Logo Passei Direto
Buscar

Questão Enfrentamento da arbovirose

User badge image
Liliane Dalto

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Para que as ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) aconteçam de forma alinhada às necessidades de saúde dos trabalhadores, em sintonia com o perfil epidemiológico e de morbimortalidade dos usuários e fundamentada por meio de critérios técnico-científicos, faz-se necessária uma apropriação de instrumentos e ferramentas capazes de auxiliar no planejamento e desenvolvimentos destas ações nos territórios.
Sobre as afirmações, está correto afirmar que:
1. O mapeamento dos processos produtivos formais inseridos nos territórios de responsabilidade sanitária da Atenção Primária à Saúde (APS). Afinal, são eles os principais objetos de atuação da VISAT no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
2. Outra ação para a VISAT é o reconhecimento dos riscos ocupacionais e ambientais presentes nos ambientes e processos de trabalho. Esta atividade é necessária para o desenvolvimento de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e notificação de agravos nos territórios.
3. A etapa de investigação da organização do trabalho deve ser realizada em situações cujos trabalhadores estejam formalmente vinculados ao mercado de trabalho. Ou seja, possuam carteira assinada de acordo com os marcos regulatórios da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
4. Durante a etapa de investigação dos processos produtivos, recomenda-se uma avaliação criteriosa de todas as etapas envolvidas: desde a aquisição das matérias-primas até o seu produto final. Desta forma, é possível ter clareza de todos os potenciais riscos à saúde e ao ambiente.
a. Apenas a afirmação 1 está correta.
b. Apenas a afirmação 3 está correta.
c. As afirmações 2 e 4 estão corretas.
d. Apenas a afirmação 4 está correta.

A produção do cuidado em Saúde do Trabalhador pela Atenção Primária à Saúde ganha ainda mais importância no contexto pandêmico em que vivemos. Milhares de famílias recorreram à informalidade como última alternativa para sua sobrevivência. Muitas delas, inclusive, utilizando-se de suas residências como locais para a realização destas atividades.
A partir do contexto acima descrito, assinale a alternativa que descreve corretamente o desenvolvimento das ações da Vigilância de Saúde do Trabalhador (VISAT) no âmbito da Atenção Primária à Saúde:
a. Sobre as ações de VISAT voltadas para o combate das arboviroses em ambientes de trabalho e residências, torna-se estratégica a centralidade e o protagonismo dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), que historicamente reúnem as competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento destas atividades nos territórios.
b. A VISAT pode ser caracterizada exclusivamente pela vigilância das doenças e dos agravos relacionados ao ambiente de trabalho formal e a vigilância dos ambientes e processos que envolvem a saúde do trabalhador, desde que sejam formalmente contratados por meio da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
c. No Brasil, a VISAT pode ser compreendida como sinônimo de informação para a ação. Sua prática se desenvolve nos territórios, a partir da realização de atividades de campo, onde o trabalho real acontece, de preferência lado a lado com os trabalhadores.
d. Do ponto de vista da vigilância dos ambientes e processos de trabalho, cabe aos profissionais de saúde identificarem os principais riscos ocupacionais e ambientais presentes nos ambientes e processos de trabalho, evitando a participação dos trabalhadores como forma de não enviesar sua análise técnica da realidade.

Os cartazes de campanhas de combate à dengue são exemplos de comunicação de risco. Normalmente, a divulgação, ou a intensificação das campanhas, ocorre em períodos em que há maior proliferação dos mosquitos e que constituem, muitas vezes, cenários epidêmicos.
Assinale a alternativa que melhor justifica a realização de campanhas de combate à dengue em períodos não epidêmicos.
a. As ações de comunicação e mobilização social devem ser um processo esporádico.
b. As ações de comunicação e mobilização social devem ocorrer em áreas de menores riscos.
c. As ações de comunicação e mobilização social devem ocorrer para o público médico.
d. As ações de comunicação e mobilização social devem ser um processo contínuo.

Os condicionantes da expansão da dengue nas Américas e no Brasil são similares e referem-se, em grande parte, ao modelo de crescimento econômico implementado na região, caracterizado pelo crescimento desordenado dos centros urbanos.
Sobre os métodos de vigilância e controle do Aedes aegypti, preconizados pelo Ministério da Saúde, é correto afirmar que:
a. As atividades de bloqueio de transmissão devem, preferencialmente, ser adotadas após análise atualizada pela equipe de controle de vetores sobre indicadores da área onde será feita a intervenção, permitindo, assim, avaliar o impacto das medidas adotadas. Esta análise independe de dados provenientes da vigilância epidemiológica.
b. A baixa adesão da população à manutenção dos imóveis livres de criadouros após a visita dos Agentes de Combate às Endemias - ACE - é uma importante limitação ao controle de Ae. aegypti nos domicílios. Por esse motivo, as estratégias e processos de educação em saúde devem estimular a mudança de comportamento dos cidadãos.
c. O controle de focos consiste na eliminação de todos os depósitos que ofereçam condições favoráveis à oviposição do vetor, devendo ser realizado, preferencialmente, por meio de controle químico, de forma a garantir o não crescimento das formas larvárias do vetor.
d. A resistência dos vetores aos larvicidas e inseticidas utilizados no Brasil não precisa ser avaliada, já que esses larvicidas e inseticidas são fornecidos pelo próprio Ministério da Saúde e todos passam por testes de qualidade feitos pela coordenação do Programa de Controle da Dengue.

