Buscar

Conceitos de Bancos de Dados Geográficos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.Modelos de dados são classificados de acordo com o nível de abstração empregado. Para aplicações geográficas, são considerados quatro níveis distintos de abstração:
1.Nível do mundo real.
2.Nível de representação conceitual.
3.Nível de apresentação.
4.Nível de implementação.
A – Oferece um conjunto de conceitos formais com os quais as entidades geográficas podem ser modeladas da forma como são percebidas pelo usuário, em um alto nível de abstração.
B – Contém os fenômenos geográficos reais a representar, como rios, ruas e cobertura vegetal.
C – Define padrões, formas de armazenamento e estruturas de dados para implementar cada tipo de representação, os relacionamentos entre elas e as necessárias funções e métodos.
D – Oferece ferramentas com as quais se pode especificar os diferentes aspectos visuais que as entidades geográficas têm de assumir ao longo de seu uso em aplicações.
1.A; 2.C; 3.D; 4.B.
1.D; 2.C; 3.A; 4.B.
1.B; 2.A; 3.D; 4.C.
1.C; 2.A; 3.B; 4.D.
2. Os sistemas de arquitetura dual de bancos de dados geográficos podem ser de dois tipos:
Sistemas no qual o SGBD relacional é parte da ferramenta SIG (Sistemas de Informação Geográfica e Externos na qual a comunicação se dá através de links ou vínculos.
Sistemas no qual o SGBD relacional é independente da ferramenta SIG (Sistemas de Informação Geográfica e Externos na qual a comunicação se dá através de links ou vínculos.
Sistemas no qual o SGBD relacional é parte da ferramenta SIG (Sistemas de Informação Geográfica e Internos na qual a comunicação se dá através de links ou vínculos.
Sistemas no qual o SGBD relacional é independente da ferramenta SIG (Sistemas de Informação Geográfica e Internos na qual a comunicação se dá através de links ou vínculos.
3. A organização do banco de dados envolve, basicamente, um mecanismo eficiente de ­­__________________ e _______________ de dados, cujo gerenciamento é controlado pelo Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Complete as lacunas.
Coleta; armazenamento.
Armazenamento; manipulação.
Levantamento; manipulação.
Coleta; tratamento.
4. A realidade geográfica pode ser percebida segundo duas visões: a visão de campos e a visão de objetos.
Na visão de campos o espaço geográfico é visto como uma linha contínua onde a cada ponto é associado um ou vários valores de atributos, definido como uma função contínua de x em y e na visão de objetos, a realidade é vista como uma superfície ocupada por uma coleção de entidades distintas e identificáveis e cada posição (X,Y) do espaço estará ocupada.
Na visão de campos o espaço geográfico é visto como uma superfície contínua onde a cada ponto é associado um ou vários valores de atributos, definido como uma função contínua de x em y e na visão de objetos, a realidade é vista como uma superfície ocupada por uma coleção de entidades distintas e identificáveis e cada posição (X,Y) do espaço poderá estar ou não ocupada.
Na visão de campos a realidade é vista como uma superfície ocupada por uma coleção de entidades distintas e identificáveis e cada posição (X,Y) do espaço poderá estar ou não ocupadae na visão de objetos o espaço geográfico é visto como uma superfície contínua onde a cada ponto é associado um ou vários valores de atributos, definido como uma função contínua de x em y.
Na visão de campos a realidade é vista como uma superfície ocupada por uma coleção de entidades distintas e identificáveis e cada posição (X,Y) do espaço estará ocupadae na visão de objetos o espaço geográfico é visto como uma linha contínua onde a cada ponto é associado um ou vários valores de atributos, definido como uma função contínua de x em y.
5. No universo formal:
Busca-se estabelecer um conjunto de entidades ilógicas que agrupem os diferentes conceitos da ontologia de aplicação da forma mais abrangente possível.
Busca-se estabelecer um conjunto de entidades lógicas que agrupem os diferentes conceitos do universo de implementação da forma mais abrangente possível.
Busca-se estabelecer um conjunto de entidades ilógicas que agrupem os diferentes conceitos do universo de implementação da forma mais abrangente possível.
Busca-se estabelecer um conjunto de entidades lógicas que agrupem os diferentes conceitos da ontologia de aplicação da forma mais abrangente possível.
6. Para abordar o problema fundamental da Geoinformação, que é a produção de representações computacionais do espaço geográfico, utiliza-se o paradigma dos quatro universos, são eles EXCETO:
Universo Formal.
Universo Espacial.
Universo Ontológico.
Universo de Implementação.
7. Nas estruturas matriciais, quando a decomposição é regular, o modelo utiliza uma grade regular (também chamado de raster) onde as células constituintes (também chamadas de pixels) são definidas por:
Polígonos de forma fixa.
Polígonos de tamanho fixo.
Polígonos de forma variável.
Polígonos de tamanho variável.
8. A modelagem do mundo real é uma atividade complexa porque envolve a discretização do espaço como parte do processo de abstração, visando obter representações adequadas aos fenômenos geográficos. Os fatores envolvidos nesse processo de discretização do espaço são inúmeros. Entre eles citamos:
1.Transcrição da informação geográfica em unidades lógicas de dados.
2.Forma como as pessoas percebem o espaço.
3.Natureza diversificada dos dados geográficos.
A – O aspecto cognitivo na percepção espacial é um dos aspectos que faz com que a modelagem de dados geográficos seja diferente da modelagem tradicional.
B – Além de geometria, localização no espaço, informações associadas e características temporais, os dados geográficos ainda podem prover de origens distintas.
C – O esquema de uma aplicação geográfica é uma representação limitada da realidade, tendo em vista a natureza finita e discreta da representação nos computadores.
1.A; 2.C; 3.B.
1.C; 2.B; 4.A.
1.B; 2.A; 3.C.
1.C; 2.A; 3.B.
9. A respeito das quatro escalas de mensuração da teoria da medida.
( ) A escala nominal classifica objetos em classes distintas sem ordem inerente, como rótulos que podem ser quaisquer símbolos.
( ) A escala de razão permite um tratamento mais analítico da informação, pois nela o ponto de referência zero é arbitrário, determinado por alguma condição natural.
( ) A escala por intervalo possui um ponto zero não arbitrário, uma distância proporcional entre os intervalos e uma faixa de medidas entre [-∞,∞].
( ) A escala ordinal introduz a ideia de ordenação, caracterizando os objetos em classes distintas que possuem uma ordem natural.
V – F – F – V.
V – V – V – F.
F – F – F – F.
F – V – F – V.
10. A respeito da teoria da medida, a referência geral mais importante sobre escalas de medidas propõe quatro escalas de mensuração:
Nominal, cardinal, intervalo e proporção.
Nominal, cardinal, variação e proporção.
Nominal, ordinal, intervalo e razão.
Ordinal, intervalo, razão e proporção.

Continue navegando