Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Clara Abrantes Moreira
IMPACTO DO RACISMO NA INFÂNCIA
O racismo continua sendo uma prática recorrente no cotidiano brasileiro. O difícil de entender, é o porquê das praticas racistas continuam a acontecer diariamente. A inferiorização do negro é fortalecida na escola por meio de livros didáticos e de políticas educacionais que afetam negativamente o indivíduo negro, porém é um assunto que deve ser debatido desde o berço.
Umas das formas de debater o racismo é sendo em sala de aula, que é fundamental para abrir discussões com as futuras gerações e quebrar estereótipos e preconceitos presentes na sociedade brasileira atual. Além da forma como as crianças negras deveriam ser tratadas igualmente no ambiente escolar. A utilização desse assunto em livros didáticos é necessária, pois conseguiria ajudar os jovens a promover uma reflexão sobre esse tema de diversidade étnico-racial, como por exemplo o livro Capitães da Areia, de Jorge Amado que ocorre o racismo na infância, onde os capitães que são claramente crianças de rua e que são excluídas pela sociedade, sem direito a ter as coisas básicas que um jovem deveria ter.
Dito tudo isso, faz-se necessário uma discussão intensa sobre a questão do negro em todos os âmbitos de nossa sociedade, para analisarmos e assumirmos que nossa sociedade é racista , que o racismo acontece sim e que ele deve ser combatido, para que assim possamos caminhar para uma sociedade mais justa.

Mais conteúdos dessa disciplina