Buscar

PIM III

Prévia do material em texto

2
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EaD
Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM III
Curso Superior de Tecnologia em
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
GIOVANNA BARROS VIEIRA DOS SANTOS - 2263231
PROJETO DE INTERLIGAÇÃO DE REDES
Santo André
2022
GIOVANNA BARROS VIEIRA DOS SANTOS – 2263231
PROJETO DE INTERLIGAÇÃO DE REDES
Projeto Integrado Multidisciplinar
em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Projeto Integrado Multidisciplinar para obtenção do título de tecnólogo em Análise e desenvolvimento de sistemas, apresentado à Universidade Paulista – UNIP EaD.
Orientador (a): Prof. Me. Rodrigo Rodrigues 
Santo André
2022
AGRADECIMENTO
Agradeço primeiramente a Deus, por sempre estar comigo, me ajudando sempre que preciso.
Aos meus pais, por acreditarem em mim desde o início.
Aos professores da instituição pelos ensinamentos e por sempre estarem à disposição do aluno.
E por fim, aos meus amigos que cursam o mesmo curso, que me ajudaram com dúvidas.
DEDICATÓRIA 
Dedico este trabalho a Deus e a todos que de alguma forma me ajudaram para ele ser concluído.
RESUMO	
Neste trabalho será apresentado o projeto de interligações de redes da empresa 2SHOW.IE, uma agência de marketing digital que surgiu a partir da ideia de agregar, transformar, unir e criar conteúdo, por meio de mídias e plataformas digitais contemporâneas. Correlacionando as disciplinas até agora estudadas nesse semestre. Sendo elas: Fundamentos de Redes de Dados e Comunicações, Matemática para a Computação, Metodologia Científica e Ética e Legislação Profissional. 
No último trimestre, a partir de excelentes resultados e do aumento da carteira de clientes e serviços, a 2SHOW.IE expandiu o seu escritório por meio de um parceiro do segmento de publicidade, ampliando os seus serviços de mídia, gamificação, redes sociais, criação e desenvolvimento de Web Design, Marketing de Conteúdo, Search Engine Optimization (SEO), Pagamento Por Clique (PPC), entre outros. 
O projeto foi desenvolvido com base nas especificações da empresa. Dividindo-se em escritório central e sucursal, se fez necessários a interconexão entre os dois prédios de modo que possam se comunicar, estabelecendo a conectividade entre os prédios a fim de compartilhar as informações e os serviços entre os colaboradores/usuários.
ABSTRACT
In this work will be presented the project of network interconnections of the company 2SHOW. IE, a digital marketing agency that emerged from the idea of aggregating, transforming, uniting and creating content, through contemporary digital media and platforms. Correlating the disciplines studied so far this semester. They are: Fundamentals of Data and Communications Networks, Mathematics for Computing, Scientific Methodology and Ethics and Professional Legislation 
In the last quarter, from excellent results and the increase in the portfolio of customers and services, 2SHOW. IE has expanded its office through an advertising industry partner, expanding its media services, gamification, social networking, web design creation and development, Content Marketing, Search Engine Optimization (SEO), Pay Per Click (PPC), among others.
The project was developed based on the company's specifications. Dividing into central office and branch office, it was necessary to interconnect the two buildings so that they can communicate, establishing connectivity between the buildings in order to share information and services between employees/users.
SUMÁRIO
1. Introdução	5
2. Estrutura 2show.ie	6
2.1. Arquiteturas de rede	7
2.2. Topologias	7
3. Switch e hub	9
4. Topologia 2show.ie	10
5. Servidores	11
5.1. Servidor de arquivo	11
5.2. Servidor web	12
5.3. Servidor IIS	12
6. Active directory	12
7. Kaspersky end point	12 
8. Microsoft project server	13
9. Cabeamento	13
10. Endereços ip		14
11. Máscara de rede	15
12. Gateway	15
13. DNS (Domain Name System)	16
14. Link de comunicação	19
15. Reestruturação dos endereços ip	20
16. Projeto final	22
17. Ética e legislação profissional	24
17.1 Acidente de trabalho	25
17.2 Higiene e Segurança do Trabalho.	26
18. Conclusão	27
Referencias	2
1. INTRODUÇÃO 
A internet vem expandindo cada dia mais, seus avanços provocam grande impacto na sociedade. Ela resulta em inovações que proporcionam melhor qualidade de vida ao homem.