Assinale a alternativa que contêm duas atribuições principais dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), referentes às ações de vigilância e controle das arboviroses.
a. 1) Acompanhar e analisar os indicadores entomológicos e epidemiológicos, utilizando-os para subsidiar a tomada de decisão pelo nível gerencial ou político; 2) Promover reuniões com supervisores de campo e com os demais parceiros do trabalho, no âmbito institucional e com a comunidade.
b. 1) Encaminhar os casos suspeitos de arboviroses às Unidades de Atenção Primária à Saúde, de acordo com as orientações da Secretaria Municipal de Saúde; 2) Promover reuniões com a comunidade, com objetivo de mobilizá-la para ações de prevenção e controle das arboviroses.
c. 1) Participar do planejamento das ações de campo na área sob sua responsabilidade, definindo, caso necessário, estratégias específicas, de acordo com a realidade local; 2) Prever, adquirir, distribuir, controlar e fiscalizar os insumos e materiais de consumo utilizados no trabalho de campo.
d. 1) Realizar a pesquisa larvária em imóveis, para levantamento de índices e descobrimento de focos, bem como em armadilhas e em pontos estratégicos (PE), conforme orientação técnica vigente; 2) Prever, adquirir, distribuir, controlar e fiscalizar os insumos e materiais de consumo utilizados no trabalho de campo.

A comunicação de risco compreende um conjunto de estratégias que são essenciais para o combate das arboviroses. Acerca desse assunto, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. As atribuições sobre o planejamento e as atividades de comunicação de risco no combate das arboviroses são apenas de gestores públicos e comunicadores, na perspectiva multidisciplinar entre comunicação e política pública.
b. A comunicação de risco deve ser desenvolvida tanto em emergências em saúde pública, como em cenários não epidêmicos.
c. O engajamento comunitário é aspecto central para a concretização das ações de comunicação de risco. Por isso, as comunidades de risco devem ser apenas o público-alvo das ações, levando em conta o reconhecimento de suas características, ao invés de serem mobilizadas no planejamento e avaliação das diretrizes de comunicação de risco.

Historicamente, a estruturação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde dos Trabalhadores (RENAST) é marcada por avanços e desafios que permearam o desenvolvimento e consolidação da atenção à Saúde do Trabalhador no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste contexto, são considerados marcos importantes para a institucionalização das ações e serviços em Saúde do Trabalhador no âmbito do SUS:
Com base nas afirmacoes acima, é correto afirmar que:
1. A criação da RENAST, que representou a principal estratégia para a organização da Saúde do Trabalhador no âmbito do SUS.
2. A incorporação do conceito de Rede de Atenção à Saúde no âmbito da Saúde do Trabalhador, de modo a operacionalizar estratégias de vigilância e assistência à saúde dos trabalhadores no âmbito do SUS.
3. A centralidade da Atenção Primária em Saúde como principal referência para a capilarização e disseminação das ações de Saúde do Trabalhador, de modo a fortalecer uma atuação mais efetiva nos territórios, fundamentada por critérios epidemiológicos e sociais.
4. A incorporação efetiva, em suas concepções, paradigmas e ações, do lugar que o trabalho ocupa na vida dos indivíduos e na sua relação junto aos processos de morbimortalidade vivenciados pela população trabalhadora.
a. Somente as afirmações 1 e 4 estão corretas.
b. As afirmações 1, 2 e 3 estão corretas.
c. Apenas a afirmação 1 está correta.
d. A afirmação 3 não está correta.

