Buscar

Tipos e formas de obtenção de amostras utilizadas no laboratório clínico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tipos e formas de obtenção de amostras utilizadas no laboratório clínico
 
1- A coleta da amostra é uma das etapas mais importantes durante a realização de exames laboratoriais. Em relação à coleta de sangue, é fundamental saber que o sangue total coletado pode ser fracionado e utilizado para a realização de testes específicos. No que diz respeito à amostra de sangue coletada, analise a sentença a seguir:
Entre as frações do sangue e seus componentes, podemos caracterizar _________ como fluido obtido quando a coleta é realizada em um tubo sem anticoagulante, deixando a amostra coagular, enquanto que _________ corresponde(m) à fração líquida do sangue não coagulado após centrifugação.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
​​​​​​​
R :o soro - o plasma.
O sangue total é composto por células suspensas em uma fração líquida. Chamamos a fração líquida de plasma, o qual representa 55% da composição do sangue e tem cor amarelada. O soro e o plasma diferem entre si pela composição; soro é o plasma sem fibrinogênio liberado após a coagulação do sangue. Para se obter o soro, é necessário coletar o sangue em tubo sem anticoagulante e esperar a retração do coágulo para, então, centrifugar essa amostra. As células sanguíneas compõem o percentual restante (45%), isto é, as hemácias, os glóbulos brancos e, ainda, as plaque
 
2 - A realização de análises sanguíneas é, frequentemente, solicitada pelos médicos, uma vez que seus resultados têm um valor inestimável para o diagnóstico e o tratamento de diversas doenças. A coleta é uma etapa muito delicada tanto para o paciente que irá sofrer o desconforto do processo como para o profissional que deve realizar todos os procedimentos de segurança para não correr o risco de contaminação. Nesse contexto, assinale a alternativa que descreve, corretamente, as orientações de segurança para coleta: ​​​​​​​
· R: Após os procedimentos iniciais (fazer assepsia do local, preparar o material, lavar as mãos, colocar luvas), fazer a assepsia do paciente e escolher o local a ser puncionado.
Os laboratórios de análises clínicas recebem vários tipos de materiais contaminados para diagnóstico e, no momento da coleta, a natureza infecciosa do material é desconhecida. Desse modo, medidas de segurança são adotadas como meio de prevenir e proteger o profissional que irá coletar o material. Em geral, o profissional deve usar calças longas e sapatos fechados para impedir lesões no caso de acidentes. Além disso, ao coletar amostras de sangue, é necessário seguir procedimentos de segurança na ordem indicada: fazer assepsia do local, preparar o material, lavar as mãos, colocar luvas, fazer assepsia do paciente e escolher o locar a ser puncionado. Além disso, o uso das mãos para retirar a agulha é desencorajado; segundo as normas vigentes, as agulhas e seringas devem ter um dispositivo de segurança para sua retirada que previnam as chances de acidentes.
 
​​​​​​​3 - Segundo a literatura, cerca de 70% dos erros observados em testes laboratoriais ocorrem na fase pré-analítica, sendo muitos deles relacionados ao procedimento de coleta. Levando em conta esse dado, existem procedimentos padrões a serem seguidos ao coletar as amostras.
Assinale a alternativa que associa corretamente a amostra biológica e o procedimento relacionado à sua coleta:  
Esperma – solicita-se ao paciente abstinência sexual por, no mínimo, 2 dias e, no máximo, 5.
Os cuidados com o material biológico são fundamentais para o sucesso do reultado laboratorial e garantem a reprodutibilidade desses valores entre diferentes laboratórios. Para obtenção do soro a partir do sangue total, é necessário aguardar a formação do coágulo para, então, centrifugá-lo e coletar o soro. A urina deve ser mantida refrigerada para conservação, enquanto amostras de escarro devem ser mantidas à temperatura ambiente.  Não há necessidade de colocar as amostras fecais em meio líquido, exceto conservantes específicos, quando armazenadas por mais tempo. Para coleta de esperma, o paciente deve manter abstinência sexual de 2 a 5 dias.
  
4 - "Entre os indicadores de qualidade laboratorial, já estão propostos alguns relacionados às escolhas apropriadas dos exames, para a situação clínica apresentada, assim como à correta interpretação e utilização dos resultados de exames no tempo oportuno.”  (SUMITA, N.; SHCOLNIK, W. Excessos de exames: Desperdício na saúde?)Considerando o trecho citado sobre a escolha apropriada para os exames, avalie as afirmativas que relacionam a amostra apropriada para cada caso:
I. A coleta e a análise do líquido cefalorraquidiano (LCR) têm como finalidade avaliar processos infecciosos, inflamatórios e neoplásicos que atingem o sistema nervoso. 
II. O exame de fezes é solicitado como método para o estudo das funções renais e da presença de parasitos no organismo.
III. A coleta de secreções e a análise microbiológica são consideradas procedimentos simples, de baixo custo, não invasivos e indicados para a maioria das feridas. Acerca das afirmativas, assinale a alternativa correta:
Somente as afirmativas I e III são corretas.
A coleta e a análise do LCR têm como finalidade avaliar processos infecciosos, inflamatórios e neoplásicos que atingem o sistema nervoso, enquanto se recomenda a coleta de secreções de grande parte das feridas para análise microbiológica por ser considerado um procedimento simples, de baixo custo e não invasivo. O estudo das funções digestivas e da presença de parasitos é realizado pela coleta de fezes, e o estudo das funções renais se dá pela análise da urina, mas também por análises bioquímicas.
 A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que normalmente se manifesta nos pulmões, entre outros órgãos. O Mycobacterium tuberculosis, também chamado de bacilo de Koch, é o agente causador dessa doença, que acarreta destruição dos alvéolos pulmonares. Dentre os exames existentes, além do raio-X do tórax, os médicos comumente solicitam a pesquisa do Mycobacterium tuberculosis. O material biológico que deve ser colhido e analisado, nesse caso, é:
Escarro.
O conjunto de sintomas e a radiografia de tórax levantam a suspeita de tuberculose pulmonar, mas o diagnóstico definitivo é fechado após a detecção do Mycobacterium tuberculosis no escarro. Chamado de exame de escarro ou de baciloscopia, esse exame faz uma análise direta da secreção excretada pelos pulmões. Preferencialmente, deve-se colher escarro também para o isolamento do microrganismo em cultura. Esses testes podem ser feitos em diversos outros materiais biológicos além do escarro quando houver suspeita de comprometimento de outros órgãos que não o pulmão.

Continue navegando