Logo Passei Direto
Buscar

AP3 1 - Avaliação Formativa Processual Etica

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Em Agostinho a distinção de livre-arbítrio e liberdade é essencial para compreendermos o papel da graça em sua ética, a primeira refere-se a livre decisão frente à vontade e o segundo conceito só seria efetivo na possibilidade da sujeição a Deus. O homem só é verdadeiramente livre se estiver em concordância com Deus.
A partir dessas questões são colocados os problemas e limites da ética agostiniana. Assim sendo, o que seria correto dizer da ética em Agostinho?
A. A ética, para Agostinho, deve ser um mecanismo de aprisionar o homem a Deus.
B. A ética é um elemento efetivo da fé e isso garante a liberdade ao homem.
C. É uma ética egoísta, pois o homem não é livre.
D. A ética parte de uma fundamentação moral egoísta da parte de Deus que criou o homem.
E. A ética é negativa, mesmo sendo o homem um ser bom.

A ética enquanto ciência da moral tem sua origem na Grécia com o nascimento da própria filosofia. A ética é teórica e questionadora, mas torna-se moralizante quando tem o intuito de impor normativas. A ideia de bem é algo partilhado dentro do corpo social. O cultivo da virtude na ação, condicionada pela razão e do conhecimento do que é o bem, em busca da felicidade de toda a pólis, é a essência da conduta do que ChauÍ nomeia de sujeito ético-moral.
Considerando a questão apresentada, avalie as seguintes asserções e as relações propostas por elas: I. O sujeito ético torna-se um ser moral e contribui de forma efetiva na construção da cidade justa quando estipula como meta a ação virtuosa em detrimento do benefício do seu grupo de convivência. II. A problemática da cidadania é construída a partir de grupos que decidem por agir de forma ética em função de alcançar o todo social, haja vista a ideia de pólis para o grego não alcançar a vivência harmoniosa de toda cidade. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. O sujeito ético torna-se um ser moral e contribui de forma efetiva na construção da cidade justa quando estipula como meta a ação virtuosa em detrimento do benefício do seu grupo de convivência.
II. A problemática da cidadania é construída a partir de grupos que decidem por agir de forma ética em função de alcançar o todo social, haja vista a ideia de pólis para o grego não alcançar a vivência harmoniosa de toda cidade.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

O entendimento da dimensão ética voltada para as questões da natureza e do ecossistema são fundamentais em nossa sociedade que padece em função do consumo das riquezas e dos bens naturais que são extraídos de forma irresponsável e severa em função de uma lógica capitalista.
Avaliando a imagem juntamente com as questões postas, podemos entender que a natureza: I___ É um mecanismo para as necessidades humanas e devido à complexidade das cidades e do bem-estar é legítimo que possamos nos apropriar da natureza como forma de progresso. II___ Por estar a serviço do homem este pode dominá-la para satisfazer-se e satisfazer a necessidade de seus pares. III___ É criada por Deus e dada ao homem, tendo este o direito de domínio sobre ela. IV___ Deve ser incorporada ao homem como forma de extensão da vida humana. Mediante a isto assinale a proposição correta:
I. É um mecanismo para as necessidades humanas e devido à complexidade das cidades e do bem-estar é legítimo que possamos nos apropriar da natureza como forma de progresso.
II. Por estar a serviço do homem este pode dominá-la para satisfazer-se e satisfazer a necessidade de seus pares.
III. É criada por Deus e dada ao homem, tendo este o direito de domínio sobre ela.
IV. Deve ser incorporada ao homem como forma de extensão da vida humana.
A. A questão IV é falsa porque a questão I é verdadeira, pois o homem deve controlar a natureza como forma de expandir o conhecimento sobre a vida.
B. A questão II justifica-se no sentido de demonstrar que a natureza além de ter sido criada por Deus é um instrumento que o homem deve utilizar para seus fins e sua utilidade. Mediante sua necessidade este pode e deve utilizar das mais várias formas da natureza.
C. A questão I é correta, pois o progresso traz benefícios que melhora e potencializa nossa existência desenvolvendo tecnologias e isso justifica todas as ações humanas tornando-as válidas e moralmente corretas.
D. As questões I, II, III e IV estão corretas, pois se complementam.
E. A questão IV é correta, pois sem a natureza o homem não subsiste.

A partir da realidade apresentada no mito da caverna de Platão, visualizamos a estrutura de seu pensamento e sua divisão entre o mundo sensível e o mundo inteligível. Esta realidade que pensamos ser real, se configura na ideia platônica como sombra. Um dos indivíduos se liberta da caverna e passa a conhecer a verdadeira realidade das coisas. Quando retorna, tenta convencer de que todas aquelas realidades visualizadas eram sombras, mas seus companheiros não acreditaram nele.
Portanto, partindo desse mito, como podemos relacioná-lo com a ética?
A. No sentido de ser a ética uma reflexão que busca os fundamentos da ação moral;
B. No sentido do homem ético ser capaz de compreender somente a realidade das coisas sensíveis;
C. No sentido da ética ser uma reflexão moral, mas não poder nos conduzir a real verdade das coisas;
D. No sentido do homem ético estar preso ao mundo suprassensível;
E. No sentido de ser a ética uma ciência que habita o mundo fora da realidade dos homens;

Na perspectiva de Bourdieu há um sensacionalismo da notícia e isso se transforma numa dimensão diabólica, pois ao enunciar um fato se faz de forma a codificar a notícia a partir de um ideal, pois o jornalismo antes de registrar a realidade, na verdade a recria de acordo com a sua lógica de estruturação, como também arbitra sobre esta mesma realidade.
Se partirmos das considerações, acima, o ideal da sociedade esclarecida parece se distanciar de uma estrutura real. Assim sendo julgue como verdadeiro ou falso os enunciados abaixo: 1. A notícia é vendável e direcionada por uma intenção midiática. 2. A notícia é um veículo ligado a relações políticas e partidárias. 3. A notícia se constitui como um elemento esclarecedor no mundo midiático. 4. A notícia se constitui como instrumento de autonomia reflexiva. 5. A notícia é disputada em função de uma demanda ou necessidade de um público que deseja o esclarecimento. A sequência correta das questões seria:
1. A notícia é vendável e direcionada por uma intenção midiática.
2. A notícia é um veículo ligado a relações políticas e partidárias.
3. A notícia se constitui como um elemento esclarecedor no mundo midiático.
4. A notícia se constitui como instrumento de autonomia reflexiva.
5. A notícia é disputada em função de uma demanda ou necessidade de um público que deseja o esclarecimento.
A. F,F,F,V,V
B. F,V,V,V,F
C. V,F,F,F,V
D. V,F,F,F,F
E. V,V,F,F,F