A tecnologia nos aproxima das pessoas, usá-la de forma consciente e eficaz, possibilita o crescimento das empresas pois, contribui para boa relação comercial das organizações. É uma grande parceira que pode trazer bons frutos para o negócio.
Nesse contexto, temos a empresa 2SHOW.IE, que precisou expandir seu escritório. Com isso, se fez necessária a interconexão de rede, de forma que, tanto os hosts do escritório central quanto os da sucursal pudessem se comunicar entre si, a fim de compartilhar informações entre os colaboradores e assim atender as altas demandas de seus clientes.
O modelo proposto para essa conexão foi os roteadores CPE (do inglês, Customer Premises Equipment) são um termo técnico comumente utilizado por empresas operadoras de telecomunicações e players/fornecedores de serviços de comunicação, que denomina o “Equipamento de Comunicação de Dados dentro das instalações do cliente”.
2. ESTRUTURA 2SHOW.IE
É uma empresa de marketing digital que cria conteúdos por meio de mídias e plataformas digitais.
Com os últimos resultados excelentes e aumento na carteira de clientes e serviços, tiveram que expandir o seu escritório 
No entanto, devido à expansão física e de serviços, faz-se necessária a interconexão de rede, de forma que os dispositivos ativos (hosts), localizados fisicamente no escritório central, possam se comunicar com os seus pares na sucursal, a fim de compartilhar as informações e os serviços entre os colaboradores/usuários.
O escritório central possui:
1 (um) servidor responsável por manter os serviços: DNS, arquivos dos usuários, serviço de diretórios (Microsoft Active Directory: AD), servidor de impressão, Microsoft Project Server e o antivírus: Kaspersky (end point); 
 1 (um) servidor responsável por manter softwares e aplicativos de monitoramento de performance, rotinas e pesquisas por meio da internet; 
 1 (um) servidor de páginas da internet rodando sob o Microsoft Internet Information Server (Microsoft IIS); 
35 (trinta e cinco) “workstation” (hosts) distribuídas entre desktops e notebooks; 
5 (cinco) impressoras multifuncionais em rede; 
1 (um) Access Point (AP).
Sucursal:
1 (um) servidor responsável por manter os serviços: arquivos dos usuários e servidor de impressão; 
20 (vinte) “Workstation” (hosts) distribuídas entre desktops e notebooks; 
3 (três) impressoras multifuncionais em rede; 
1 (um) Access Point (AP)
Segundo o modelo de conexão a ser proposto, os roteadores CPE deverão se interconectar com os equipamentos de rede da empresa 2SHOW.IE, estabelecendo a conectividade entre o prédio do escritório central e o prédio de sua sucursal, distanciados, entre si em aproximadamente 60 km.
Existem alguns tipos de classificação das redes de computador quanto a abrangência. Vamos abordar as três principais. São elas:
LAM (Local Area Network): são uma forma de conectar diferentes dispositivos em uma área específica, como por exemplo em um edifício de escritório. Geralmente administrada por uma única organização ou pessoa.
MAN (Metropolitan Area Network): rede de alta velocidade composta por LAN’s numa mesma região metropolitana. Uma de suas características é a interconexão de locais espalhados em uma cidade.
WAN (Wide Area Network): rede que conecta LAN’s situadas em diferentes áreas metropolitanas.
No projeto 2SHOW.IE utilizaremos obviamente a WAN que conectará o escritório central à sucursal.
2.1. ARQUITETURA DAS REDES 
Uma arquitetura de rede é um meio de descrever o projeto lógico de uma rede de computadores. Apresenta meios tecnológicos que sustentam a infraestrutura, os serviços e os protocolos de rede.
Os tipos são:
· Cliente servidor: é uma arquitetura de aplicação distribuída,ou seja, na rede existem os fornecedores de recursos ou serviços a rede, que são chamados de servidores, e existem os requerentes dos recursos ou serviços, denominados clientes.
· Ponto a ponto: arquitetura mais comum de conexão onde qualquer computador pode atuar tanto como servidor quanto como cliente. 
2.2. TOPOLOGIAS 
A topologia de uma rede descreve sua estrutura e o modo como são feitas as conexões entre os dispositivos. Divide-se em:
· Topologia física: descreve a configuração dos meios físicos que interconectam os dispositivos em uma rede.
