Buscar

Protocolo de avaliação dos níveis de fibrose cicatricial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Protocolo de avaliação dos níveis de fibrose cicatricial (panfic)
1. O Protocolo de Avaliação dos Níveis de Fibrose Cicatricial (PANFIC) é um instrumento de coleta de dados desenvolvido e validado cujo obetivo principal é detectar a presença ou não de fibrose e sua posterior classificação. Pela palpação e observação das áreas corporais críticas, o examinador poderá classificar a fibrose em níveis, sendo eles:
C. 
Nível zero (N0): não foram detectados indícios de fibrose após a avaliação visual e a palpação, nas posições ereta e decúbito dorsal e ventral;
Nível um (N1): a fibrose somente é detectada após a palpação da região avaliada, com o paciente em decúbito dorsal e ventral;
Nível dois (N2): a fibrose é detectada após a avaliação visual do paciente na posição ereta. Entretanto, nas posições de decúbitos (dorsal e ventral), a detecção é feita após a palpação;
Nível três (N3): a fibrose é detectada após a avaliação visual, estando a paciente tanto na posição ereta quanto nos decúbitos dorsal e ventral.
2. A aplicação da Liberação Tecidual Funcional (LTF) nos tecidos em cicatrização é utilizada como forma de prevenção e controle da formação de fibroses. A técnica consiste em aplicar tensão necessária para que o tecido sofra um rearranjo estrutural. (ALTOMARE E MACHADO, 2006). O objetivo é modificar a estrutura do colágeno cicatricial, afetando diretamente a orientação e o metabolismo da matriz extracelular. As fibras colágenas se tornam orientadas rapidamente após aplicação da tensão mecânica.
Quais as tecnologias padrão ouro que podemos utilizar, isoladas ou combinadas, para montar o protocolo de pós-operatório?
A. 
Ultrassom, radiofrequência, bandagem elástica, cinesioterapia, endermologia e drenagem linfática.
3. Qual das técnicas abaixo contribui para recuperação mais rápida no pós-operatório e facilita o escoamento da linfa?
E. 
Drenagem linfática.
4. O sinal de cacifo ou sinal de Godet é um exame de avaliação caracterizado pela pressão de um ou dois dedos na pele do paciente em uma área com edema. Quando esse exame é positivo?
B. 
O exame é positivo quando o tecido fica com uma depressão depois da descompressão.
5. A atuação do profissional esteta no pós-cirúrgico possibilita uma diminuição de possíveis complicações, recupera regiões com hipoestesias, reduz aderências teciduais e edema, além de melhorar a textura da pele e restringir a formação de fibrose subcutânea. Qual das alternativas abaixo contém a definição correta de fibrose?
D. 
Ondulações que aparecem na região lesionada e podem ocorrer em maior ou menor grau.

Outros materiais