Buscar

- ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA FISIOLOGIA

Prévia do material em texto

Importância dos movimentos gastrintestinais
Nome Completo: Patrícia Isadora Neves da Silva
Matrícula: 01339601
Curso: Nutrição
No processo de digestão, nosso alimento move-se pelo sistema digestório e sofre modificações que garantem o aproveitamento dos nutrientes necessários para nosso organismo. Essa movimentação ocorre de maneira involuntária e sem que nós percebamos que ela está ocorrendo. O movimento que permite que o alimento transite pelo nosso tubo digestório é denominado de peristáltico. Os movimentos peristálticos são fundamentais para que o processo de digestão ocorra de maneira adequada. Eles ocorrem graças à movimentação de músculos lisos encontrados em porções do esôfago, estômago e intestino que garantem que o bolo alimentar chegue ao estômago e que o bolo fecal seja eliminado do corpo.
Os músculos lisos encontrados no sistema digestório possuem nervos do sistema nervoso autônomo (a parte do sistema nervoso relacionada com a comunicação interna do organismo). No esôfago, os movimentos peristálticos atuam como movimentos ondulados e de contração que fazem com que o bolo alimentar seja levado lentamente em direção ao estômago. Além de garantir que o alimento siga em direção ao estômago, o peristaltismo permite que o bolo alimentar seja misturado com os sucos digestivos.No intestino delgado, os movimentos peristálticos podem ser de dois tipos: ondas lentas e ondas rápidas. As ondas lentas são limitadas a pequenos segmentos do intestino, enquanto as ondas rápidas permitem que a massa alimentar percorra longas porções intestinais.
Vale frisar que os movimentos peristálticos e outros movimentos realizados pelo intestino permitem também que o quimo seja transformado em quilo. Essa transformação ocorre porque o material recém-chegado do estômago (quimo) acaba sendo misturado às enzimas e à bile pelas contrações, transformando-se, assim, em quilo. Os movimentos peristálticos são tão eficazes que, mesmo que fiquemos de cabeça para baixo, o alimento segue na direção correta.
Referências: SARDINHA, Vanessa. MOVIMENTOS PERISTÁLTICOS E SUA IMPORTÂNCIA PARA A DIGESTÃO. Biologia Net, Rede Omnia, 2020. Disponível em:<https://www.biologianet.com/anatomia-fisiologia-animal/movimentos-peristalticos-sua-importancia-para-digestao.htm#:~:text=No%20es%C3%B4fago%2C%20os%20movimento%20perist%C3%A1lticos,lentamente%20em%20dire%C3%A7%C3%A3o%20ao%20est%C3%B4mago.&text=Assim%20sendo%2C%20podemos%20perceber%20que,garantir%20a%20propuls%C3%A3o%20do%20alimento> Acesso em: 16, Novembro 2020.

Continue navegando

Outros materiais