A patogenia das arboviroses é complexa e envolve características do agente patógeno, do hospedeiro com suas individualidades e até de aspectos socioambientais. Nesse contexto, as primeiras células infectadas, após a picada dos mosquitos, são:
Escolha uma opção:
a. As células dendríticas na pele, que migram para o fígado. Em seguida, os arbovírus se disseminam via corrente sanguínea, atingindo outros órgãos e tecidos.
b. As células vermelhas presentes na corrente sanguínea. Em seguida, os arbovírus se multiplicam nos linfonodos e migram para a pele e outros órgãos e tecidos.
c. As células dendríticas na pele, que migram para os linfonodos. Em seguida, os arbovírus se disseminam via corrente sanguínea, atingindo outros órgãos e tecidos.
d. Os linfócitos circulantes na corrente sanguínea. Em seguida, os arbovírus se multiplicam nos linfonodos e migram para a pele e outros órgãos e tecidos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Para que as ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) aconteçam de forma alinhada às necessidades de saúde dos trabalhadores, em sintonia com o perfil epidemiológico e de morbimortalidade dos usuários e fundamentada por meio de critérios técnico-científicos, faz-se necessária uma apropriação de instrumentos e ferramentas capazes de auxiliar no planejamento e desenvolvimentos destas ações nos territórios.
Sobre as afirmações, está correto afirmar que:
1. O mapeamento dos processos produtivos formais inseridos nos territórios de responsabilidade sanitária da Atenção Primária à Saúde (APS). Afinal, são eles os principais objetos de atuação da VISAT no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
2. Outra ação para a VISAT é o reconhecimento dos riscos ocupacionais e ambientais presentes nos ambientes e processos de trabalho. Esta atividade é necessária para o desenvolvimento de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e notificação de agravos nos territórios.
3. A etapa de investigação da organização do trabalho deve ser realizada em situações cujos trabalhadores estejam formalmente vinculados ao mercado de trabalho. Ou seja, possuam carteira assinada de acordo com os marcos regulatórios da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
4. Durante a etapa de investigação dos processos produtivos, recomenda-se uma avaliação criteriosa de todas as etapas envolvidas: desde a aquisição das matérias-primas até o seu produto final. Desta forma, é possível ter clareza de todos os potenciais riscos à saúde e ao ambiente.
a. Apenas a afirmação 1 está correta.
b. Apenas a afirmação 3 está correta.
c. As afirmações 2 e 4 estão corretas.
d. Apenas a afirmação 4 está correta.

A produção do cuidado em Saúde do Trabalhador pela Atenção Primária à Saúde ganha ainda mais importância no contexto pandêmico em que vivemos. Milhares de famílias recorreram à informalidade como última alternativa para sua sobrevivência. Muitas delas, inclusive, utilizando-se de suas residências como locais para a realização destas atividades.
A partir do contexto acima descrito, assinale a alternativa que descreve corretamente o desenvolvimento das ações da Vigilância de Saúde do Trabalhador (VISAT) no âmbito da Atenção Primária à Saúde:
a. Sobre as ações de VISAT voltadas para o combate das arboviroses em ambientes de trabalho e residências, torna-se estratégica a centralidade e o protagonismo dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), que historicamente reúnem as competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento destas atividades nos territórios.
b. A VISAT pode ser caracterizada exclusivamente pela vigilância das doenças e dos agravos relacionados ao ambiente de trabalho formal e a vigilância dos ambientes e processos que envolvem a saúde do trabalhador, desde que sejam formalmente contratados por meio da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
c. No Brasil, a VISAT pode ser compreendida como sinônimo de informação para a ação. Sua prática se desenvolve nos territórios, a partir da realização de atividades de campo, onde o trabalho real acontece, de preferência lado a lado com os trabalhadores.
d. Do ponto de vista da vigilância dos ambientes e processos de trabalho, cabe aos profissionais de saúde identificarem os principais riscos ocupacionais e ambientais presentes nos ambientes e processos de trabalho, evitando a participação dos trabalhadores como forma de não enviesar sua análise técnica da realidade.

Os cartazes de campanhas de combate à dengue são exemplos de comunicação de risco. Normalmente, a divulgação, ou a intensificação das campanhas, ocorre em períodos em que há maior proliferação dos mosquitos e que constituem, muitas vezes, cenários epidêmicos.
Assinale a alternativa que melhor justifica a realização de campanhas de combate à dengue em períodos não epidêmicos.
a. As ações de comunicação e mobilização social devem ser um processo esporádico.
b. As ações de comunicação e mobilização social devem ocorrer em áreas de menores riscos.
c. As ações de comunicação e mobilização social devem ocorrer para o público médico.
d. As ações de comunicação e mobilização social devem ser um processo contínuo.

