Buscar

SAUDE DO HOMEM AV1

Prévia do material em texto

CURSO: GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM				CAMPUS: 
	DISCIPLINA:	CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM	 TURMA:
	PROFESSOR:						
	ALUNO (A): 
	AV1 ( X ) AV2 ( ) AV3 ( )
Com base nos conhecimentos apreendidos, responda as questões abaixo. Boa Prova!
1- Baseado nos conhecimentos apreendidos cite 3 motivos que fazem com que os homens apresentem maiores taxas de morbimortalidade no Brasil e no Mundo (1,0 ponto).
R: Baseado nos conhecimentos o que fazem com que os homens apresentem maiores taxas de morbimortalidade no Brasil e no Mundo são: a utilização de álcool e outras drogas com frequência; procuram menos atendimento de saúde e não se alimentam adequadamente.
2- Cite as 5 principais causas de mortalidade e morbidade dos homens no Brasil (1,0 ponto).
R: As principais causas de mortalidade são: causas externas, doenças do aparelho circulatório, neoplasias, doenças do aparelho digestivo e DIP. Já as de morbidade são: internação por traumatismo craniano, doenças de aparelho digestivo, do aparelho circulatório e do aparelho respiratório e o DIP.
3- Descreva os seguintes aspectos relacionados a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (1,5 pontos):
a) Qual seu objetivo: objetivo de promover melhoria nas condições da saúde dos homens no Brasil, contribuindo assim com a redução da mortalidade e morbidade da população masculina. Mediante a facilitar o acesso a serviços de assistência integral a saúde.
b) Público alvo (idade): homens entre 25 á 59 anos.
c) Eixos temáticos: Acesso a acolhimento, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado, prevenção de violências e acidentes, principais agravos/ condições crônicas.
4- Pensando na sua atuação como enfermeiro no Sistema Único de Saúde, cite uma estratégia/ação/intervenção que pode ser desenvolvida para cada eixo temático da PNAISH (2,0 pontos).
Acesso a acolhimento: adotar práticas centradas no usuário, desenvolver e planejar ações para obter resultados possíveis para que a acessibilidade possibilite que cheguem aos serviços e o acesso permite o uso dos serviços.
 
Saúde sexual e reprodutiva: Ampliar o conhecimento e participação no planejamento familiar e também no processo de escolher os métodos anticonceptivos.
Paternidade e cuidado: Desenvolver palestras voltadas a educabilidade do pré-natal, parto e pós parto.
.
Prevenção de violências e acidentes: Orientar ações voltada a morbimortalidade por causas externas.
Principais agravos/condições crônicas: Contribuir para a promoção da saúde da população e prevenir o desenvolvimento das doenças crônicas e suas complicações.
5- Sabemos que as doenças cardiovasculares são um importante grupo de doenças que mais acometem os homens, sendo responsáveis por um grande número de internações e mortes no Brasil. O enfermeiro possui com a sua prática, um vasto potencial de intervenção (cuidados de enfermagem) na saúde do homem, em relação aos fatores de risco para essas doenças. Pensando nisso, cite quais são os fatores de risco modificáveis relacionados as doenças cardiovasculares e 01 possibilidade de intervenção para cada fator de risco. (2,0)
Tabagismo: Registrar a situação atual do uso do cigarro e a história do fumante.
Obesidade: Realizar ações de promoção de saúde, orientação de alimentação saudável e prevenção do excesso de peso, realizar ações de vigilância nutricional.
Sedentarismo: Avaliar os transtornos para a saúde que ocasiona um estilo de vida sedentária.
Hipertensão arterial: Monitorizar da Pressão Arterial.
Triglicerídeos elevados: Prevenir o aparecimento das comorbidades decorrentes desse mal.
Diabetes: Monitorar os níveis de glicose sanguínea conforme indicação.
Má alimentação: comunicar a nutricionista para intervenção nutricional.
6- Marque verdadeiro ou falso (0,5 ponto):
A(v) Há de se reconhecer que a construção da masculinidade influencia diretamente na vulnerabilidade às doenças graves e crônicas e, sobretudo, à morte mais precoce. Por conta desta vulnerabilidade e das altas taxas de morbidade, morrem mais homens do que mulheres durante o ciclo evolutivo de vida e muitas dessas mortes poderiam ser evitadas, se não fosse à resistência masculina diante da procura pelos serviços de saúde.
B(f) A lei do acompanhante prioriza a presença do pai como visita durante a internação da mulher na maternidade;
C(v) Os homens preferem utilizar os serviços de pronto-atendimento, farmácias e prontos-socorros, que respondem mais objetivamente às suas demandas, sendo atendidos mais rapidamente e expondo seus problemas com uma maior facilidade. No entanto, como só procuram o serviço quando já estão doentes, acabam tendo a sua saúde agravada;
D(f) Os acidentes de trânsito, assim como as causas relacionadas a violência não influenciam na morbimortalidade dos homens no Brasil.

Continue navegando