· Topologia lógica: define o modo como os dispositivos se comunicam e como os dados se propagam na rede.
Nas topologias físicas podemos citar:
· Em estrela: onde todos os componentes estão interligados a um equipamento concentrador, que é o núcleo central de uma rede (hub ou switch).
Figura 1 – Topologia estrela
Fonte: Google
· Em barramento: cada um dos componentes está interligado a um barramento físico
Figura 2 – Topologia barramento
Fonte: Google
· Em anel: meio físico interligando os componentes um por um, formando um anel físico
Figura 2 – Topologia em anel
Fonte: Google
3. SWITCH E HUB
Ambos dispositivos concentradores, a maior diferença entre os dois está na comutação que o switch exerce.
O hub trabalha como um repetidor de sinal. Como não possui conhecimento algum dos hosts que estão interligados as suas portas, repete o sinal para todos os hosts que estão conectados a ele, o que aumenta o número de colisões.
Já o switch, assim que é iniciado, se parece com o hub por não ter conhecimento dos hosts interligados a suas portas. Porém, ele possui uma tabela que é atualizada toda vez que um host se comunica com outro. A tabela contém o endereço MAC de cada um dos dispositivos finais. Assim, quando um host se comunicar com outro, o switch consultará a tabela MAC e caso o host estiver na tabela, ele enviará as informações apenas para o destino correto, evitando o tráfego desnecessário e aumentando a eficiência.
Os switches são os principais componentes de qualquer rede. Conectam vários dispositivos como computadores, access points sem fio, impressoras e servidores na mesma rede, seja em um prédio ou no campus. Um switch permite que os dispositivos conectados compartilhem informações e conversem entre si.
4. TOPOLOGIA 2SHOW.IE
A topologia que será utilizada no caso da empresa 2SHOW.IE é a em estrela, que utiliza cabos de pares trançados, onde os componentes estarão interligados a um concentrador switch já que ele se mostra mais eficaz do que um hub. 
Seu funcionamento consiste em, quando um microcomputador precisar enviar uma informação para outra estação, elas passarão obrigatoriamente pelo concentrador (switch), que se encarregará de retransmitir os dados para a estação solicitada, tornando a transmissão de dados mais rápida.
Figura 4 – Escritório central
 
Fonte: Cisco Parket Tracer
A imagem acima mostra a representação da rede LAN do escritório central da 2SHOW.IE. Possui um switch central onde foram conectados: 3 servidores, 20 hosts (pc), um roteador e um acess point. 
O acess pont é um dispositivo de rede que permite aos dispositivos sem fio se conectarem a rede cabeada. Nele estão conectados 15 notebooks completando os 35 workstations, mais 5 impressoras multifuncionais que não foram possíveis conectar ao switch.
Figura 5 - Sucursal
Fonte: Cisco Parket Tracer
A imagem acima representa a LAN sucursal da 2SHOW.IE. Possui um switch central onde estão conectados 14 hosts (pc), um servidor e um roteador.
O acess point fará a conexão dos 6 hosts (notebooks) restantes para completar os 20 workstations, mais 3 impressoras multifuncionais. 
5. SERVIDORES
5.1. SERVIDOR DE ARQUIVO
Estará presente tanto no escritório central quanto na sucursal. Tem como principal objetivo o compartilhamento de arquivos de dados entre setores.
Será instalado um software de Samba em ambos servidores, ele é composto de dois programas principais, SMBD e NMDB. Eles permitem a implementação de quatro serviços: serviços de arquivos e impressões, autenticação e autorização, resolução de nomes e navegação. 
Sua principal vantagem é que o Samba é software de código aberto, ou seja, seu código pode ser aprimorado para atender a necessidades particulares dos usuários. 
5.2. SERVIDOR WEB
Presente no escritório central apenas. Ele é o responsável por responder a todas as solicitações feitas para um endereço na internet.
5.3. SERVIDOR IIS
Presente no escritório central apenas. IIS é um servidor web criado pela Microsoft que permite hospedar um ou vários sites web no mesmo computador e cria uma distribuição de arquivos utilizando o protocolo FTP.
FTP é um protocolo de transferência de arquivos entre dispositivos conectados a uma mesma rede.