Os condicionantes da expansão da dengue nas Américas e no Brasil são similares e referem-se, em grande parte, ao modelo de crescimento econômico implementado na região, caracterizado pelo crescimento desordenado dos centros urbanos.
Sobre os métodos de vigilância e controle do Aedes aegypti, preconizados pelo Ministério da Saúde, é correto afirmar que:
a. As atividades de bloqueio de transmissão devem, preferencialmente, ser adotadas após análise atualizada pela equipe de controle de vetores sobre indicadores da área onde será feita a intervenção, permitindo, assim, avaliar o impacto das medidas adotadas. Esta análise independe de dados provenientes da vigilância epidemiológica.
b. A baixa adesão da população à manutenção dos imóveis livres de criadouros após a visita dos Agentes de Combate às Endemias - ACE - é uma importante limitação ao controle de Ae. aegypti nos domicílios. Por esse motivo, as estratégias e processos de educação em saúde devem estimular a mudança de comportamento dos cidadãos.
c. O controle de focos consiste na eliminação de todos os depósitos que ofereçam condições favoráveis à oviposição do vetor, devendo ser realizado, preferencialmente, por meio de controle químico, de forma a garantir o não crescimento das formas larvárias do vetor.
d. A resistência dos vetores aos larvicidas e inseticidas utilizados no Brasil não precisa ser avaliada, já que esses larvicidas e inseticidas são fornecidos pelo próprio Ministério da Saúde e todos passam por testes de qualidade feitos pela coordenação do Programa de Controle da Dengue.

Assinale a alternativa que contêm duas atribuições principais dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), referentes às ações de vigilância e controle das arboviroses.
a. 1) Acompanhar e analisar os indicadores entomológicos e epidemiológicos, utilizando-os para subsidiar a tomada de decisão pelo nível gerencial ou político; 2) Promover reuniões com supervisores de campo e com os demais parceiros do trabalho, no âmbito institucional e com a comunidade.
b. 1) Encaminhar os casos suspeitos de arboviroses às Unidades de Atenção Primária à Saúde, de acordo com as orientações da Secretaria Municipal de Saúde; 2) Promover reuniões com a comunidade, com objetivo de mobilizá-la para ações de prevenção e controle das arboviroses.
c. 1) Participar do planejamento das ações de campo na área sob sua responsabilidade, definindo, caso necessário, estratégias específicas, de acordo com a realidade local; 2) Prever, adquirir, distribuir, controlar e fiscalizar os insumos e materiais de consumo utilizados no trabalho de campo.
d. 1) Realizar a pesquisa larvária em imóveis, para levantamento de índices e descobrimento de focos, bem como em armadilhas e em pontos estratégicos (PE), conforme orientação técnica vigente; 2) Prever, adquirir, distribuir, controlar e fiscalizar os insumos e materiais de consumo utilizados no trabalho de campo.

A comunicação de risco compreende um conjunto de estratégias que são essenciais para o combate das arboviroses. Acerca desse assunto, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. As atribuições sobre o planejamento e as atividades de comunicação de risco no combate das arboviroses são apenas de gestores públicos e comunicadores, na perspectiva multidisciplinar entre comunicação e política pública.
b. A comunicação de risco deve ser desenvolvida tanto em emergências em saúde pública, como em cenários não epidêmicos.
c. O engajamento comunitário é aspecto central para a concretização das ações de comunicação de risco. Por isso, as comunidades de risco devem ser apenas o público-alvo das ações, levando em conta o reconhecimento de suas características, ao invés de serem mobilizadas no planejamento e avaliação das diretrizes de comunicação de risco.

Historicamente, a estruturação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde dos Trabalhadores (RENAST) é marcada por avanços e desafios que permearam o desenvolvimento e consolidação da atenção à Saúde do Trabalhador no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste contexto, são considerados marcos importantes para a institucionalização das ações e serviços em Saúde do Trabalhador no âmbito do SUS:
Com base nas afirmacoes acima, é correto afirmar que:
1. A criação da RENAST, que representou a principal estratégia para a organização da Saúde do Trabalhador no âmbito do SUS.
2. A incorporação do conceito de Rede de Atenção à Saúde no âmbito da Saúde do Trabalhador, de modo a operacionalizar estratégias de vigilância e assistência à saúde dos trabalhadores no âmbito do SUS.
3. A centralidade da Atenção Primária em Saúde como principal referência para a capilarização e disseminação das ações de Saúde do Trabalhador, de modo a fortalecer uma atuação mais efetiva nos territórios, fundamentada por critérios epidemiológicos e sociais.
4. A incorporação efetiva, em suas concepções, paradigmas e ações, do lugar que o trabalho ocupa na vida dos indivíduos e na sua relação junto aos processos de morbimortalidade vivenciados pela população trabalhadora.
a. Somente as afirmações 1 e 4 estão corretas.
b. As afirmações 1, 2 e 3 estão corretas.
c. Apenas a afirmação 1 está correta.
d. A afirmação 3 não está correta.

A patogenia das arboviroses é complexa e envolve características do agente patógeno, do hospedeiro com suas individualidades e até de aspectos socioambientais. Nesse contexto, as primeiras células infectadas, após a picada dos mosquitos, são:
Escolha uma opção:
a. As células dendríticas na pele, que migram para o fígado. Em seguida, os arbovírus se disseminam via corrente sanguínea, atingindo outros órgãos e tecidos.
b. As células vermelhas presentes na corrente sanguínea. Em seguida, os arbovírus se multiplicam nos linfonodos e migram para a pele e outros órgãos e tecidos.
c. As células dendríticas na pele, que migram para os linfonodos. Em seguida, os arbovírus se disseminam via corrente sanguínea, atingindo outros órgãos e tecidos.
d. Os linfócitos circulantes na corrente sanguínea. Em seguida, os arbovírus se multiplicam nos linfonodos e migram para a pele e outros órgãos e tecidos.

