Buscar

A Importancia Dos Movimentos Gastroinstestinais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Importância Dos Movimentos Gastrointestinais
O Sistema digestório é fundamental, assim como todos os outros sistemas do corpo humano, seu bom funcionamento reflete diretamente na saúde e bem estar. Esse sistema é responsável por degradar, ou seja, transformar os alimentos em moléculas menores, para que seus nutrientes sejam usados pelas células do nosso corpo. 
O Movimento peristáltico é essencial em todo o processo que o alimento passa ao longo do trato gastrointestinal, esses movimentos são como ondas, que se contraem e essas contrações ajudam a locomover e misturar o alimento com as secreções produzidas pelo sistema. Essa movimentação ocorre de maneira involuntária e é de grande importância para que a digestão ocorra corretamente. 
No esôfago, os movimentos peristálticos fazem com que o bolo alimentar seja direcionado ao estômago lentamente. O movimento peristáltico também permite que o bolo alimentar seja misturado com os sucos digestivos.
No intestino delgado, os movimentos peristálticos garantem a movimentação do quimo, mas também ajudam na homogeneização com enzimas digestivas, secreções e a bile, nesse processo o quimo se transforma em kilo. A movimentação do bolo alimentar pode ser lenta ou rápida, dependendo do segmento do intestino.
Na porção do cólon, no intestino grosso, também acontecem movimentos peristálticos, que garantem a preparação para o processo de defecação.

Continue navegando