Buscar

Tecido sanguíneo

Prévia do material em texto

TECIDO SANGUÍNEO
Introdução
-> O sangue humano, originado pelo tecido hematopoiético, é um tecido especializado constituído por células e fragmentos de células denominados elementos figurados. Os elementos figurados são banhados pela matriz extracelular sanguínea líquida, que é denominada plasma sanguíneo. Este é formado, principalmente, por água e substâncias inorgânicas e orgânicas dissolvidas, como sais e proteínas. Todos as células do sangue são produzidas na medula óssea vermelha a partir de células-tronco.
-> Basicamente, existem duas linhagens distintas originárias de células-tronco pluripotentes na medula óssea vermelha: a linhagem mieloide e a linhagem linfóide. A primeira dará origem a eritrócitos, granulócitos, macrófagos e plaquetas, enquanto a segunda dará origem aos linfócitos. 
ELEMENTOS FIGURADOS
-> Glóbulo vermelho
· Células sanguíneas anucleadas em maior percentual no sangue, e as hemácias representam o principal mecanismo de transporte de gás oxigênio, porque apresentam em seu interior as moléculas de hemoglobina, pigmentos capazes de estabelecer ligação com o oxigêncio e de realizar o seu transporte em direção as células.
· A hemoglobina é composta por quatro subunidades protéicas – duas subunidades alfa e duas subunidades beta – e um grupo prostético, o heme. Esse grupo é formado por uma porfirina mais ferro no estado ferroso. A interação do ferro com o oxigênio se dá por afinidade e possibilita o transporte do gás pela hemácia. 
-> Quando ocorre baixa oxigenação tecidual, o organismo entende que há necessidade de mais hemácias para transporte de oxigênio. Assim, os rins secretam o hormônio eritopoietina, o qual atua na medula óssea estimulando a produção de eritrócitos.
-> Em virtude da sua curta duração, as hemácias são destruídas intracelularmente por células do sistema monocítico-macrófago no baço, no fígado e na medula óssea, por um processo denominado hemacaterese.
-> Se a degradação for superior a produção, a quantidade de hemácias estará abaixo do normal, prejudicando o transporte de gás oxigênio. Essa deficiência faz com que o organismo apresente um quadro de anemia caracterizado por cansaço, sonolência e deficiência respiratória.
-> Glóbulo branco (leucócito)
· Grupo de células sanguíneas multinucleadas, responsáveis pela defesa do organismo contra agentes invarores.
· Neutrófilos: apresentam atividade fagocítica e atuam eliminando antígenos estranhos
· Basófilos: liberam histamina e heparina, a primeira com atividade vasodilatadora e segunda com atividade anticoagulante
· Eosinófilos: possuem atividade contra parasitas e vírus por meio da liberação de grânulos citotóxicos que promovem danos teciduais
-> Assim como as hemácias, os leucócitos também podem apresentar variações em sua quantidade. Número aumentado de hemácias pode indicar algum antígeno que necessita ser destruído. Caso o número de leucócitos esteja abaixo do normal, caracteriza-se a leucopenia.
-> Plaqueta (trombócito)
· Fragmento de uma célula chamada megacariócito, responsável pela coagulação sanguínea. Ele se desintegra ainda na medula óssea, formando as plaquetas
· A deficiência de plaquetas, chamada trombopenia, determina a ocorrência de minúsculos sangramentos, uma vez que o processo de coagulação sanguínea é comprometido. Porém, o excesso de plaquetas, chamado de trombocitose, pode levar a formação de coágulos, possibilitando o desenvolvimento de uma trombose.

Continue navegando