Se até o século XIX, a maioria dos pensadores tinha uma fé sem limites nas possibilidades que a ciência e o progresso poderiam trazer ao homem como benefício para o bem-estar, no século XX o que se presencia é a frustação perante todo este progresso. Um verdadeiro mal-estar com a civilização vem à tona. As duas grandes guerras mundiais com as suas sofisticadas máquinas de matar, como a bomba atômica, levaram muitos homens a questionarem as premissas do que chamamos Civilização Ocidental e mundo tecnológico.
O texto acima retrata a esperança projetada na modernidade mediante os avanços técnico-científicos. A humanidade se encaminhava para o esclarecimento. A natureza ficava mais clara e sem mistério, pois a ciência desvela seus enigmas. O corpo humano se tornava mais claro em seu funcionamento e os avanços genéticos traziam esperança em função do tratamento de muitas doenças. O contraponto a todo este maravilhamento é que, na verdade o que se presencia é o esgotamento das capacidades físicas do ser humano e o uso abrupto dos recursos naturais. Estas questões nos colocam mediante a temática da relação paradigmática entre ciência e natureza, pois: I___ A função da natureza é estar a serviço da necessidade humana. Para isso torna-se ético o uso sistemático de seus recursos, pois visa o crescimento da humanidade gerando melhor qualidade de vida; PORQUE II___ Sem este uso sistemático não teríamos conhecimento das estruturas fundamentais da natureza tornando assim impossível as descobertas no campo científico. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. A função da natureza é estar a serviço da necessidade humana. Para isso torna-se ético o uso sistemático de seus recursos, pois visa o crescimento da humanidade gerando melhor qualidade de vida.
II. Sem este uso sistemático não teríamos conhecimento das estruturas fundamentais da natureza tornando assim impossível as descobertas no campo científico.
A. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D. As asserções I e II são proposições falsas.
E. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Hoje é corriqueiro se falar da necessidade do resgate da ética na política, já que a prática está ausente de valores que a guiem. A política torna-se lugar do império do poder capital que institui manobras que favoreçam a dominação e a desigualdade. Tal proposição exprime bem o mal-estar de muitos com os caminhos dela na modernidade. Com a profissionalização e a burocratização da vida política na modernidade perdeu-se a perspectiva dos valores éticos para a transformação positiva da vida social.
A partir das informações do texto conclui-se que:
A. A política não está ligada a instância do poder capital, pois na atualidade estas duas instâncias não se completam.
B. A ética na política é um assunto ausente dos debates porque causa danos a ação moral.
C. A política torna-se corrupta por tentar construir ideais legitimados no dever ao próximo.
D. A esfera política é por natureza desconstituída da ética e, por isso, não se deve cobrar justiça social e, muito menos, honestidade nas ações políticas.
E. Para uma boa ação política é necessário a reflexão sobre a intenção dos agentes políticos.

Considerando a questão acima, julgue os próximos itens.
I - É certo que, se Deus conhece antecipadamente o futuro, então o homem não é livre.
II - É certo que, se o homem é livre, então Deus não conhece o futuro.
III - Se as coisas pudessem acontecer de modo diferente daquele como Deus as conhece, então Ele teria opinião e não, ciência.
IV - Deus e o homem conhecem as coisas da mesma maneira e, por isso, não há presciência divina.
V - Na eternidade divina, todas as coisas são presentes, também aquelas que haverão de acontecer no tempo futuro.
A. I e IV.
B. III e V
C. II e V.
D. I e III.
E. II e IV.

A partir do referendado acima, analise as proposições abaixo:
I___ O terror faz parte de uma cultura visando instituir uma paz em função da harmonia social.
II___ A vontade de paz sem diálogo fundamentada na intolerância, institui autoritarismos religiosos e políticos criando o fundamento da ação terrorista.
A. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D. As asserções I e II são proposições falsas.
E. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

A partir desses enunciados é correto que:
I___ A notícia como fundamento para o esclarecimento do fato social deixando a interpretação para o receptor;
II___ A notícia como fato já esclarecido em seu fundamento e interpretada por aqueles que a transmitem;
III___ A notícia como um canal de criação da opinião mediante os fatos que serão interpretados;
IV___ A notícia como um caminho para o controle da revolta social;
V___ A notícia como elemento que não constitui em nada para a formulação da opinião pessoal.
A. Podemos dizer que as questões I, III e IV são verdadeiras.
B. Podemos dizer que as questões II, III e V são falsas.
C. Podemos dizer que somente são verdadeiras as questões I e III.
D. Podemos dizer que somente a I é verdadeira.
E. Podemos dizer que somente são falsas as questões I e II.

A partir de tal enunciado, qual das alternativas é a correta?
A. A graça é um bem divino ao homem para sair do estado de pecado e afirmar sua liberdade, pois o mal não surge da vontade humana.
B. Para Agostinho a graça é possível ao homem como elemento de sua bondade divina, mesmo naturalmente o homem escolhendo o mal.
C. As ações humanas não definem o homem, pois suas ações são determinações divinas e por meio dessas ações este alcança a graça.
D. O homem decide pelo mal porque é determinado por Deus a seguir tal trajeto, logo sua ação é moral.
E. O homem escolhe a ação injusta como elemento da ação divina, pois este já foi determinado a agir desta forma.

Indique a alternativa correta:
I___ A bioética é uma reflexão aberta e não dogmática sobre assuntos que dizem respeito ao avanço técnico-científico.
II___ A eutanásia ativa ou passiva é a prática, direta ou indireta, pela qual se abrevia a vida de um enfermo.
III___ A aceitação da eutanásia ou sua negação é um procedimento que exige uma reflexão ética tomando como análise toda esfera social, cultural e política.
IV___ Muitos consideram tal prática um absurdo porque vai contra um dos princípios da medicina que é a luta incondicional pela vida do paciente.
V___ A bioética defende os princípios de uma vida ética desde sua dimensão biológica até sua dimensão social e cultural.
A. Apenas II está correta.
B. Apenas a alternativa V é falsa.
C. Todas as alternativas estão corretas.
D. Apenas as alternativas II e III estão corretas.
E. Apenas I está correta.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Em Agostinho a distinção de livre-arbítrio e liberdade é essencial para compreendermos o papel da graça em sua ética, a primeira refere-se a livre decisão frente à vontade e o segundo conceito só seria efetivo na possibilidade da sujeição a Deus. O homem só é verdadeiramente livre se estiver em concordância com Deus.
A partir dessas questões são colocados os problemas e limites da ética agostiniana. Assim sendo, o que seria correto dizer da ética em Agostinho?
A. A ética, para Agostinho, deve ser um mecanismo de aprisionar o homem a Deus.
B. A ética é um elemento efetivo da fé e isso garante a liberdade ao homem.
C. É uma ética egoísta, pois o homem não é livre.
D. A ética parte de uma fundamentação moral egoísta da parte de Deus que criou o homem.
E. A ética é negativa, mesmo sendo o homem um ser bom.