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 8,34 de 8,34
Marcar questão
Texto da questão
Para que as ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) aconteçam de forma alinhada às necessidades de saúde dos trabalhadores, em sintonia com o perfil epidemiológico e de morbimortalidade dos usuários e fundamentada por meio de critérios técnico-científicos, faz-se necessária uma apropriação de instrumentos e ferramentas capazes de auxiliar no planejamento e desenvolvimentos destas ações nos territórios. 
Neste sentido, são consideradas etapas fundamentais para o planejamento e o desenvolvimento de ações de VISAT nos territórios: 
1. O mapeamento dos processos produtivos formais inseridos nos territórios de responsabilidade sanitária da Atenção Primária à Saúde (APS). Afinal, são eles os principais objetos de atuação da VISAT no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
2. Outra ação para a VISAT é o reconhecimento dos riscos ocupacionais e ambientais presentes nos ambientes e processos de trabalho. Esta atividade é necessária para o desenvolvimento de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e notificação de agravos nos territórios.
3. A etapa de investigação da organização do trabalho deve ser realizada em situações cujos trabalhadores estejam formalmente vinculados ao mercado de trabalho. Ou seja, possuam carteira assinada de acordo com os marcos regulatórios da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
4. Durante a etapa de investigação dos processos produtivos, recomenda-se uma avaliação criteriosa de todas as etapas envolvidas: desde a aquisição das matérias-primas até o seu produto final. Desta forma, é possível ter clareza de todos os potenciais riscos à saúde e ao ambiente.
Sobre as afirmações, está correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. Apenas a afirmação 1 está correta.
b. Apenas a afirmação 3 está correta.
c. As afirmações 2 e 4 estão corretas. 
Muito bem!! 
Você conseguiu identificar as etapas fundamentais para o planejamento e o desenvolvimento de ações de VISAT nos territórios.
d. Apenas a afirmação 4 está correta.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: As afirmações 2 e 4 estão corretas.
Questão 2
Correto
Atingiu 8,34 de 8,34
Marcar questão
Texto da questão
Na periferia das grandes cidades, os mosquitos estão se proliferando em quintais e terrenos abandonados. Frequentemente adentram nas residências humanas ao final do dia. Sob a visão da saúde ambiental, é possível afirmar que uma das medidas preventivas imediatas a ser orientada, observando o contexto destas comunidades, é:
Escolha uma opção:
a. Usar inseticidas em toda a comunidade.
b. Aplicar repelentes em toda a comunidade.
c. Evitar o acúmulo de lixo e entulhos. 
A alternativa está correta porque evitar o acúmulo de lixo e de entulhos é uma medida relacionada à vigilância ambiental em saúde.
d. Usar armadilhas para capturar os mosquitos.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Evitar o acúmulo de lixo e entulhos.
Questão 3
Correto
Atingiu 8,34 de 8,34
Marcar questão
Texto da questão
Desde o final da década de 1960, com o relaxamento das medidas de controle, o mosquito Aedes aegypti foi reintroduzido no território nacional, sendo encontrado hoje em todos os estados brasileiros. 
Sobre a caracterização dessa presença do Ae. aegypti em determinada área, podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
a. A pesquisa larvária objetiva a estratificação das áreas de risco entomológico e o monitoramento das ações de controle realizadas, sendo essa inspeção feita normalmente em uma amostragem de imóveis.  
Pode ser feito o levantamento de índice amostral (LIA) ou o levantamento rápido (LIRAa).
b. A confiabilidade dos indicadores entomológicos estimados por meio de ovitrampas e do LIRAa não depende da qualidade do trabalho da equipe envolvida. É necessário que realizem inspeção criteriosa em busca de criadouros, análise laboratorial adequada do material coletado, além de registro fidedigno dos dados nos boletins e no sistema.
c. O LIRAa foi desenvolvido para obter indicadores entomológicos de maneira rápida, permite priorizar e selecionar ações de controle para áreas de maior risco dentro do município, identificando a situação da infestação de formas adultas (mosquitos alados). 
d. A armadilha de oviposição  (ovitrampa) é o método mais adequado para medir a infestação, com alta sensibilidade na detecção precoce de vetores, independente do nível de infestação do local. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A pesquisa larvária objetiva a estratificação das áreas de risco entomológico e o monitoramento das ações de controle realizadas, sendo essa inspeção feita normalmente em uma amostragem de imóveis. 
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 8,33
Marcar questão
Texto da questão
A produção do cuidado em Saúde do Trabalhador pela Atenção Primária à Saúde ganha ainda mais importância no contexto pandêmico em que vivemos. Milhares de famílias recorreram à informalidade como última alternativa para sua sobrevivência. Muitas delas, inclusive, utilizando-se de suas residências como locais para a realização destas atividades. 