6. ACTIVE DIRECTORY
Presente no servidor de arquivo do escritório central, isso porque o software Samba instalado permite. 
É uma ferramenta da Microsoft utilizada para o gerenciamento de usuários de rede, denominada serviço de diretório. Um diretório nada mais é do que um banco de dados contendo informações dos usuários de uma organização, tais como nome, login, senha, cargo, perfil e etc.
O AD é implementado em protocolo LDAP (Lightweight Directory Access Protocol), que, traduzido ao pé da letra, significa: Protocolo Leve de Acesso a Diretório. Isso significa que o colaborador de uma empresa não precisa criar um usuário e senha para cada sistema que tiver acesso, e sim utilizar seu usuário e senhas únicos(as).
7. KASPERSKY END POINT
A Kaspersky é líder em tecnologia no desenvolvimento de software de segurança cibernética que protege contra vírus. A opção escolhida foi Antivirus Kaspersky Endpoint Security for Business Select
Para empresas de qualquer tamanho que desejam maior controle nos processos de segurança de endpoint. Inclui:
· Console local com configuração granular
· Proteção avançada para estações de trabalho e servidores de arquivos
· Controles de dispositivos e da Web
· Controle de aplicativos
· Segurança para Dispositivos Móveis
· Segurança para Linux e Mac
· Gerenciamento de dispositivos móveis
· Gerenciamento completo de aplicativos móveis
8. MICROSOFT PROJECT SERVER
O Microsoft Project Server fornece a infraestrutura necessária para que a sua organização possa obter visibilidade, percepção e controle de sua carteira de projetos, bem como melhorar a produtividade, otimizar o tempo, reduzir custos e aumentar a qualidade.
É um dos mais populares softwares do mundo para o gerenciamento de projetos e de portfólio. Ele dá uma visão panorâmica dos projetos da empresa em um ambiente integrado e dinâmico
9. CABEAMENTO
Os dispositivos de ambas as redes estão conectados aos switchs por cabos e pares trançados. Consiste em um par de fios, normalmente de cobre, trançados e revestidos com PVC, que é um material isolante. Os fios trançados evitam efeitos indesejáveis da interferência elétrica que pode surgir durante a transmissão de sinais devido à proximidade dos fios. É de fácil manuseio e suporta altas velocidades de transmissão.
Utilizaremos o cabo com blindagem na categoria 5E que são os mais comuns atualmente e suporta até 1Gbps de transmissão de dados. 
Figura 6 – Cabo de par trançado 5E
Fonte: Google
10. ENDEREÇOS IP
O IP (Internet Protocol) é um endereço exclusivo que identifica um dispositivo em uma rede local e permite que informações sejam enviadas entre dispositivos.
Temos 5 classes do protocolo IPV4 mas vamos abordar apenas as 3 primeiras.
Classe A: possui um conjunto de endereços que vão desde o 1.0.0.0 até 127.0.0.0, onde o primeiro octeto (primeiros 8 bits) de um endereço IP identifica a rede e os restantes 3 octetos (24 bits) irão identificar um determinado host nessa rede.
Classe B: A classe B possui um conjunto de endereços que vão desde o 128.0.0.0 até 191.255.0.0, onde os dois primeiros octetos (16 bits) de um endereço IP identificam a rede e os restantes 2 octetos (16 bits) irão identificar um determinado host nessa rede.
Classe C: A classe C possui um conjunto de endereços que vão desde o 192.0.0.0 até223.255.255.0, onde os três primeiros octetos (24 bits) de um endereço IP identificam a rede e o restante octeto (8 bits) irão identificar um determinado host nessa rede.
No projeto utilizamos a classe C, que tem como máscara 255.255.255.0
11. MASCARA DE REDE
A máscara de rede tem 32 bits, assim como o endereço IP, tem como finalidade mascarar uma parte do endereço IP. Sendo assim, todo endereço IP tem uma máscara correspondente, servindo para identificar qual a parte do endereço é da rede e qual é do host. Nesse raciocínio, se temos 192.168.0.44 por exemplo, temos
Rede: 192.168.0			
Host: 44
12. GATEWAY
Funciona como um “portão” entre duas redes, é ele que permite que um determinado dispositivo encontre o roteador para que eles estabeleçam uma comunicação ativa.
