Buscar

Recrutamento job

Prévia do material em texto

Análise comparativa das técnicas de recrutamento e selecção no sector público e privado
As transformações económicas, sociais e políticas ao nível do mundo provocaram alterações na Gestão de Recursos Humanos (GRH) e criaram desequilíbrios nas organizações.
Na perspectiva de SIMIONE (2019), Nesse contexto, o sector público moçambicano concebeu novas políticas públicas concretamente à aprovação do novo Sistema de Carreiras e Remunerações, Qualificador Profissional e o Sistema de Gestão de Desempenho na Administração Pública (Sigedap) para responder aos desafios da GRH. Nesses novos documentos, esse sector tende a apropriar-se dos modelos gerenciais utilizados no sector privado para o tornar eficiente, adoptando técnicas e instrumentos modernos de gestão de carreiras cujo contexto visa estabelecer estruturas flexíveis de GRH, com vista a melhorar o processo de recrutamento e selecção dos servidores públicos.
O processo de recrutar e seleccionar profissionais para as organizações são fundamentais, pois estas precisam de funcionários qualificados para fazer aumentar a receita e melhorar processos e os funcionários precisam das empresas para que possam aplicar seus esforços e serem remunerados por seus trabalhos. As organizações necessitam que a comunicação e a divulgação de suas ofertas de trabalho sejam claras e bem posicionadas no mercado para que possam recrutar os melhores profissionais. O recrutamento funciona como uma comunicação entre o mercado de trabalho e o RH. 
Segundo CHIAVENATO (2004, p. 102) citado em ALLAM (2013, Pg. 07), o recrutamento tem como papel “divulgar no mercado as oportunidades que a organização pretende oferecer para as pessoas que possuam determinadas características desejadas.” 
Esse autor afirma também que Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de informação, por meio do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos as oportunidades de emprego que pretende preencher. (CHIAVENATO, 2004, p. 113, em ALLAM, 2013, Pg. 07).
Selecção de Pessoal
Segundo ALLAM (2013:12) A selecção do candidato desejado vem se tornando cada vez mais uma actividade complexa pelas empresas, pois exige que contrate um funcionário que se comporte dentro da cultura da empresa e que de o rendimento esperado pela organização. Aprimorar e desenvolver novas técnicas de selecção, de acordo com a posição da vaga e o sector actuante, é fundamental para atingir cada vez mais os resultados do processo selectivo.
A Selecção de pessoal é uma actividade que tem por finalidade escolher candidatos a empregos recebidos pelo sector de recrutamento, para atendimento das necessidades internas da empresa. O processo selectivo é, então, uma actividade fundamental que busca dentro dos candidatos recrutados, a escolha do profissional que será mais adequado para aquela posição ou cargo.
Técnicas de Selecção 
Para o efeito, existem técnicas que são utilizadas que, para MAZON e TREVIZAN (2000) , se resumem em:
· Análise curricular: visa fazer uma pré-selecção dos candidatos, eliminando os que não apresentam requisitos satisfatórios, e a seguir se faz a análise das competências específicas;
· Testes: buscam avaliar o perfil dos candidatos que vão para a fase final da selecção – a entrevista. Os tipos de testes utilizados variam, podendo ser de conhecimentos (gerais e específicos), de idiomas, grafológicos, habilitacionais, mentais, de integridade, dinâmica de grupo, psicométricos e de honestidade;
· Entrevistas: permitem verificar as experiências adquiridas nas carreiras anteriores, o temperamento, o interesse e os aspectos pessoais relacionados com a carreira pretendida;
· Verificação de referências: visa obter informações profissionais e pessoais para comprovar a veracidade dos dados fornecidos, aprofundando o nível de informações referentes ao desempenho profissional dos candidatos nas carreiras anteriores.
Referência bibliográfica 
ALLAM, DIOGO DIAS. Técnicas e Critérios de Recrutamento e Selecção adoptados em uma empresa farmacêutica. Brasília, 2013.
MAZON, L.; TREVIZAN, M. A. “Recrutamento e selecção de recursos humanos em um hospital psiquiátrico de um município paulista”. Brasil, 2000.
SIMIONE, A. A. “Gestão estratégica de recursos humanos: já se pode falar dela na administração pública em Moçambique?”. Moçambique, 2019.

Continue navegando