A partir do contexto acima descrito, assinale a alternativa que descreve corretamente o desenvolvimento das ações da Vigilância de Saúde do Trabalhador (VISAT) no âmbito da Atenção Primária à Saúde:
Escolha uma opção:
a. Do ponto de vista da vigilância dos ambientes e processos de trabalho, cabe aos profissionais de saúde identificarem os principais riscos ocupacionais e ambientais presentes nos ambientes e processos de trabalho, evitando a participação dos trabalhadores como forma de não enviesar sua análise técnica da realidade.
b. Sobre as ações de VISAT voltadas para o combate das arboviroses em ambientes de trabalho e residências, torna-se estratégica a centralidade e o protagonismo dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), que historicamente reúnem as competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento destas atividades nos territórios. 
Historicamente, os ACE desenvolveram competências e habilidades essencialmente voltadas para o combate e controle das arboviroses. Contudo, a realização de ações de VISAT pouco fizeram parte do seu cotidiano de trabalho. Neste sentido, faz-se necessária uma articulação interprofissional com outros profissionais que atuam no setor Saúde, de modo a qualificar as ações de VISAT nos territórios.
c. A VISAT pode ser caracterizada exclusivamente pela vigilância das doenças e dos agravos relacionados ao ambiente de trabalho formal e a vigilância dos ambientes e processos que envolvem a saúde do trabalhador, desde que sejam formalmente contratados por meio da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
d. No Brasil, a VISAT pode ser compreendida como sinônimo de informação para a ação. Sua prática se desenvolve nos territórios, a partir da realização de atividades de campo, onde o trabalho real acontece, de preferência lado a lado com os trabalhadores.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: No Brasil, a VISAT pode ser compreendida como sinônimo de informação para a ação. Sua prática se desenvolve nos territórios, a partir da realização de atividades de campo, onde o trabalho real acontece, de preferência lado a lado com os trabalhadores.
Questão 5
Correto
Atingiu 8,33 de 8,33
Marcar questão
Texto da questão
Os cartazes de campanhas de combate à dengue são exemplos de comunicação de risco (Figura abaixo). Normalmente, a divulgação, ou a intensificação das campanhas, ocorre em períodos em que há maior proliferação dos mosquitos e que constituem, muitas vezes, cenários epidêmicos. No entanto, é importante a veiculação de campanhas em períodos não epidêmicos. Assinale a alternativa que melhor justifica a realização de campanhas de combate à dengue em períodos não epidêmicos.
Cartaz de campanha de combate a dengue.
Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Campanhas de saúde. Combate ao mosquito. Cartazes. 2019.
Escolha uma opção:
a. As ações de comunicação e mobilização social devem ser um processo esporádico.b. As ações de comunicação e mobilização social devem ocorrer em áreas de menores riscos.
c. As ações de comunicação e mobilização social devem ocorrer para o público médico.
d. As ações de comunicação e mobilização social devem ser um processo contínuo. 
Muito bem! Você acertou. As ações de comunicação e mobilização social devem ser um processo amplo e contínuo, ou seja, abrangem tanto as emergências em saúde pública como situações de normalidade.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: As ações de comunicação e mobilização social devem ser um processo contínuo.
Questão 6
Correto
Atingiu 8,34 de 8,34
Marcar questão
Texto da questão
Os condicionantes da expansão da dengue nas Américas e no Brasil são similares e referem-se, em grande parte, ao modelo de crescimento econômico implementado na região, caracterizado pelo crescimento desordenado dos centros urbanos. Desta forma, se não forem controladas, as epidemias de dengue levarão a uma importante carga aos serviços de saúde e à economia do país. 
Sobre os métodos de vigilância e controle do Aedes aegypti, preconizados pelo Ministério da Saúde, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. O controle de focos consiste na eliminação de todos os depósitos que ofereçam condições favoráveis à oviposição do vetor, devendo ser realizado, preferencialmente, por meio de controle químico, de forma a garantir o não crescimento das formas larvárias do vetor. 
b. As atividades de bloqueio de transmissão devem, preferencialmente, ser adotadas após análise atualizada pela equipe de controle de vetores sobre indicadores da área onde será feita a intervenção, permitindo, assim, avaliar o impacto das medidas adotadas. Esta análise independe de dados provenientes da vigilância epidemiológica.
c. A baixa adesão da população à manutenção dos imóveis livres de criadouros após a visita dos Agentes de Combate às Endemias - ACE - é uma importante limitação ao controle de Ae. aegypti nos domicílios. Por esse motivo, as estratégias e processos de educação em saúde devem estimular a mudança de comportamento dos cidadãos.  
