Buscar

atividade 2 medicina e cirurgia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Os vasos linfáticos iniciais são os vasos de menor calibre quando nos referimos às estruturas do sistema linfático. Eles já foram chamados de capilares linfáticos e ainda é possível encontrar essa nomenclatura na literatura. Os vasos linfáticos iniciais percorrem toda a a superfície da derme, coletando líquidos do tecido conjuntivo e interstício.
Dentre as opções apresentadas, qual é a correta em relação à função dos vasos linfáticos iniciais?
* Eles absorvem moléculas maiores quenao seriam absorvidas pelo sistema venoso 
Sabemos que durante o processo de recuperação do paciente, no período de pós-operatório não é indicado a aplicação de terapias que promovam calor. O calor pode provocar vasodilatação e apesar de ser importante que a circulação local aconteça de forma efetiva para o aporte de nutrientes, a formação do edema causado pode atrapalhar o processo de cicatrização e acarretar prejuízos ao paciente.
Quais seriam as complicações causadas pela aplicação de calor na região da cirurgia?
· Edema e indução de maior processo inflamatório
Nosso sistema linfático é dividido em duas categorias: superficial e profundo. Dessa maneira, se torna mais fácil identificar quais regiões cada parte do sistema linfático se refere. Na drenagem, trabalhamos apenas o sistema linfático superficial, uma vez que a localização do profundo torna sua mobilização impossível. Nosso sistema linfático é extenso e alcança todas as partes do organismo, assim como o sistema venoso.
Sabendo que temos essa divisão do sistema linfático em superficial e profundo, a quais estruturas cada um se refere, respectivamente?
· Pele e músculos
Temos na face alguns principais grupos de linfonodos. Eles estão presentes na região de mento, mandíbula, próximos das orelhas e na região de nuca.  Na drenagem linfática, é indispensável que saibamos a localização dos principais grupos de linfonodos para que a técnica seja aplicada corretamente. Cada grupo é responsável por uma região específica da face, auxiliando a filtragem da linfa de forma efetiva.
Tendo em vista a localização dos linfonodos na face, quais se encontram no terço médio da face, filtrando a linfa da região de queixo, orbicular da boca e lateral do nariz?
· Linfonodo submsndibular e submentuais
A drenagem linfática manual (DLM) é um método de mobilização da linfa que retira o acúmulo de líquido de determinadas regiões corporais, resultando em melhora local da oxigenação e circulação nos tecidos, na aceleração da cicatrização de ferimentos, no aumento da capacidade de absorção de hematomas e equimoses e melhora no retorno da sensibilidade.”  (SCHWUCHOW, L. S. Estudo do uso da drenagem linfática manual no pós-operatório da lipoaspiração de tronco em mulheres. Revista da Graduação, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 1-9, 2008. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/2777. Acesso em: 21 jan. 2020. Analise as sentenças a seguir e relação entra elas:
A drenagem linfática é de extrema importância no período de pós-operatório PORQUE nessa fase, o corpo se encontra edemaciado devido ao trauma cirúrgico e alteração da homeostase do organismo, causando dores, desconforto e mal-estar ao paciente.
Assinale a alternativa correta.
· Primeira e segunda verdadeira e segunda justivica a primeira
Algumas peculiaridades são importantes em relação ao sistema hidrodinâmico dos vasos linfáticos. Uma delas é a presença de válvulas, que desempenham o importante papel de manter o fluxo unidirecional, evitando o refluxo, e fazem parte da estrutura contrátil do vaso linfático (linfangion). O linfangion é a porção de vaso linfático compreendido entre duas válvulas que exerce atividade pulsátil. É semelhante ao coração, por ter atividade contrátil própria.” (GODOY, J. M. P.; GODOY, M. F. Drenagem linfática manual: novo conceito. https://www.researchgate.net/journal/1677-5449_Jornal_Vascular_Brasileiro, v. 3, p. 77-80, 2004. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/305851230_Drenagem_linfatica_manual_novo_conceito. Acesso em: 21 jan. 2020.)
Assinale a alternativa que indica os locais onde podemos encontrar a estrutura citada no texto.
· Vasos coletores.
“O principal objetivo das blefaroplastias inferiores é o rejuvenescimento palpebral, que quase sempre é obtido mediante adequada ressecção do corpo adiposo da órbita (“bolsas adi   posas”) e, quando necessário, tratamento cutâneo. São conhecidas duas vias de acesso para o tratamento da pálpebra inferior. A primeira via de acesso é a transcutânea, em que são removidos pele, musculatura e corpo adiposo da órbita através de uma incisão cutânea infra ciliar.” (ISHIZUKA, C. K. Autoestima em pacientes submetidas a blefaroplastia. Rev. Bras. Cir. Plást., São Paulo, v. 27, n. 1, p. 31-36, Mar.  2012.   Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-51752012000100007&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 jan.  2020).
A blefaroplastia é uma cirurgia para correção de:
 
· Pálpebra superior e inferior.
O esteticista pode, em qualquer cirurgia estética, realizar procedimentos pós-operatórios no paciente com o intuito de melhorar a cicatrização e reduzir o tempo de recuperação, além de oferecer bem-estar, diminuindo os efeitos dessa fase. É possível também diminuir o risco de complicações, por exemplo, a deiscência de sutura, que pode ser causada pela formação intensa de edema, atrapalhando a cicatrização.
Analise as asserções a seguir e relação entre elas:
Para que o profissional de estética consiga realizar um trabalho completo e seguro é muito importante que ele esteja em contato com o médico responsável pela cirurgia PORQUE será o médico que decidirá quais procedimentos deverão ser aplicados no paciente operado por ele.
Agora, assinale a alternativa correta.
· Primeira verdadeira segunda falsa
A drenagem linfática tem como objetivo aumentar o volume e a velocidade da linfa a ser transportada pelos vasos e ductos linfáticos, por meio de manobras que imitem o bombeamento fisiológico. Ela tem influência direta no aumento da oxigenação dos tecidos, favorece a eliminação de toxinas e metabólitos, aumenta a absorção de nutrientes por meio do trato digestório, aumenta a quantidade de líquidos a ser eliminada e melhora as condições de absorção intestinal, dentre outras funções.” (SBD. Drenagem linfática. Procedimentos Médicos - Drenagem Linfática, [201-]. Disponível em: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/procedimentos/drenagem-linfatica/19/.  Acesso em: 15 jan. 2020).
Sabemos os efeitos da drenagem linfática no organismo. Apesar de apresentar muitos benefícios, a DLM, assim como todos os procedimentos estéticos, apresenta contraindicações. Assinale a alternativa que indica contraindicação para a DLM.
· Infecção
Na fase de pós-operatório, o uso de eletroterapia é permitido uma vez que os aparelhos sejam escolhidos e usados da forma correta. Sabemos que nesse período todo aparelho que cause efeito térmico deverá ser dispensado. O foco é a melhora da oxigenação do tecido, maior rapidez na cicatrização e redução dos riscos de complicações no pós-operatório.
De acordo com as informações acima, assinale a alternativa que aponta um aparelho permitido na fase de pós-operatório:
· Microcorrentes.

Continue navegando