A ética enquanto ciência da moral tem sua origem na Grécia com o nascimento da própria filosofia. A ética é teórica e questionadora, mas torna-se moralizante quando tem o intuito de impor normativas. A ideia de bem é algo partilhado dentro do corpo social. O cultivo da virtude na ação, condicionada pela razão e do conhecimento do que é o bem, em busca da felicidade de toda a pólis, é a essência da conduta do que ChauÍ nomeia de sujeito ético-moral.
Considerando a questão apresentada, avalie as seguintes asserções e as relações propostas por elas: I. O sujeito ético torna-se um ser moral e contribui de forma efetiva na construção da cidade justa quando estipula como meta a ação virtuosa em detrimento do benefício do seu grupo de convivência. II. A problemática da cidadania é construída a partir de grupos que decidem por agir de forma ética em função de alcançar o todo social, haja vista a ideia de pólis para o grego não alcançar a vivência harmoniosa de toda cidade. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. O sujeito ético torna-se um ser moral e contribui de forma efetiva na construção da cidade justa quando estipula como meta a ação virtuosa em detrimento do benefício do seu grupo de convivência.
II. A problemática da cidadania é construída a partir de grupos que decidem por agir de forma ética em função de alcançar o todo social, haja vista a ideia de pólis para o grego não alcançar a vivência harmoniosa de toda cidade.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

O entendimento da dimensão ética voltada para as questões da natureza e do ecossistema são fundamentais em nossa sociedade que padece em função do consumo das riquezas e dos bens naturais que são extraídos de forma irresponsável e severa em função de uma lógica capitalista.
Avaliando a imagem juntamente com as questões postas, podemos entender que a natureza: I___ É um mecanismo para as necessidades humanas e devido à complexidade das cidades e do bem-estar é legítimo que possamos nos apropriar da natureza como forma de progresso. II___ Por estar a serviço do homem este pode dominá-la para satisfazer-se e satisfazer a necessidade de seus pares. III___ É criada por Deus e dada ao homem, tendo este o direito de domínio sobre ela. IV___ Deve ser incorporada ao homem como forma de extensão da vida humana. Mediante a isto assinale a proposição correta:
I. É um mecanismo para as necessidades humanas e devido à complexidade das cidades e do bem-estar é legítimo que possamos nos apropriar da natureza como forma de progresso.
II. Por estar a serviço do homem este pode dominá-la para satisfazer-se e satisfazer a necessidade de seus pares.
III. É criada por Deus e dada ao homem, tendo este o direito de domínio sobre ela.
IV. Deve ser incorporada ao homem como forma de extensão da vida humana.
A. A questão IV é falsa porque a questão I é verdadeira, pois o homem deve controlar a natureza como forma de expandir o conhecimento sobre a vida.
B. A questão II justifica-se no sentido de demonstrar que a natureza além de ter sido criada por Deus é um instrumento que o homem deve utilizar para seus fins e sua utilidade. Mediante sua necessidade este pode e deve utilizar das mais várias formas da natureza.
C. A questão I é correta, pois o progresso traz benefícios que melhora e potencializa nossa existência desenvolvendo tecnologias e isso justifica todas as ações humanas tornando-as válidas e moralmente corretas.
D. As questões I, II, III e IV estão corretas, pois se complementam.
E. A questão IV é correta, pois sem a natureza o homem não subsiste.

A partir da realidade apresentada no mito da caverna de Platão, visualizamos a estrutura de seu pensamento e sua divisão entre o mundo sensível e o mundo inteligível. Esta realidade que pensamos ser real, se configura na ideia platônica como sombra. Um dos indivíduos se liberta da caverna e passa a conhecer a verdadeira realidade das coisas. Quando retorna, tenta convencer de que todas aquelas realidades visualizadas eram sombras, mas seus companheiros não acreditaram nele.
Portanto, partindo desse mito, como podemos relacioná-lo com a ética?
A. No sentido de ser a ética uma reflexão que busca os fundamentos da ação moral;
B. No sentido do homem ético ser capaz de compreender somente a realidade das coisas sensíveis;
C. No sentido da ética ser uma reflexão moral, mas não poder nos conduzir a real verdade das coisas;
D. No sentido do homem ético estar preso ao mundo suprassensível;
E. No sentido de ser a ética uma ciência que habita o mundo fora da realidade dos homens;

Na perspectiva de Bourdieu há um sensacionalismo da notícia e isso se transforma numa dimensão diabólica, pois ao enunciar um fato se faz de forma a codificar a notícia a partir de um ideal, pois o jornalismo antes de registrar a realidade, na verdade a recria de acordo com a sua lógica de estruturação, como também arbitra sobre esta mesma realidade.
Se partirmos das considerações, acima, o ideal da sociedade esclarecida parece se distanciar de uma estrutura real. Assim sendo julgue como verdadeiro ou falso os enunciados abaixo: 1. A notícia é vendável e direcionada por uma intenção midiática. 2. A notícia é um veículo ligado a relações políticas e partidárias. 3. A notícia se constitui como um elemento esclarecedor no mundo midiático. 4. A notícia se constitui como instrumento de autonomia reflexiva. 5. A notícia é disputada em função de uma demanda ou necessidade de um público que deseja o esclarecimento. A sequência correta das questões seria:
1. A notícia é vendável e direcionada por uma intenção midiática.
2. A notícia é um veículo ligado a relações políticas e partidárias.
3. A notícia se constitui como um elemento esclarecedor no mundo midiático.
4. A notícia se constitui como instrumento de autonomia reflexiva.
5. A notícia é disputada em função de uma demanda ou necessidade de um público que deseja o esclarecimento.
A. F,F,F,V,V
B. F,V,V,V,F
C. V,F,F,F,V
D. V,F,F,F,F
E. V,V,F,F,F