A afirmação está correta, pois sem a participação comunitária não será possível o controle desse vetor.
d. A resistência dos vetores aos larvicidas e inseticidas utilizados no Brasil não precisa ser avaliada, já que esses larvicidas e inseticidas são fornecidos pelo próprio Ministério da Saúde e todos passam por testes de qualidade feitos pela coordenação do Programa de Controle da Dengue.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A baixa adesão da população à manutenção dos imóveis livres de criadouros após a visita dos Agentes de Combate às Endemias - ACE - é uma importante limitação ao controle de Ae. aegypti nos domicílios. Por esse motivo, as estratégias e processos de educação em saúde devem estimular a mudança de comportamento dos cidadãos. 
Questão 7
Correto
Atingiu 8,33 de 8,33
Marcar questão
Texto da questão
A maioria dos arbovírus pode gerar infecções assintomáticas, ou produzir doenças leves não específicas, ou até com sintomas muito graves. Assinale a alternativa que apresenta as principais manifestações clínicas observadas nos estágios iniciais de uma infecção sintomática causada por um arbovírus.
Escolha uma opção:
a. Síndrome respiratória aguda grave, podendo estar acompanhada de dor de cabeça.
b. Síndrome febril nos estágios iniciais, podendo estar acompanhada de infecção urinária.
c. Síndrome respiratória aguda grave, podendo estar acompanhada de infecção urinária.
d. Síndrome febril nos estágios iniciais, podendo estar acompanhada de dor de cabeça. 
Muito bem! Você acertou. De modo geral, nas infecções sintomáticas por arbovírus, são observados quadros febris nos estágios iniciais, acompanhadas de dor de cabeça, dores no corpo e/ou sintomas gastrointestinais.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Síndrome febril nos estágios iniciais, podendo estar acompanhada de dor de cabeça.
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 8,33
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa que contêm duas atribuições principais dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), referentes às ações de vigilância e controle das arboviroses.
Escolha uma opção:
a. 1) Realizar a pesquisa larvária em imóveis, para levantamento de índices e descobrimento de focos, bem como em armadilhas e em pontos estratégicos (PE), conforme orientação técnica vigente; 2) Prever, adquirir, distribuir, controlar e fiscalizar os insumos e materiais de consumo utilizados no trabalho de campo. 
Alternativa incorreta. Veja bem! Essas atribuições são do Agente de Controle de Endemias e do Supervisor. Fazem parte das atribuições dos ACS, o encaminhamento de casos suspeitos de arboviroses e ações de prevenção e controle das arboviroses.
b. 1) Encaminhar os casos suspeitos de arboviroses às Unidades de Atenção Primária à Saúde, de acordo com as orientações da Secretaria Municipal de Saúde; 2) Promover reuniões com a comunidade, com objetivo de mobilizá-la para ações de prevenção e controle das arboviroses.
c. 1) Participar do planejamento das ações de campo na área sob sua responsabilidade, definindo, caso necessário, estratégias específicas, de acordo com a realidade local; 2) Prever, adquirir, distribuir, controlar e fiscalizar os insumos e materiais de consumo utilizados no trabalho de campo.
d. 1) Acompanhar e analisar os indicadores entomológicos e epidemiológicos, utilizando-os para subsidiar a tomada de decisão pelo nível gerencial ou político; 2) Promover reuniões com supervisores de campo e com os demais parceiros do trabalho, no âmbito institucional e com a comunidade.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: 1) Encaminhar os casos suspeitos de arboviroses às Unidades de Atenção Primária à Saúde, de acordo com as orientações da Secretaria Municipal de Saúde; 2) Promover reuniões com a comunidade, com objetivo de mobilizá-la para ações de prevenção e controle das arboviroses.
Questão 9
Correto
Atingiu 8,33 de 8,33
Marcar questão
Texto da questão
 Considerando o recente cenário de transmissão de várias arboviroses nas principais capitais brasileiras, com relação às características da dengue, zika, e chikungunya, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. O vírus da dengue é um arbovírus do gênero Flavivírus, transmitido pela picada da fêmea do mosquito Ae. aegypti, no ciclo: homem → Ae. aegypti → homem. 
O vírus da dengue, principalmente no continente americano, é transmitido pelo Ae. aegypti.
b. Zika é uma doença viral aguda em que a maior parte dos casos costumam ser graves, podendo levar as pessoas a óbito.
c. Todos os casos de chikungunya vão evoluir para forma crônica da doença, com artralgia persistindo por anos.
d. Na dengue, há transmissão por contato direto de um doente e de suas secreções com uma pessoa sadia.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O vírus da dengue é um arbovírus do gênero Flavivírus, transmitido pela picada da fêmea do mosquito Ae. aegypti, no ciclo: homem → Ae. aegypti → homem.
