Logo Passei Direto
Buscar

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - ATIVIDADE 03

User badge image
Cleo Vieira

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Questões resolvidas

Prévia do material em texto

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
 ATIVIDADE 03 
Os grupos de contas contábeis que são apresentados no Balanço Patrimonial (BP) seguem certa distribuição em sua estrutura, ou seja, as contas com maior grau de liquidez são apresentadas por primeiro, e as contas com menor grau de liquidez são apresentadas por último. Como exemplo, podemos citar as disponibilidades de caixa e os ativos intangíveis, que são os extremos da demonstração com relação ao grupo do ativo.
Frente a essa disposição do BP, escreva sobre os indicadores de liquidez: seca, corrente, geral e imediata. Explique em detalhes quais são suas principais diferenças e quais são seus objetivos.
RESPOSTA:
Através de informações obtidas em relatórios, os analistas podem comparar e compreender com exatidão o desempenho e a real situação de uma empresa. Para isto, eles podem extrair informações de indicadores contábeis e financeiros a fim de traçar estratégias e corrigir possíveis deficiências.
A análise pode ser feita utilizando-se demonstrações financeiras como o BP - Balanço Patrimonial e o DRE – Demonstração do Resultado de Exercício, porém, também pode ser realizada por meio de quocientes financeiros, objetivando fornecer subsídios para tomada de decisões. Estes indicadores são classificados como de liquidez corrente, seca, imediata, geral e capital circulante líquido, todavia neste exercício serão citadas apenas as características e finalidades dos quatro primeiros que são voltados à liquidez de uma empresa:
Indicador de liquidez seca (LS): Identifica a relação entre o ativo circulante com o passivo circulante, excluindo estoques, pois considera apenas os ativos que podem ser facilmente convertidos em dinheiro sem a necessidade de vender estoques, ou seja, este indicador retrata se há alguma dependência da venda do estoque, para cumprimento de seus compromissos de curto prazo. Obtém-se este indicador através da divisão: 
LS= AC - Estoques 
 PC
Indicador de liquidez corrente (LC): Identifica a capacidade de uma empresa honrar seus compromissos de curto prazo, somente com seus ativos de maior liquidez, ou seja, o objetivo deste indicador é medir a saúde financeira de uma companhia., além de manter suas operações diárias. Obtém-se o indicador através da divisão do valor dos ativos circulantes pelo valor das obrigações de curto prazo. 
LC = AC
 PC
Indicador de liquidez geral: Identifica a capacidade de uma empresa converter seus ativos em dinheiro, ou seja, quanto maior a possibilidade de conversão, maior é a liquidez do negócio. O objetivo deste indicador é avaliar a capacidade da empresa em honrar todos os seus compromissos financeiros, tanto de curto como de longo prazo. Obtém-se este indicador através da divisão do valor dos ativos circulantes mais o valor dos ativos não circulantes pelo valor das obrigações de curto prazo mais o valor das obrigações de longo prazo.
LG = AC + ANC
 PC + PNC
Indicador de liquidez imediata (LI):  Identifica a capacidade da empresa em liquidar seus compromissos imediatamente, em caso de uma eventual emergência financeira, considerando apenas os ativos mais líquidos da empresa, ou seja, aqueles que podem ser facilmente convertidos em dinheiro instantaneamente, como caixa e seus equivalentes, (saldos de bancos, aplicações financeiras a resgatar em até 90 dias) e sem considerar estoques. O objetivo deste indicador é avaliar a capacidade da empresa de honrar seus compromissos financeiros de curto prazo de forma imediata. Obtém-se este indicador através da divisão do valor dos ativos mais líquidos, pelo valor das obrigações de curto prazo.
LI = Disponível
 PC
Fontes:
Material Didático FMU 
https://www.dicionariofinanceiro.com/indices-de-liquidez/

Mais conteúdos dessa disciplina