Para que a conexão seja estabelecida entre os dois IPs, é preciso que exista um mecanismo capaz de prover esse encontro e essa vinculação contínua. Isso pois um endereço IP não pode se comunicar diretamente com outro, e é justamente aqui que entra a finalidade do gateway. Ele cumpre o papel de intermediador dessa relação, justamente por haver IPs distintos. 
O gateway padrão normalmente é o endereço IP do roteador.
Figura 7 – Configuração do roteador do escritório central
Fonte: Cisco Parket Tracer
Figura 8 – Configuração roteador da sucursal
Fonte: Cisco Parket Tracer
13. DNS (DOMAIN NAME SYSTEM)
Sistemas de nomes de domínio, são responsáveis por executar a tradução dos nomes para os endereços IP.
Por exemplo, quando escrevemos uma URL no navegador, como Exemplo.com.br, o nosso computador não sabe como se conectar com o site da Exemplo, mas ele conhece alguém que sabe, o servidor DNS, então ele manda uma requisição pedindo para o DNS responder com o endereço IP do site.
Quando essa requisição chegar no servidor DNS ele mantém uma cópia da informação, em memória RAM e primeiro olha o cache para ver se tem uma resposta.
Se não encontrar, têm que fazer uma requisição para um Servidor raiz, um servidor parecido com o DNS, que guarda informações de outros servidores e que irá responder com um endereço de um servidor de domínio de nível superior, ou servidor TLD.
O servidor TLD é o servidor responsável por guardar informações da última parte da ULR, o “.com”, “.net”, “.org”, sendo um servidor para cada, e a tarefa dele é responder a última requisição com o endereço do servidor DNS autoritativo.
Por último, o servidor DNS autoritativo, que conhece o endereço de onde o site está hospedado, responde o servidor DNS com o endereço, e assim o DNS pode te responder com o endereço IP.
Abaixo podemos visualizar o painel utilizado no CISCO PACKET TRACER para endereçar os dispositivos.
O DNS foi cadastrado o IP do servidor principal do escritório do central 192.168.0.21 e seu nome domínio foi www.2showie.com.br. Abaixo podemos verificar os passos no Cisco Parket Tracer. Digitando no URL o endereço IP ou o endereço nome domínio, temos a mesma mensagem pois foi atribuído ao IP o nome de domínio. 
Figura 9 – Configuração DNS
 
Fonte: Cisco Parket Tracer
Figura 10 – Teste PC1
Fonte: Cisco Parket Tracer
Figura 11 – Teste PC1
Fonte: Cisco Parket Tracer
A imagem abaixo temos como exemplo o PC1 do escritório central, suas configurações como endereço IP, máscara de rede e DNS 
Figura 12 – Configurações PC1
 
Fonte: Cisco Parket Tracer
14. LINK DE COMUNICAÇÃO
Para que o escritório central se comunique com a sucursal, será necessário um link de comunicação de dados. Ambas irão se conectar por meio de um link ponto-a-ponto que, como visto anteriormente, qualquer computador pode atuar tanto como servidor quanto como cliente. 
Isso permitirá a transferência de dados entre um prédio e outro
Além disso, permite o fluxo constante de dados entre as filiais, sem o tráfego por meio da internet, deixando de expor seus dados desnecessariamente. 
É a melhor opção para a conexão de redes metropolitanas que necessitam de alto desempenho, semelhante ao de uma rede local. Como permite uma comunicação segura e rápida para acesso a informações centralizadas sem perda de performance e com banda garantida. Alcança uma distância te até 100km e em velocidades de até 1Gbps.
15. REESTRUTURAÇÃO DOS ENDEREÇOS IP
 
16. PROJETO FINAL
Abaixo podemos ver o projeto final, onde temos uma comunicação estabelecida entre o escritório central e a sucursal.
Os switchs, atuam como concentradores e são os principais componentes de uma rede. Permitem que os dispositivos conectados a ele compartilhem informações e conversem entre si.
Os roteadores possuem um papel essencial no projeto final pois, interconecta diferentes segmentos de rede, que podem estar em um mesmo prédio ou distante a milhares de quilômetros. A conexão é feita por meio da fibra óptica, que é o meio mais seguro de transmitir dados, pois transportam dados na forma de sinais luminosos e não na forma de sinais elétricos, minimizando problemas de segurança e de ruídos/interferências
Iremos utilizar a fibra óptica monomodo, possui uma velocidade de transmissão de dados de até 40GB/s e taxa de perda de dados baixa, atingindo longas distancias. 
No projeto final foi adicionado um servidor NAS em cada rede.
Um servidor NAS ou Network Attached Storage, traduzindo "servidor de armazenamento conectado em rede" é uma unidade de armazenamento exclusiva para guardar e compartilhar arquivos de diversos computadores através de uma rede local. São compostos por um ou mais discos rígidos e possuem uma ou mais portas de comunicação para conexão em redes locais LAN. 
Geralmente utilizado para organizar, centralizar e fazer backup de dados, um servidor NAS pode ainda executar aplicações sofisticadas, como ser alvo virtualizado para diversos hosts numa grande rede corporativa, funcionar como servidor de nuvem de datacenters ou disponibilizar vários bancos de dados para centenas de usuários.
Figura 13 – Projeto final
Fonte: Cisco Parket Tracer
17. ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL 
Quando uma empresa entra no mercado de trabalho, elar precisa adotar a ética empresarial. É o que determina que o comportamento de uma empresa esteja em conformidade com princípios e regras morais aceitas por todo um coletivo. 
Uma empresa que cumpra determinados padrões éticos vai crescer, e vai favorecer a sociedade, os seus fornecedores, clientes, funcionários, sócios e até mesmo o governo. Quando uma organização adota e aplica a ética em seus princípios básicos, ela desenvolve potencial para crescer de maneira sustentável.
· Líderes empresariais
Os líderes de qualquer organização são vistos como espelhos a serem seguidos pelos demais funcionários. Portanto, ter uma postura adequada permite que sejam criados relacionamentos de lealdade e disciplina entre os trabalhadores em relação a essas figuras.
· Ética dos funcionários
Quando os funcionários adotam um comportamento ético, eles permitem que o ambiente de trabalho se torne mais prazeroso, honesto e íntegro. 
· Responsabilidade social
As organizações socialmente responsáveis são aquelas que repensam suas posturas, comportamentos e condutas atuais e, dessa forma, se estruturam para colocar em prática atitudes que promovam o bem-estar dos envolvidos. São divididas em 3:
1. Responsabilidade social corporativa (RSC)
A RSC representa o compromisso contínuo da empresa com seu comportamento ético e com o desenvolvimento econômico.
Para isso, promove, ao mesmo tempo, a melhoria da qualidade de vida de sua força de trabalho e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade. 
2. Responsabilidade social empresarial (RSE)
Envolve a qualidade de vida e bem-estar do público interno da empresa, a redução de impactos negativos. Tais ações são acompanhadas pela adoção de uma mudança comportamental e de gestão que envolve maior transparência.
3. Responsabilidade social ambiental (RSA)
Ilustra não apenas o compromisso de empresas com pessoas e valores humanos, mas também preocupações genuínas com o meio ambiente.
17.1 ACIDENTE DE TRABALHO
Acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviçode empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Pode ocorrer por vários fatores e o principal deles é a falta de conscientização por parte da empresa.
A primeira coisa a ser realizada em caso de acidente no trabalho, é buscar auxílio médico e comunicar o empregador sobre o fato ocorrido, no caso das doenças ocupacionais ou de trabalho, a assistência médica deve ser constante.
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é uma instituição dentro das empresas. Ela é composta tanto por empregados como por empregadores e é responsável por observar quais são os riscos iminentes e promover formas de prevenção. Seu principal objetivo da é prevenir acidentes de trabalho e promover a saúde dos funcionários. 
Além disso, será a comissão responsável por desenvolver diversos eventos que auxiliam na promoção da saúde e segurança no ambiente de trabalho. Por conta disso, a CIPA é muito importante como instrumento de conscientização para todos os funcionários.
Importante citar também a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que visam evitar ou diminuir a gravidade das lesões em acidentes. Devem ser disponibilizados pela empresa, junto as instruções de seu uso.
17.2 HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO 
Um dos maiores objetivos das empresas é prevenir acidentes e garantir a saúde e a segurança dos colaboradores, a fim de preservar a força de trabalho. Algumas das ferramentas utilizadas para tanto são as normas de higiene ocupacional e de segurança do trabalho, é aí que as duas atividades começam a fazer sentido juntas.	
Prezar pela higiene do trabalho vai muito além de manter um ambiente limpo ou utilizar álcool. A higiene ocupacional faz parte da ciência de segurança e medicina do trabalho. Seu objetivo é garantir que a integridade dos colaboradores seja mantida mesmo quando estiverem expostos a ambientes perigosos ou insalubres. Isso inclui gases tóxicos, ruídos prejudiciais ao ouvido, ambiente estressante etc.
A higiene do trabalho atua como medida preventiva, detectando, avaliando e controlando fatores que possam causar doenças, prejuízos à saúde física ou mental e desconforto para os trabalhadores. Dessa forma, assegura-se que a saúde ocupacional e a segurança do trabalho estejam sendo endereçadas e tratadas.
18. CONCLUSÃO 
Com o auxílio da disciplina Fundamentos de Redes de Dados e comunicação, foi possível fazermos a interconexão entre o escritório central e a sucursal, de modo que as duas se comuniquem e troquem dados entre si.
Com a matemática para computação, foi possível fazer a escolha da classe de rede a ser utilizada e reestrutura os endereços IP de modo que nenhum se repetisse.
Com o apoio da Metodologia Cientifica construímos um trabalho de acordo com as normas ABNT garantindo a qualidade acadêmica e contribuindo para evitar o plágio em produções acadêmicas.
E por fim, com o apoio da Ética e Legislação Profissional, pontuamos os requisitos necessário que uma empresa deve seguir para ter a ética empresarial. Garantindo o crescimento da mesma de uma maneira sustentável.
BConcluo que o objetivo do PIM III foi atingido pois, as redes estão se comunicando sem interferências e atende perfeitamente todos os requisitos propostos pela agencia de marketing digital 2SHOW.IE.
REFERÊNCIAS
CARLOS, Luiz. Sistemas para Armazenamento de Dados DAS, NAS e SAN. Sistemas para armazenamento de dados: Tudo sobre DAS, NAS e SAN. Disponível em: <https://www.controle.net/faq/sistemas-para-armazenamento-de-dados-das-nas-san>. Acesso em: 9 set. 2022.
O que é o DNS? – Introdução ao DNS – AWS. Amazon Web Services, Inc. Disponível em: <https://aws.amazon.com/pt/route53/what-is-dns/>. Acesso em: 9 set. 2022.
FRENET; FRENET. Gateway: o que é e como funciona? Frenet - Conecte transportadoras na sua loja virtual. Disponível em: <https://www.frenet.com.br/blog/gateway-o-que-e-como-funciona/>. Acesso em: 9 set. 2022.
KASPERSKY. O que é endereço IP – definição e explicação. www.kaspersky.com.br. Disponível em: <https://www.kaspersky.com.br/resource-center/definitions/what-is-an-ip-address>. Acesso em: 12 set. 2022.
Interligação entre Pontos ou Link Ponto a Ponto | MD NET Soluções. MD Net Soluções em Internet e Voz. Disponível em: <https://www.mdnetrp.com.br/detalhes.php?interligacao-entre-pontos&id=23111>. Acesso em: 12 set. 2022.
Material Didático - IMD. Ufrn.br. Disponível em: <https://materialpublic.imd.ufrn.br/curso/disciplina/4/19/2/7>. Acesso em: 16 set. 2022.
MARKETING IMPETO. Project Server. Ímpeto. Disponível em: <https://impeto.com.br/solucoes/project-server/>. Acesso em: 19 set. 2022.
Gerenciamento de portfólio e de recursos corporativos no Project. Microsoft.com. Disponível em: <https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/project/enterprise-project-server>. Acesso em: 1 out. 2022.
O que é Active Directory (AD) - Portal GSTI. Portal GSTI. Disponível em: <https://www.portalgsti.com.br/active-directory/sobre/>. Acesso em: 19 set. 2022.
Tudo sobre Kaspersky - História e Notícias. Canaltech. Disponível em: <https://canaltech.com.br/empresa/kaspersky-lab/>. Acesso em: 21 set. 2022.
ALECRIM, Emerson. Servidor Samba: o que é. Infowester.com. Disponível em: <https://www.infowester.com/linuxsamba.php>. Acesso em: 21 set. 2022.
Servidor IIS. [s.l.: s.n., s.d.]. Disponível em: <https://docente.ifrn.edu.br/tadeuferreira/disciplinas/2012.1/sistemas-operacionais-de-redes/ServidorIIS_.pdf>. Acesso em: 23 set. 2022.