Se até o século XIX, a maioria dos pensadores tinha uma fé sem limites nas possibilidades que a ciência e o progresso poderiam trazer ao homem como benefício para o bem-estar, no século XX o que se presencia é a frustação perante todo este progresso. Um verdadeiro mal-estar com a civilização vem à tona. As duas grandes guerras mundiais com as suas sofisticadas máquinas de matar, como a bomba atômica, levaram muitos homens a questionarem as premissas do que chamamos Civilização Ocidental e mundo tecnológico.
O texto acima retrata a esperança projetada na modernidade mediante os avanços técnico-científicos. A humanidade se encaminhava para o esclarecimento. A natureza ficava mais clara e sem mistério, pois a ciência desvela seus enigmas. O corpo humano se tornava mais claro em seu funcionamento e os avanços genéticos traziam esperança em função do tratamento de muitas doenças. O contraponto a todo este maravilhamento é que, na verdade o que se presencia é o esgotamento das capacidades físicas do ser humano e o uso abrupto dos recursos naturais. Estas questões nos colocam mediante a temática da relação paradigmática entre ciência e natureza, pois: I___ A função da natureza é estar a serviço da necessidade humana. Para isso torna-se ético o uso sistemático de seus recursos, pois visa o crescimento da humanidade gerando melhor qualidade de vida; PORQUE II___ Sem este uso sistemático não teríamos conhecimento das estruturas fundamentais da natureza tornando assim impossível as descobertas no campo científico. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. A função da natureza é estar a serviço da necessidade humana. Para isso torna-se ético o uso sistemático de seus recursos, pois visa o crescimento da humanidade gerando melhor qualidade de vida.
II. Sem este uso sistemático não teríamos conhecimento das estruturas fundamentais da natureza tornando assim impossível as descobertas no campo científico.
A. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D. As asserções I e II são proposições falsas.
E. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Hoje é corriqueiro se falar da necessidade do resgate da ética na política, já que a prática está ausente de valores que a guiem. A política torna-se lugar do império do poder capital que institui manobras que favoreçam a dominação e a desigualdade. Tal proposição exprime bem o mal-estar de muitos com os caminhos dela na modernidade. Com a profissionalização e a burocratização da vida política na modernidade perdeu-se a perspectiva dos valores éticos para a transformação positiva da vida social.
A partir das informações do texto conclui-se que:
A. A política não está ligada a instância do poder capital, pois na atualidade estas duas instâncias não se completam.
B. A ética na política é um assunto ausente dos debates porque causa danos a ação moral.
C. A política torna-se corrupta por tentar construir ideais legitimados no dever ao próximo.
D. A esfera política é por natureza desconstituída da ética e, por isso, não se deve cobrar justiça social e, muito menos, honestidade nas ações políticas.
E. Para uma boa ação política é necessário a reflexão sobre a intenção dos agentes políticos.

Considerando a questão acima, julgue os próximos itens.
I - É certo que, se Deus conhece antecipadamente o futuro, então o homem não é livre.
II - É certo que, se o homem é livre, então Deus não conhece o futuro.
III - Se as coisas pudessem acontecer de modo diferente daquele como Deus as conhece, então Ele teria opinião e não, ciência.
IV - Deus e o homem conhecem as coisas da mesma maneira e, por isso, não há presciência divina.
V - Na eternidade divina, todas as coisas são presentes, também aquelas que haverão de acontecer no tempo futuro.
A. I e IV.
B. III e V
C. II e V.
D. I e III.
E. II e IV.

A partir do referendado acima, analise as proposições abaixo:
I___ O terror faz parte de uma cultura visando instituir uma paz em função da harmonia social.
II___ A vontade de paz sem diálogo fundamentada na intolerância, institui autoritarismos religiosos e políticos criando o fundamento da ação terrorista.
A. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D. As asserções I e II são proposições falsas.
E. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

A partir desses enunciados é correto que:
I___ A notícia como fundamento para o esclarecimento do fato social deixando a interpretação para o receptor;
II___ A notícia como fato já esclarecido em seu fundamento e interpretada por aqueles que a transmitem;
III___ A notícia como um canal de criação da opinião mediante os fatos que serão interpretados;
IV___ A notícia como um caminho para o controle da revolta social;
V___ A notícia como elemento que não constitui em nada para a formulação da opinião pessoal.
A. Podemos dizer que as questões I, III e IV são verdadeiras.
B. Podemos dizer que as questões II, III e V são falsas.
C. Podemos dizer que somente são verdadeiras as questões I e III.
D. Podemos dizer que somente a I é verdadeira.
E. Podemos dizer que somente são falsas as questões I e II.

A partir de tal enunciado, qual das alternativas é a correta?
A. A graça é um bem divino ao homem para sair do estado de pecado e afirmar sua liberdade, pois o mal não surge da vontade humana.
B. Para Agostinho a graça é possível ao homem como elemento de sua bondade divina, mesmo naturalmente o homem escolhendo o mal.
C. As ações humanas não definem o homem, pois suas ações são determinações divinas e por meio dessas ações este alcança a graça.
D. O homem decide pelo mal porque é determinado por Deus a seguir tal trajeto, logo sua ação é moral.
E. O homem escolhe a ação injusta como elemento da ação divina, pois este já foi determinado a agir desta forma.

Indique a alternativa correta:
I___ A bioética é uma reflexão aberta e não dogmática sobre assuntos que dizem respeito ao avanço técnico-científico.
II___ A eutanásia ativa ou passiva é a prática, direta ou indireta, pela qual se abrevia a vida de um enfermo.
III___ A aceitação da eutanásia ou sua negação é um procedimento que exige uma reflexão ética tomando como análise toda esfera social, cultural e política.
IV___ Muitos consideram tal prática um absurdo porque vai contra um dos princípios da medicina que é a luta incondicional pela vida do paciente.
V___ A bioética defende os princípios de uma vida ética desde sua dimensão biológica até sua dimensão social e cultural.
A. Apenas II está correta.
B. Apenas a alternativa V é falsa.
C. Todas as alternativas estão corretas.
D. Apenas as alternativas II e III estão corretas.
E. Apenas I está correta.