Questão 10
Incorreto
Atingiu 0,00 de 8,33
Marcar questão
Texto da questão
A comunicação de risco compreende um conjunto de estratégias que são essenciais para o combate das arboviroses. Acerca desse assunto, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. As atribuições sobre o planejamento e as atividades de comunicação de risco no combate das arboviroses são apenas de gestores públicos e comunicadores, na perspectiva multidisciplinar entre comunicação e política pública.
b. Para a definição das estratégias de comunicação de risco para o combate das arboviroses, é importante que sejam avaliados os conhecimentos, crenças e práticas da população, bem como sejam ouvidas as suas dúvidas e preocupações.
c. A comunicação de risco mobiliza diferentes estratégias, exclusivamente durante emergências em saúde pública, para prover o público sobre os riscos a respeito de uma determinada situação ou de um dado comportamento, visando a promoção e adoção de atitudes que possibilitem o bem-estar de si edo coletivo. 
A comunicação de risco deve ser desenvolvida tanto em emergências em saúde pública, como em cenários não epidêmicos.
d. O engajamento comunitário é aspecto central para a concretização das ações de comunicação de risco. Por isso, as comunidades de risco devem ser apenas o público-alvo das ações, levando em conta o reconhecimento de suas características, ao invés de serem mobilizadas no planejamento e avaliação das diretrizes de comunicação de risco.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Para a definição das estratégias de comunicação de risco para o combate das arboviroses, é importante que sejam avaliados os conhecimentos, crenças e práticas da população, bem como sejam ouvidas as suas dúvidas e preocupações.
Questão 11
Correto
Atingiu 8,33 de 8,33
Marcar questão
Texto da questão
Historicamente, a estruturação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde dos Trabalhadores (RENAST) é marcada por avanços e desafios que permearam o desenvolvimento e consolidação da atenção à Saúde do Trabalhador no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). 
Neste contexto, são considerados marcos importantes para a institucionalização das ações e serviços em Saúde do Trabalhador no âmbito do SUS: 
1. A criação da RENAST, que representou a principal estratégia para a organização da Saúde do Trabalhador no âmbito do  SUS.
2. A incorporação do conceito de Rede de Atenção à Saúde no âmbito da Saúde do Trabalhador, de modo a operacionalizar estratégias de vigilância e assistência à saúde dos trabalhadores no âmbito do  SUS.
3. A centralidade da Atenção Primária em Saúde como principal referência para a capilarização e disseminação das ações de Saúde do Trabalhador, de modo a fortalecer uma atuação mais efetiva nos territórios, fundamentada por critérios epidemiológicos e sociais.
4. A incorporação efetiva, em suas concepções, paradigmas e ações, do lugar que o trabalho ocupa na vida dos indivíduos e na sua relação junto aos processos de morbimortalidade vivenciados pela população trabalhadora. 
Com base nas afirmações acima, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. Somente as afirmações 1 e 4 estão corretas.
b. As afirmações 1, 2  e 3 estão corretas. 
Muito bem! Você marcou a opção correta e conseguiu compreender bem os principais marcos para a institucionalização das ações e serviços em Saúde do Trabalhador no âmbito do SUS.
c. Apenas a afirmação 1 está correta.
d. A afirmação 3 não está correta.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: As afirmações 1, 2  e 3 estão corretas.
Questão 12
Correto
Atingiu 8,33 de 8,33
Marcar questão
Texto da questão
A patogenia das arboviroses é complexa e envolve características do agente patógeno, do hospedeiro com suas individualidades e até de aspectos socioambientais. Nesse contexto, as primeiras células infectadas, após a picada dos mosquitos, são:
Escolha uma opção:
a. Os linfócitos circulantes na corrente sanguínea.  Em seguida, os arbovírus se multiplicam nos linfonodos e migram para a pele e outros órgãos e tecidos.
b. As células dendríticas na pele, que migram para o fígado. Em seguida, os arbovírus se disseminam via corrente sanguínea, atingindo outros órgãos e tecidos.
c. As células vermelhas presentes na corrente sanguínea.  Em seguida, os arbovírus se multiplicam nos linfonodos e migram para a pele e outros órgãos e tecidos.
d. As células dendríticas na pele, que migram para os linfonodos. Em seguida, os arbovírus se disseminam via corrente sanguínea, atingindo outros órgãos e tecidos. 
Muito bem! Você acertou. Após a picada na pele, as células dendríticas infectadas migram para o linfonodo e, em seguida, os vírus se disseminam por via hematogênica para outros órgãos e tecidos.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: As células dendríticas na pele, que migram para os linfonodos. Em seguida, os arbovírus se disseminam via corrente sanguínea, atingindo outros órgãos e tecidos.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina