Buscar

Direito Constitucional meu trabalho resumido direitos fundamentais Faculdade Intervale

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Durante a descoberta do Brasil o mesmo pertencia à coroa portuguesa, portanto não havia constituição e a organização jurídica se deu através das Ordenações Afonsinas, Manuelinas e Filipinas, mas foi no Regimento Régio em 1548 onde se deu a divisão das Capitanias Hereditárias e sesmarias.
Em 1824 o Brasil tornou se independente e instalou o Regime Monárquico através da Assembleia Nacional Constituinte elaborou a Constituição Federal, compondo quatro poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e Poder Moderador e determinava a religião católica como oficial e havia pena de morte para escravos insurgentes. Nesta época os cargos políticos eram exclusivos de católicos, e também o Brasil foi pressionado pela Inglaterra e outros países para acabar com a escravidão.
Com a influência da corrente positivista foi promulgada a Constituição de 1889 mudando a forma de governo para República, excluindo a religião católica como oficial, tornando o país laico, retirou o poder moderador tornando tripartite, a pena de morte e o fim da escravidão foram abolidos, assim como delimitou os Estados tornando os indivisíveis, inseriu os direitos e Garantias Fundamentais.
Em 1932 houve a Revolução Constitucionalista em São Paulo, e por pressão do povo foi promulgada nova Constituição em 1934, como principal benefício o direito ao voto para mulheres e assalariados.
Em 1937, foi outorgada nova Constituição com influência da Constituição da Polônia, reduziu os direitos individuais, políticos e sociais, autorizou pena de morte em crimes políticos, enfraqueceu o legislativo e o judiciário houve censura da imprensa. Nesta época de intensos conflitos da guerra mundial, já havia a Liga das Nações e foi instituída a Carta das Nações Unidas em 1945.
Em 1946 foi promulgada nova Constituição trazendo novos direitos civis, políticos e sociais e criado a CLT, reconheceu o direito de greve e a legalidade de criação de partidos políticos.
Em 1967, foi promulgada nova Constituição com concentração dos poderes da União, decretando recesso ao Congresso Nacional, Casas Legislativas e Câmaras dos Vereadores, atribuindo prerrogativas de supremacia ao Presidente da República, suspendeu direitos políticos, extinguiu os partidos, cassou e perseguiu parlamentares, censura, prisões, foi uma época muito conturbada de muitos retrocessos constitucionais, descumprindo os Pactos, Convenções e Tratados da ONU onde o Brasil é signatário, principalmente o Pacto de San José da Costa Rica, Convenção de Viena, bem como os direitos de primeira e segunda geração.
Em 1988 foi promulgada nova Constituição concedendo autonomia aos Estados, Distrito Federal e Municípios, restabeleceu a harmonia tripartite, ampliou os Direitos Fundamentais incluindo termos convencionados em Tratados Internacionais. A atual Constituição Federal passou por várias complementações principalmente sobre tributos, inclusões étnicas e cotas. A inclusão do Ministério Público na Constituição Federal foi de suma importância para preservar a lei e a ordem nos trâmites processuais evitando abusos das prerrogativas judiciais e afronta aos direitos fundamentais.

Outros materiais