Prévia do material em texto

Iniciado em quinta-feira, 4 mai. 2023, 11:38
Estado Finalizada
Concluída em quinta-feira, 4 mai. 2023, 12:06
Tempo
empregado
28 minutos 14 segundos
Notas 20,00/20,00
Avaliar 10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Comentários
Parabéns, você atingiu média da parcial. Continue com foco nos estudos para obter mais êxitos. 
Professor Geovane Oliveira
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Em Agostinho a distinção de livre-arbítrio e liberdade é essencial para compreendermos o papel da graça em sua ética, a primeira refere-se a
livre decisão frente à vontade e o segundo conceito só seria efetivo na possibilidade da sujeição a Deus. O homem só é verdadeiramente livre
se estiver em concordância com Deus. A partir dessas questões são colocados os problemas e limites da ética agostiniana. Assim sendo, o que
seria correto dizer da ética em Agostinho?
Escolha uma opção:
A. A ética é um elemento efetivo da fé e isso garante a liberdade ao homem. 
B. A ética parte de uma fundamentação moral egoísta da parte de Deus que criou o homem.
C. A ética, para Agostinho, deve ser um mecanismo de aprisionar o homem a Deus.
D. A ética é negativa, mesmo sendo o homem um ser bom.
E. É uma ética egoísta, pois o homem não é livre.
Sua resposta está correta.
Questão 7 - Ap1.2 - ética
A resposta correta é: A ética é um elemento efetivo da fé e isso garante a liberdade ao homem.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
A ética enquanto ciência da moral tem sua origem na Grécia com o nascimento da própria filosofia. A ética é teórica e questionadora, mas
torna-se moralizante quando tem o intuito de impor normativas. A ideia de bem é algo partilhado dentro do corpo social. O cultivo da virtude
na ação, condicionada pela razão e do conhecimento do que é o bem, em busca da felicidade de toda a pólis, é a essência da conduta do que
ChauÍ nomeia de sujeito ético-moral.Considerando a questão apresentada, avalie as seguintes asserções e as relações propostas por elas:
I. O sujeito ético torna-se um ser moral e contribui de forma efetiva na construção da cidade justa quando estipula como meta a ação virtuosa
em detrimento do benefício do seu grupo de convivência.
II. A problemática da cidadania é construída a partir de grupos que decidem por agir de forma ética em função de alcançar o todo social, haja
vista a ideia de pólis para o grego não alcançar a vivência harmoniosa de toda cidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma opção:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas. 
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A resposta correta é: As asserções I e II são proposições falsas.
A ética nos encaminha para uma ação reguladora das paixões pelo viés racional em que o sujeito age de forma moral em função da harmonia
social na cidade. Por esta razão, Aristóteles define a Pólis como associação de indivíduos, logo estes indivíduos devem fazer dessa sociedade
um lugar de justiça social e, para isso, as paixões devem ser reguladas pelo crivo da razão. Assim sendo:
Escolha uma opção:
A. O bem é a justiça social na pólis. 
B. As questões A e D estão corretas.
C. A ética visa desenvolver a justiça social como imposição do ato moral justo.
D. A ética se configura no ato moral virtuoso, pois o indivíduo nasce ético.
E. Para a cidade justa, mais vale o crescimento pessoal que o comunitário.
Sua resposta está correta.
Questão 5 - Ap1.1 ética
A resposta correta é: O bem é a justiça social na pólis.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
O entendimento da dimensão ética voltada para as questões da natureza e do ecossistema são fundamentais em nossa sociedade que padece
em função do consumo das riquezas e dos bens naturais que são extraídos de forma irresponsável e severa em função de uma lógica
capitalista. O cenário caótico pode ser representado pela imagem abaixo:
Avaliando a imagem juntamente com as questões postas, podemos entender que a natureza:
I___ É um mecanismo para as necessidades humanas e devido à complexidade das cidades e do bem-estar é legítimo que possamos nos
apropriar da natureza como forma de progresso.
II___ Por estar a serviço do homem este pode dominá-la para satisfazer-se e satisfazer a necessidade de seus pares.
III___ É criada por Deus e dada ao homem, tendo este o direito de domínio sobre ela.
IV___ Deve ser incorporada ao homem como forma de extensão da vida humana.
Mediante a isto assinale a proposição correta:
Escolha uma opção:
A. A questão IV é falsa porque a questão I é verdadeira, pois o homem deve controlar a natureza como forma de expandir o
conhecimento sobre a vida.
B. A questão II justifica-se no sentido de demonstrar que a natureza além de ter sido criada por Deus é um instrumento que o homem
deve  utilizar para seus fins e sua utilidade. Mediante sua necessidade este pode e deve utilizar das mais várias formas da natureza.
C. A questão I é correta, pois o progresso traz benefícios que melhora e potencializa nossa existência desenvolvendo tecnologias e isso
justifica todas as ações humanas tornando-as válidas e moralmente corretas.
D. As questões I, II, III e IV estão corretas, pois se complementam.
E. A questão IV é correta, pois sem a natureza o homem não subsiste. 
Sua resposta está correta.
Questão 9 - Ética Ap2.1 - Semi Presencial
A resposta correta é: A questão IV é correta, pois sem a natureza o homem não subsiste.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
A partir da realidade apresentada no mito da caverna de Platão, visualizamos a estrutura de seu pensamento e sua divisão entre o mundo
sensível e o mundo inteligível. Esta realidade que pensamos ser real, se configura na ideia platônica como sombra. Um dos indivíduos se liberta
da caverna e passa a conhecer a verdadeira realidade das coisas. Quando retorna, tenta convencer de que todas aquelas realidades visualizadas
eram sombras, mas seus companheiros não acreditaram nele. Portanto, partindo desse mito, como podemos relacioná-lo com a ética?
Escolha uma opção:
A. No sentido de ser a ética uma reflexão que busca os fundamentos da ação moral; 
B. No sentido do homem ético estar preso ao mundo suprassensível;
C. No sentido do homem ético ser capaz de compreender somente a realidade das coisas sensíveis;
D. No sentido da ética ser uma reflexão moral, mas não poder nos conduzir a real verdade das coisas;
E. No sentido de ser a ética uma ciência que habita o mundo fora da realidade dos homens;
Sua resposta está correta.
Questão 1 - Ap1.2 - ética
A resposta correta é: No sentido de ser a ética uma reflexão que busca os fundamentos da ação moral;
Na perspectiva de Bourdieu há um sensacionalismo da notícia e isso se transforma numa dimensão diabólica, pois ao enunciar um fato se faz
de forma a codificar a notícia a partir de um ideal, pois o jornalismo antes de registrar a realidade, na verdade a recria de acordo com a sua
lógica de estruturação, como também arbitra sobre esta mesma realidade. O fato jornalístico é um espetáculo guiado pela "mentalidade índice
de audiência", verdadeiro guia do padrão jornalístico, que é submetido à concorrência pelo mercado da informação. Se partirmos das
considerações, acima, o ideal da sociedade esclarecida parece se distanciar de uma estrutura real. Assim sendo julgue como verdadeiro ou falso
os enunciados abaixo:
1. A notícia é vendável e direcionada por uma intenção midiática.
2. A notícia é um veículo ligado a relações políticas e partidárias.
3. A notícia se constitui como um elemento esclarecedor no mundo midiático.
4. A notícia se constitui como instrumento de autonomia reflexiva.
5. A notícia é disputada em função de uma demanda ou necessidade de um públicoque deseja o esclarecimento.
A sequência correta das questões seria:
Escolha uma opção:
A. F,F,F,V,V
B. F,V,V,V,F
C. V,F,F,F,V
D. V,F,F,F,F
E. V,V,F,F,F 
Sua resposta está correta.
Questão 3 - Ética Ap2.1 - Semi Presencial
A resposta correta é: V,V,F,F,F
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Se até o século XIX, a maioria dos pensadores tinha uma fé sem limites nas possibilidades que a ciência e o progresso poderiam trazer ao
homem como benefício para o bem-estar, no século XX o que se presencia é a frustação perante todo este progresso. Um verdadeiro mal-estar
com a civilização vem à tona. As duas grandes guerras mundiais com as suas sofisticadas máquinas de matar, como a bomba atômica, levaram
muitos homens a questionarem as premissas do que chamamos Civilização Ocidental e mundo tecnológico.
O texto acima retrata a esperança projetada na modernidade mediante os avanços técnico-científicos. A humanidade se encaminhava para o
esclarecimento. A natureza ficava mais clara e sem mistério, pois a ciência desvela seus enigmas. O corpo humano se tornava mais claro em seu
funcionamento e os avanços genéticos traziam esperança em função do tratamento de muitas doenças. O contraponto a todo este
maravilhamento é que, na verdade o que se presencia é o esgotamento das capacidades físicas do ser humano e o uso abrupto dos recursos
naturais.
Estas questões nos colocam mediante a temática da relação paradigmática entre ciência e natureza, pois:
I___ A função da natureza é estar a serviço da necessidade humana. Para isso torna-se ético o uso sistemático de seus recursos, pois visa o
crescimento da humanidade gerando melhor qualidade de
vida;
PORQUE
II___ Sem este uso sistemático não teríamos conhecimento das estruturas fundamentais da natureza tornando assim impossível as descobertas
no campo científico.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma opção:
A. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D. As asserções I e II são proposições falsas.
E. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
Sua resposta está correta.
Questão 17 - Ética Ap2.1 - Semi Presencial
A resposta correta é: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Hoje é corriqueiro se falar da necessidade do resgate da ética na política, já que a prática está ausente de valores que a guiem. A política torna-
se lugar do império do poder capital que institui manobras que favoreçam a dominação e a desigualdade. Tal proposição exprime bem o mal-
estar de muitos com os caminhos dela na modernidade. Com a profissionalização e a burocratização da vida política na modernidade perdeu-
se a perspectiva dos valores éticos para a transformação positiva da vida social. A partir das informações do texto conclui-se que:
Escolha uma opção:
A. Para uma boa ação política é necessário a reflexão sobre a intenção dos agentes políticos. 
B. A política torna-se corrupta por tentar construir ideais legitimados no dever ao próximo.
C. A ética na política é um assunto ausente dos debates porque causa danos a ação moral.
D. A esfera política é por natureza desconstituída da ética e, por isso, não se deve cobrar justiça social e, muito menos, honestidade nas
ações políticas.
E. A política não está ligada a instância do poder capital, pois na atualidade estas duas instâncias não se completam.
Sua resposta está correta.
Questão 8 - Ap1.1 ética
A resposta correta é: Para uma boa ação política é necessário a reflexão sobre a intenção dos agentes políticos.
Analise o seguinte enunciado: a ética exige uma análise de ocasiões que mexem com os princípios pelos quais nós tomamos como guia para os
nossos atos, e assumimos como verdade. Tal exercício ético expressa uma reflexão prática subordinada as limitações de um momento
determinado. A partir deste enunciado podemos entender que:
Escolha uma opção:
A. A ação ética deve tomar princípios para fundamentar suas ações esquecendo-se do universo da moralidade.
B. As ações devem ser mais preponderantes para a moral do que para a ética.
C. A moralidade se torna perigosa quando escolhemos algo pelo cumprimento do dever e, por este sentido, deve-se romper com a
moralidade para garantir a dimensão ética.

