Buscar

Extração, absorção

Prévia do material em texto

Extração
→ Líquido-líquido: empregada em processos de separação de um ou mais compostos de uma mistura líquida, que não são separados por destilação de forma economicamente viável.
→ Sólido-líquido: para a separação de compostos indesejáveis da fase sólida, utiliza-se contatar o sólido com uma fase líquida adequada. Com o contato íntimo, o soluto se difunde através das fases, passando para a fase líquida.
· Acontecem quando:
> os componentes a serem separados são pouco voláteis – é necessário o uso de processos com temperaturas muito altas para a separação.
> os componentes a serem separados têm aproximadamente as mesmas volatilidades – seria necessário o uso de colunas de destilação com o número muito grande de estágios de separação (pratos), consequentemente torres muito elevadas, para que ocorra a separação.
> os componentes são susceptíveis à decomposição – os compostos ou componentes sofrem decomposição quando atingem a temperatura necessária para a separação;
> o componente menos volátil que se quer separar está presente em quantidade muito pequena – não economicamente viável, nessa situação, vaporizar toda a mistura líquida para obter o produto desejado.
O processo de extração Líquido-líquido um composto dissolvido em uma fase líquida é transferido para outra fase líquida. A fase que contém o composto a ser separado é a solução e o composto a ser separado é o soluto.
Tipos: 
· Extração de substâncias indesejáveis – o soluto é uma impureza que deverá ser retirada da solução.
· Extração de substâncias nobres – o soluto é o composto desejado após a separação, o restante da solução é o produto indesejável do processo.
Mecanismos de extração: 
· Mistura ou contato íntimo entre o solvente e a solução a ser tratada. Ao longo desta etapa, ocorrerá a transferência de soluto da solução para a fase solvente;
· A separação entre a fase líquida da solução, denominada de rafinado, e a fase líquida solvente, denominada extrato;
· Recuperação do solvente e do soluto.
Equipamentos de processos:
· No processo de um único estágio, os líquidos são misturados, ocorre a extração e os líquidos insolúveis são decantados. Pode ser contínua e descontínua.
 Quanto maior o número de estágios, maior será a extração.
→ principais tipos de equipamentos: 
- Torre de dispersão;
- Torre com recheios;
- Torre agitada.
Absorção
→ Operação em que uma mistura gasosa é colocada em contato com um líquido, para neles serem dissolvidos um ou mais compostos que se quer da mistura gasosa.
· Geralmente existe uma diferença de volatilidade muito grande entre esses componentes.
· Proporciona-se somente a absorção dos componentes mais pesados da mistura gasosa, sem a perda de componentes da mistura líquida por evaporação.

Continue navegando