Buscar

GESTOR AEROPORTUÁRIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GESTOR AEROPORTUÁRIO 
Gustavo Henrique Bueno Braga
Matrícula: 01398272
Ciências aeronáutica 
Como gestor aeroportuário, é fundamental conhecer todas as normas emanadas pelos órgãos reguladores aplicadas ao setor de aeroportos, a fim de garantir a segurança e a eficiência das operações aeroportuárias.
Com relação à norma sobre RESA (Runway End Safety Area), que é uma área de segurança localizada no final das pistas de pouso e decolagem, ela está estabelecida no regulamento nacional da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) - RBAC 154, que trata dos requisitos para a implantação e operação de aeródromos.
Com as novas exigências relacionadas à RESA, que foram estabelecidas pela ANAC em 2020, pode-se dizer que a implementação dessa norma pode apresentar algumas dificuldades para os gestores aeroportuários. Uma das principais dificuldades é a necessidade de adequação das áreas já existentes, o que pode requerer obras e investimentos significativos.
Além disso, a implementação da norma pode demandar a revisão de procedimentos e protocolos de segurança, treinamento de pessoal e aquisição de novos equipamentos e tecnologias.
Diante dessas dificuldades, é importante que o gestor aeroportuário realize um planejamento estratégico para a implementação da norma, levando em consideração as particularidades de cada aeroporto e as possibilidades de investimento da empresa.
Entre as ações imediatas que podem ser tomadas pelo gestor aeroportuário diante dessa nova norma, podemos destacar a elaboração de um plano de ação para a implementação das novas exigências, a realização de estudos de viabilidade técnica e financeira, a definição de prazos e metas para a adequação das áreas e a busca por parcerias e financiamentos para viabilizar os investimentos necessários.
Caso seja considerado inviável a aplicação da norma sobre RESA em um determinado aeroporto, o gestor aeroportuário deve buscar alternativas para garantir a segurança das operações aeroportuárias. Uma das possibilidades é a ampliação da área de segurança existente, por meio da realização de obras de ampliação. Outra alternativa é a adoção de medidas de mitigação de riscos, como a utilização de novas tecnologias e equipamentos de segurança.
É importante ressaltar que a não aplicação da norma pode acarretar em sanções por parte dos órgãos reguladores, além de colocar em risco a segurança das operações aeroportuárias e a vida dos usuários do aeroporto.
Caso o gestor aeroportuário considere a implementação da norma inviável ou de extrema dificuldade, é importante que ele entre em contato com o órgão regulador responsável, no caso a ANAC, para apresentar justificativas e buscar alternativas para garantir a segurança das operações aeroportuárias.
O órgão regulador pode adotar diversas medidas em relação à implementação das normas. Uma delas é a realização de fiscalização para verificar o cumprimento das exigências estabelecidas. Além disso, o órgão pode promover a revisão das normas existentes, com o objetivo de torná-las mais flexíveis ou adaptáveis às particularidades de cada aeroporto.
Caso a implementação da norma seja considerada inviável em um determinado aeroporto, o órgão regulador pode avaliar a possibilidade de flexibilizar as exigências ou estabelecer prazos mais longos para a adequação das áreas de segurança. No entanto, é importante ressaltar que a segurança das operações aeroportuárias deve ser sempre priorizada, e que as alternativas adotadas devem garantir um nível adequado de segurança para os usuários do aeroporto.
BIBLIOGRAFIA
https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/39325/1/Angela%20Di%20Giovanni%20Ramos.pdf 
https://www.parraengenharia.com/post/resa-runway-end-safety-area 
https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/27431/1/Impacto%20da%20R.E.S.A%20na%20avia%C3%A7%C3%A3o.pdf 
https://pergamum.anac.gov.br/arquivos/RBAC154EMD01.PDF

Outros materiais