Buscar

A1-Criatividade Ideação e solução de problemas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Design Thinking, ao contrário da administração científica centrada na racionalidade, é um processo que percorre um caminho com maior liberdade. Aqueles que o defendem, percebem que se trata de uma abordagem inovadora, um sistema aberto com ordenamento e colaboração entre os envolvidos. Por esse motivo, ocorre a geração de múltiplas soluções para atingir os resultados esperados. As oportunidades e os problemas motivam a busca por soluções. Projetos podem caminhar e obter sucesso, principalmente se ideias forem lapidadas, novas direções forem tomadas e pensamentos tradicionais saírem de cena e houver espaço ao novo. Isso é Design Thinking. Uma abordagem com múltiplas aplicações, que direciona para caminhos muitas vezes não observados (BROWN, 2010).
Disserte sobre o Design Thinking como estratégia de planejamento, explicando:
· os valores;
· passos e ferramentas;
· diferenças em relação à administração científica.
Resposta: O Design Thinking é uma abordagem que possui diversas formas e aplicações; sua característica principal é a ideia de reunir diversos pontos de vista a à partir da colaboração criar um modelo de resolução prático. Mesmo não possuindo uma forma ‘definida’ de etapas (o que o difere então de método científicos e pré-determinados), o Design Thinking sugere a criação das etapas de acordo com a necessidade a ser atendida, contanto que ela conte com a participação - no caso de uma empresa - de todas as áreas presentes. Porém vale ressaltar que existem algumas etapas geralmente comuns em todo projeto de Design Thinking, portanto nos parágrafos a seguir iremos falar delas.
Definida como a primeira etapa, a imersão serve como um levantamento geral de todos os aspectos que envolvem o projeto, como os Feedbacks de clientes e usuários, mapeamento de ameaças, oportunidades, fraquezas e pontos fortes. 
Depois costuma-se trabalhar na parte da ideação; neste estágio do projeto já se tem uma noção de onde é necessário melhorar e o que pode ser mantido, este é o momento de reunir a equipe e praticar brainstorming e insights. 
Após a equipe averiguar o panorama na imersão e definir medidas eficientes e efetivas na ideação, vem a etapa de prototipação. Bem, o próprio nome já diz; nesta etapa será então criado um protótipo de execução, que irá ser testado dependendo no fim, como uma versão beta ou protótipos práticos que simulem ações reais.
Por fim, chega a etapa de desenvolvimento. Nela, o modelo já aperfeiçoado do protótipo irá entrar em jogo e ser ‘vendido’ para os usuários. Aqui iremos perceber o real impacto do produto ou serviço disponibilizado e se ele atingiu e agradou o público-alvo. 
Os processos de criação de novos produtos e serviços e sua locação no mercado são muito variáveis, então em todos os casos o processo de Design Thinking sempre está em constante uso uma vez que o mercado sempre está mudando.

Continue navegando