na identificação das estruturas envolvidas no quadro clínico do paciente e evidenciar anormalidades na dinâmica articular.
Nesse sentido, sobre os testes ortopédicos que poderiam ser utilizados nessa avaliação, assinale a alternativa CORRETA:
A
Teste da Faber e Teste de Patte.
B
Teste de Trendelenburg e de Cozen.
C
Teste de Cozen e Teste de Jobe.
D
Teste de Trendelenburg e Teste de Faber.
9O diagnóstico precoce é uma das estratégias prioritárias para o controle da Tuberculose (TB), doença que ainda permanece como grave problema de saúde pública de magnitude mundial. Dos 5,4 milhões de casos novos notificados em 2013, mais de 80% apresentaram a forma pulmonar da doença. Independentemente das inovações tecnológicas introduzidas para elucidação diagnóstica, a qualidade da amostra de escarro ocupa um papel central, pois a acurácia de qualquer resultado laboratorial de diagnóstico da TB depende da qualidade da amostra recebida (PINTO; UDWADIA; XPERT, 2013). Sobre a cor do escarro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Bronquite crônica: a cor é esbranquiçada, parecida com a da clara de ovo. ( ) Pneumonia pneumocócica: a cor é ferruginosa. ( ) Tuberculose pulmonar: a cor é rósea e tem um aspecto espumoso. ( ) Congestão pulmonar: o escarro hemático se refere àquele que apresenta traços de sangue. Assinale a que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: PINTO, L. M.; UDWADIA, Z. F. Xpert MTB/RIF and pulmonary tuberculosis: time to delve deeper? Thorax, n. 68, p. 987-8, 2013.
A
V - V - F - F.
B
F - F - V - V.
C
F - V - V - V.
D
V - F - F - V.
10A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é caracterizada por sintomas respiratórios persistentes, como dispneia, que contribui para a limitação ao exercício. Dentre os fatores envolvidos nesses mecanismos, destaca-se a disfunção muscular respiratória, como alterações nos volumes e capacidades pulmonares, principalmente a redução da Capacidade Vital e a fraqueza dos músculos respiratórios (KIM et al., 2017). Sobre conceitos de capacidades pulmonares, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A capacidade residual funcional é igual ao volume corrente mais o volume de reserva inspiratório. É a quantidade de ar (cerca de 2300 mililitros) que uma pessoa pode respirar, começando num nível expiratório normal e distendendo os pulmões a uma quantidade máxima. ( ) A capacidade inspiratória é igual ao volume de reserva expiratório mais o volume residual. É a quantidade de ar que permanece nos pulmões no final de uma expiração normal (cerca de 3500 mililitros). ( ) A capacidade vital é igual ao volume de reserva inspiratório mais o volume corrente mais o volume de reserva expiratório. É a quantidade máxima de ar que uma pessoa pode expelir dos pulmões após primeiramente enchê-los a sua extensão máxima (cerca de 4600 mililitros). ( ) A capacidade pulmonar total é o volume máximo que os pulmões podem ser expandidos com o maior esforço (cerca de 5800 mililitros); é igual à capacidade vital mais o volume residual. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: KIM, N. S. et al. Respiratory Muscle Strength in Patients With Chronic Obstructive Pulmonary Disease. Ann Rehabil Med. v. 41, n. 4, p. 659-666, 2017.
A
V - V - F - F.
B
V - F - F - V.
C
F - V - V - V.
D
F - F - V - V.

Outros materiais