D. As escolhas devem ser norteadas pela dimensão da sensibilidade e a moral deve sempre ser preservada.
E. A ação ética deve ser regida por princípios morais baseados em visões fundamentalistas e isso nos garante a liberdade reflexiva.
Sua resposta está correta.
Questão 1 - Ap1.1 ética
A resposta correta é: A moralidade se torna perigosa quando escolhemos algo pelo cumprimento do dever e, por este sentido, deve-se romper
com a moralidade para garantir a dimensão ética.
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 11
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Partindo da leitura do texto que apresenta uma discussão sobre a ética dentro da vertente do protestantismo, Weber analisa as formulações
teóricas e sociais que, possibilitam o desenvolvimento do que ele viria a chamar de "Espírito do capitalismo", que embasaria as formulações
teóricas do capitalismo moderno. Assim sendo, das afirmativas abaixo qual a afirmativa falsa?
Escolha uma opção:
A. A visão protestante do trabalho reformulou as bases do trabalho dando um significado religioso;
B. A origem do capitalismo moderno se fundamenta numa vivência de base protestante que visava o acúmulo das riquezas;
C. A visão religiosa definiria a ideia central da produção e consequentemente o sentido do acúmulo;
D. A ética visava o acúmulo que socialmente era representado como dimensão das bênçãos divinas;
E. O capitalismo moderno não teve vínculo com as formulações sociais e nem sofreu influência de tal ideologia; 
Sua resposta está correta.
Questão 11 - Ap1.2 - ética
A resposta correta é: O capitalismo moderno não teve vínculo com as formulações sociais e nem sofreu influência de tal ideologia;
As ações terroristas cada vez mais se propagam pelo mundo, havendo ataques em várias cidades, em todos os continentes. Nesse contexto,
analise a seguinte notícia:
No dia 10 de março de 2005, o Presidente de Governo da Espanha José Luis Rodriguez Zapatero em conferência sobre o terrorismo, ocorrida
em Madri para lembrar os atentados do dia 11 de março de 2004, "assinalou que os espanhóis encheram as ruas em sinal de dor e
solidariedade e dois dias depois encheram as urnas, mostrando assim o único caminho para derrotar o terrorismo: a democracia. Também
proclamou que não existe álibi para o assassinato indiscriminado. Zapatero afirmou que não há política, nem ideologia, resistência ou luta no
terror, só há o vazio da futilidade, a infâmia e a barbárie. Também defendeu a comunidade islâmica, lembrando que não se deve vincular esse
fenômeno com nenhuma civilização, cultura ou religião. Por esse motivo apostou na criação pelas Nações Unidas de uma aliança de civilizações
para que não se continue ignorando a pobreza extrema, a exclusão social ou os Estados falidos, que constituem, segundo ele, um terreno fértil
para o terrorismo".
(MANCEBO, Isabel. Madri fecha conferência sobre terrorismo e relembra os mortos de 11-M. (Adaptado).
A principal razão, indicada pelo governante espanhol, para que haja tais iniciativas do terror está explicitada na seguinte afirmação:
Escolha uma opção:
A. O desejo de vingança desencadeia atos de barbárie dos terroristas.
B. A democracia permite que as organizações terroristas se desenvolvam.
C. A desigualdade social existente em alguns países alimenta o terrorismo. 
D. O choque de civilizações aprofunda os abismos culturais entre os países.
E. A intolerância gera medo e insegurança criando condições para o terrorismo.
Sua resposta está correta.
Questão19 - Ética Ap2.1 - Semi Presencial
A resposta correta é: A desigualdade social existente em alguns países alimenta o terrorismo.
Questão 12
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Tomando como análise as palavras de Vazquez : a ética é "teoria, investigação ou explicação de um tipo de experiência humana ou forma de
comportamento humano, o da moral, considerando, porém na sua totalidade, diversidade e variedade". A partir de tal enunciado, subtende-se
que a ética nos remete a um campo da autonomia para podermos exercer de forma justa uma investigação sobre a amplitude das ações
humanas. Assim sendo:
Escolha uma opção:
A. A reflexão ética prioriza a verdade do ser humano e de sua cultura não vendo necessidade de questionar as regras sociais.
B. A sociedade impõe experiências múltiplas aos indivíduos tornando suas ações corretas, haja vista que todas as ações nos levam a um
bem.
C. Os conceitos prévios podem explicar a experiência humana e, por essa razão, é possível exercer uma crítica sem se apossar de um
contexto.
D. A experiência humana deve ser entendida dentro de uma reflexão comprometida em dialogar com o diferente, somente assim
estaremos no campo da ética.

E. Os atos morais realizados pelos seres humanos devem ser entendidos fora do contexto histórico e psicológico, pois estes não teriam
valor suficiente para nos dar o Ser que executa a ação.
Sua resposta está correta.
Questão 2 - Ap1.1 ética
A resposta correta é: A experiência humana deve ser entendida dentro de uma reflexão comprometida em dialogar com o diferente, somente
assim estaremos no campo da ética.
Questão 13
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Quando refletimos sobre a dimensão ética em Agostinho e a teoria do livre-arbítrio nos deparamos com algo que incomoda o entendimento
racional, pois como entender que Deus conhece antecipadamente todas as nossas ações e tudo que virá a acontecer com a humanidade.
Sendo assim, há escolhas.  Se Deus, já conhece tudo então como é possível falar de livre-arbítrio em que o homem é um ser que decide por si
mesmo? Deus sendo onisciente, onipotente e onipresente se encontra em toda história da humanidade e tudo está consumado. O problema
da liberdade e do mal torna a razão algo paradoxal.
Considerando a questão acima, julgue os próximos itens.
I - É certo que, se Deus conhece antecipadamente o futuro, então o homem não é livre.
II -  É certo que, se o homem é livre, então Deus não conhece o futuro.
III - Se as coisas pudessem acontecer de modo diferente daquele como Deus as conhece, então Ele teria opinião e não, ciência.
IV - Deus e o homem conhecem as coisas da mesma maneira e, por isso, não há presciência divina.
V - Na eternidade divina, todas as coisas são presentes, também aquelas que haverão de acontecer no tempo futuro.
Estão certos apenas os itens:
Escolha uma opção:
A. I e IV.
B. III e V 
C. II e V.
D. I e III.
E. II e IV.
Sua resposta está correta.
Questão 8 - Ap1.2 - ética
A resposta correta é: III e V
Questão 14
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Para a historiadora iraniana Ladan Boroumand as raízes do terrorismo "islâmico" é secular, inspirados pelos métodos totalitários da
modernidade. Neste sentido para essa autora não tem sentido alimentar a ideia de que haveria um choque entre civilizações (ocidente e
oriente). O terrorismo "islâmico" está em conflito aberto, inclusive, com a própria tradição do Islã. A dimensão do totalitarismo criou regimes
severos de controle de massa. Sua ideia era a fortificação do poder. Mediante a isso, se deveria instituir um inimigo para a humanidade. Há
várias formas de terrorismo desde o terrorismo religioso ao político partidário.
A partir do referendado acima, analise as proposições abaixo:
I___ O terror faz parte de uma cultura visando instituir uma paz em função da harmonia social.
II___ A vontade de paz sem diálogo fundamentada na intolerância, institui autoritarismos religiosos e políticos criando o fundamento da ação
terrorista.
Assim sendo podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
A. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
D. As asserções I e II são proposições falsas.
E. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Sua resposta está correta.
Questão 8 - Ética Ap2.1 - Semi Presencial
A resposta correta é: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Questão 15
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Pierre Bourdieu, quando se refere à situação do campo jornalístico, em especial o televisionado, na França, é taxativo que este é mantedor da
ordem simbólica vigente, sendo também implementador de uma violência simbólica garantidora da referida ordem. Esta ordem simbólica diz
respeito à retratação dos fatos sem a dimensão da criticidade. Sendo assim, devemos esperar que a mídia televisiva devesse ter como
norteamento:
I___ A notícia como fundamento para o esclarecimento do fato social deixando a interpretação para o receptor;
II___ A notícia como fato já esclarecido em seu fundamento e interpretada por aqueles que a transmitem;
III___ A notícia como um canal de criação da opinião mediante os fatos que serão interpretados;
IV___ A notícia como um caminho para o controle da revolta social;
V___ A notícia como elemento que não constitui em nada para a formulação da opinião pessoal.
A partir desses enunciados é correto que:
Escolha uma opção:
A. Podemos dizer que as questões I, III e IV são verdadeiras.
B. Podemos dizer que as questões II, III e V são falsas.
C. Podemos dizer que somente são verdadeiras as questões I e III. 
D. Podemos dizer que somente a I é verdadeira.
E. Podemos dizer que somente são falsas as questões I e II.
Sua resposta está correta.
Questão 2 - Ética Ap2.1 - Semi Presencial
A resposta correta é: Podemos dizer que somente são verdadeiras as questões I e III.
Questão 16
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 17
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Avalie o seguinte enunciado: Em conflito com as afirmações dos pelagianos que minimizavam ou até anulavam a interferência divina,
Agostinho dá ênfase à graça como única alternativa para a saída do estado do pecado e para redenção do próprio homem. A escolha do mal é
um ato essencialmente humano devido a sua natureza corrompida pelo pecado original, mas a saída de tal estado, a salvação, só seria
efetivada com a ação divina. 
A partir de tal enunciado, qual das alternativas é a correta?
Escolha uma opção:
A. A graça é um bem divino ao homem para sair do estado de pecado e afirmar sua liberdade, pois o mal não surge da vontade humana.
B. Para Agostinho a graça é possível ao homem como elemento de sua bondade divina, mesmo naturalmente o homem escolhendo
o mal.

C. As ações humanas não definem o homem, pois suas ações são determinações divinas e por meio dessas ações este alcança a graça.
D. O homem decide pelo mal porque é determinado por Deus a seguir tal trajeto, logo sua ação é moral.
E. O homem escolhe a ação injusta como elemento da ação divina, pois este já foi determinado a agir desta forma.
Sua resposta está correta.
Questão 6 - Ap1.2 - ética
A resposta correta é: Para Agostinho a graça é possível ao homem como elemento de sua bondade divina, mesmo naturalmente o homem
escolhendo o mal.
A ideia de que o conhecimento é poder, foi fator determinante para desenvolver uma positividade mediante o avanço da ciência. O avanço
científico e tecnológico nos deu possibilidades de configurar a existência num plano mais confortável e com benefícios múltiplos. Todavia, se
questionam o preço deste benefício. Hoje já se questiona em meio às questões ambientais, o preço do progresso se compararmos aos
prejuízos causados a natureza e, por conseguinte, a nossa própria existência.
Analisando as proposições abaixo, o que se configura como falso:
Escolha uma opção:
A. A sociedade se beneficiacom a ciência em sua evolução possibilitando a agir eticamente mesmo perante seu aspecto negativo.
B. O avanço científico é promovido perante a necessidade do homem de se reinventar mediante a sobrevivência na natureza complexa.
C. A sociedade cresce em suas ações éticas quando se unifica ciência e racionalidade.
D. O conhecimento revelou uma natureza complexa e instigante ao entendimento humano.
E. Os avanços científicos em si mesmo são negativos sendo atribuído ao homem a dimensão amoral do uso de suas descobertas. 
Sua resposta está correta.
Questão 11 - Ética Ap2.1 - Semi Presencial
A resposta correta é: Os avanços científicos em si mesmo são negativos sendo atribuído ao homem a dimensão amoral do uso de suas
descobertas.
Questão 18
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Levadas pela concorrência por fatia de mercado, as televisões recorrem cada vez mais aos velhos truques dos jornais sensacionalistas, (...). As
notícias de variedades, como disse têm por efeito produzir o vazio político, despolitizar e reduzir a vida do mundo à anedota e ao mexerico (...)
fixando e prendendo a atenção em acontecimentos sem consequências políticas, que são dramatizados para deles "tirar lições", ou para
transformar em "problemas da sociedade". (BOURDIEU, 1997, p.73).
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I___ O sensacionalismo cria admiração e aceitação do seu enunciado devido uma consciência vazia e crítica perante a informação.
PORQUE
II___ O ser humano é mais tendencioso a agir pelo viés da emoção e mediante a isso, comunicar algo que afete suas emoções faz com que a
informação seja mais bem recepcionada.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
A. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D. As asserções I e II são proposições falsas.
E. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
Sua resposta está correta.
Questão 5 - Ética Ap2.1 - Semi Presencial
A resposta correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Questão 19
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
De acordo com os conceitos da bioética e eutanásia avalie as questões abaixo sobre seu conteúdo de verdade e falsidade.
I___ A bioética é uma reflexão aberta e não dogmática sobre assuntos que dizem respeito ao avanço técnico-científico.
II___ A eutanásia ativa ou passiva é a prática, direta ou indireta, pela qual se abrevia a vida de um enfermo.
III___ A aceitação da eutanásia ou sua negação é um procedimento que exige uma reflexão ética tomando como análise toda esfera social,
cultural e política.
IV___ Muitos consideram tal prática um absurdo porque vai contra um dos princípios da medicina que é a luta incondicional pela vida do
paciente.
V___ A bioética defende os princípios de uma vida ética desde sua dimensão biológica até sua dimensão social e cultural.
Indique a alternativa correta:
Escolha uma opção:
A. Apenas II está correta.
B. Apenas a alternativa V é falsa.
C. Todas as alternativas estão corretas. 
D. Apenas as alternativas II e III estão corretas.
E. Apenas I está correta.
Sua resposta está correta.
Questão 13 - Ética Ap2.1 - Semi Presencial
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas.
Questão 20
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
A ética enquanto ciência da moral tem sua origem na Grécia com o nascimento da própria Filosofia. A ética é teórica e questionadora, mas
torna-se moralizante quando tem o intuito de impor normativas. A ideia de bem é algo partilhado dentro do corpo social. O cultivo da virtude
na ação, condicionada pela razão e do conhecimento do que é o bem, em busca da felicidade de toda a pólis, é a essência da conduta do que
Chauí nomeia de sujeito ético-moral.
Considerando a questão apresentada, avalie as seguintes asserções e as relações propostas por elas.
I  - O sujeito ético torna-se um ser moral e contribui de forma efetiva na construção da cidade justa quando estipula como meta a ação
virtuosa em detrimento do benefício do seu grupo de convivência.
II -  A problemática da cidadania é construída a partir de grupos que decidem por agir de forma ética em função de alcançar o todo social, haja
vista a ideia de pólis para o grego não alcançar a vivência harmoniosa de toda cidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
A. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B. As asserções I e II são proposições falsas. 
C. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
Sua resposta está correta.
Questão 6 - Ap1.1 ética
A resposta correta é: As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina