Buscar

Conheça segredos da distribuição dos espaços2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Diálogo entre culturas
Texto: Nuri Farias
Voltada para o setor de TI, consultoria e soluções corporativas, a Tata Consultancy Services (TCS) ganhou uma nova sede no Brasil com projeto de interiores assinado pelo escritório Arealis. A TCS é integrante do Grupo Tata, maior conglomerado industrial da Índia.
A Tata é a maior empresa da Índia. Atua em mais de 100 países, com cerca de 300 mil funcionários no mundoEnrico Benedetti
Considerando as origens da companhia, os arquitetos brasileiros buscaram fazer uma releitura contemporânea dos códigos estéticos da cultura indiana, propondo ambientes inovadores, que promovem mobilidade, fluidez, produtividade e bem-estar para os colaboradores no espaço de trabalho. O Grupo Lock Engenharia também participou do projeto, estabelecendo perfeita sinergia com a arquitetura.
A empresa está sediada dentro do Complexo Madeira Alphaville, cujo projeto arquitetônico foi assinado por Ricardo Julião Arquitetura e Urbanismo.
“A Tata é a maior empresa da Índia. Atua em mais de 100 países, com cerca de 300 mil funcionários no mundo”, conta o arquiteto Enrico Benedetti, da Arealis.
Pavimentação corporativa
A nova sede brasileira da TCS ocupa três andares do Complexo Madeira Alphaville, o que representa uma área construída de 3 mil m².
No primeiro nível ficam a recepção, uma área social e as salas dos executivos. Há também um showroom – uma exigência particular para expor o estilo de trabalho logo na entrada do escritório. Esse espaço foi montado para receber os novos clientes e apresentar as áreas de atuação da empresa. Seu layout é flexível, podendo ser dividido em duas salas de reunião.
Ainda nesse andar principal, encontram-se as áreas abertas para as equipes comerciais e projetuais, que são interligadas por um percurso colorido e geométrico que oferece inúmeros espaços colaborativos, promovendo mobilidade corporativa, ambientações informais e troca de ideias.
O tom azul, próprio da empresa, foi espelhado por todo o percurso nos dutos das instalações e ar-condicionado Foto: Maíra Acayaba
No segundo nível – organizado de forma ampla e aberta – estão os espaços de trabalho com capacidade para 350 colaboradores, e eles foram inseridos na periferia das lajes para melhor aproveitamento da luz natural. O mesmo percurso interno presente no primeiro andar interliga nesse setor as áreas de descompressão (com cafeteria e bistrô), os espaços colaborativos e as salas fechadas para os executivos.
Já o terceiro nível foi dedicado exclusivamente aos clientes, com setor de apoio e serviços, sala de data center e treinamento, áreas de descompressão e wellness. Todos esses espaços são intercalados por áreas abertas e fechadas voltadas às operações. Os ambientes colaborativos e phone booths foram distribuídos em quatro ângulos do percurso interior, facilitando as interações e melhorando o repartimento.
Para evidenciar ainda mais a importância dessa ‘rua’ interna, espelhamos a sua geometria no teto, onde usamos a cor corporativa da Tata, que é um azul superbonitoEnrico Benedetti
Geometria indiana
Benedetti se baseou no perfil da TCS para executar o trabalho. Os cromatismos e as formas característicos da cultura indiana foram as diretrizes para integrar a estética e a tecnologia, criando um projeto inovador e 100% globalizado.
O percurso interno que une os setores de cada andar foi definido por uma geometria aleatória de linhas retas, onde as curvas que representam a Índia foram simplificadas e geometrizadas. Essa via de acesso recebeu cores, texturas e desenhos diferentes. O destaque fica por conta da alternância entre os pisos vinílicos coloridos e a combinação dos carpetes que fazem referência aos traçados dos tapetes indianos.
Mariana Guedes, sócia e arquiteta da Arealis, foi quem realizou a pesquisa e encontrou os carpetes que se encaixaram perfeitamente no projeto.
“Para evidenciar ainda mais a importância dessa ‘rua’ interna, espelhamos a sua geometria no teto, onde usamos a cor corporativa da Tata, que é um azul superbonito”, comenta a arquiteta. Além disso, esse tom de azul foi espelhado por todo o percurso nos dutos das instalações e ar-condicionado.
O corredor de acesso foi criado no intuito de unir todos os setores do escritório, favorecendo o encontro e a comunicação entre colaboradores e clientes. O percurso da via é marcado pelo TCS Customer Experience Center, onde estão todos os departamentos do escritório, áreas de staff, salas de reunião e espaços colaborativos, todos desenhados sem ornamentos, com linhas retas e ângulos variados.

Continue navegando