‌SAFE. Qual a relação entre higiene e segurança do trabalho? Blog Safe: Tudo sobre Saúde, Segurança do trabalho e Meio ambiente. Disponível em: <https://blog.safesst.com.br/qual-a-relacao-entre-higiene-e-seguranca-do-trabalho/>. Acesso em: 23 set. 2022.
CIPA: significado, para que serve e como funciona. Gupy.io. Disponível em: <https://www.gupy.io/blog/cipa>. Acesso em: 23 set. 2022.
Manual PIM III
Disciplinas estudadas no 2º semestre
‌
ENDEREÇO IPDEFAULT GATEWAYMASCARA DE REDEDISPOSITIVO
192.168.0.44192.168.10.2255.255.255.0PC21
192.168.0.45192.168.10.2255.255.255.0PC22
192.168.0.46192.168.10.2255.255.255.0PC23
192.168.0.47192.168.10.2255.255.255.0PC24
192.168.0.48192.168.10.2255.255.255.0PC25
192.168.0.49192.168.10.2255.255.255.0PC26
192.168.0.50192.168.10.2255.255.255.0PC27
192.168.0.51192.168.10.2255.255.255.0PC28
192.168.0.52192.168.10.2255.255.255.0PC29
192.168.0.53192.168.10.2255.255.255.0PC30
192.168.0.54192.168.10.2255.255.255.0PC31
192.168.0.55192.168.10.2255.255.255.0PC32
192.168.0.56192.168.10.2255.255.255.0PC33
192.168.0.57192.168.10.2255.255.255.0Servidor Principal
192.168.0.58192.168.10.2255.255.255.0Servidor NAS
192.168.0.59192.168.10.2255.255.255.0Laptop16
192.168.0.60192.168.10.2255.255.255.0Laptop17
192.168.0.61192.168.10.2255.255.255.0Laptop18
192.168.0.62192.168.10.2255.255.255.0Laptop19
192.168.0.63192.168.10.2255.255.255.0Laptop20
192.168.0.64192.168.10.2255.255.255.0Laptop21
192.168.0.65192.168.10.2255.255.255.0Printer6
192.168.0.66192.168.10.2255.255.255.0Printer7
192.168.0.67192.168.10.2255.255.255.0Printer8
SUCURSAL
ENDEREÇO IPDEFAULT GATEWAYMASCARA DE REDEDNSDISPOSITIVO
192.168.0.1192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21PC 1
192.168.0.2192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21PC 2
192.168.0.3192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21PC 3
192.168.0.4192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21PC 4
192.168.0.5192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21PC 5
192.168.0.6192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21PC 6
192.168.0.7192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21PC 7
192.168.0.8192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21PC 8
192.168.0.9192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21PC 9
192.168.0.10192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21PC 10
192.168.0.11192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21PC 11
192.168.0.12192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21PC 12
192.168.0.13192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21PC 13
192.168.0.14192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21PC 14
192.168.0.15192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21PC 15
192.168.0.16192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21PC 16
192.168.0.17192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21PC17
192.168.0.18192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21PC 18
192.168.0.19192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21PC 19
192.168.0.20192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21PC 20
192.168.0.21192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21Servidor Principal
192.168.0.22192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21Servidor Web
192.168.0.23192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21Servidor IIS
192.168.0.24192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21Servidor NAS
192.168.0.25192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21Laptop1
192.168.0.26192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21Laptop2
192.168.0.27192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21Laptop3
192.168.0.28192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21Laptop4
192.168.0.29192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21Laptop5
192.168.0.30192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21Laptop6
192.168.0.31192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21Laptop7
192.168.0.32192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21Laptop8
192.168.0.33192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21Laptop9
192.168.0.34192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21Laptop10
192.168.0.35192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21Laptop11
192.168.0.36192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21Laptop12
192.168.0.37192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21Laptop13
192.168.0.38192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21Laptop14
192.168.0.39192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21Laptop15
192.168.0.40192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21Printer1
192.168.0.41192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21Printer2
192.168.0.42192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21Printer3
192.168.0.43192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21Printer4
192.168.0.44192.168.10.1255.255.255.0192.168.0.21Printer5
ESCRITÓRIO CENTRAL

Continue navegando