Buscar

Produção de Biocombustível estudo diriido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Primeiramente bom dia, bom, eu trouxe uma matéria, ou seja, uma notícia que achei bem interessante e pertinente a disciplina, vou disponibilizar no chat o link.
Ela foi publicada no  AGROLINK  por Leonardo Gottems no dia 18/janeiro/2022 às 08:52h(bem recente neh) e tem como título: Tecnologia pode revolucionar produção de biodiesel.
Resumindo a matéria, A Plasma Blue, que é uma empresa norte americana, apresentou agora em janeiro de 2022 numa conferência internacional de biodiesel em Las Vegas, EUA, uma tecnologia que, segundo a empresa, pode revolucionar a forma de produzir biodiesel, tornando é totalmente livre de insumos não renováveis e mais econômico, pois não necessita de gás natural no processo. 
A empresa utiliza-se de uma tecnologia denominada de plasma para obtenção de biodiesel, assim, tornar o biodiesel muito mais barato do que os métodos tradicionais porque usam eletricidade em vez de gás natural para criar o processo." 
Eu fui procurar um pouco mais sobre esta metodologia e li que o plasma é formado pela aplicação de um campo elétrico intenso, que provoca a formação de uma autopropagação elétrica dentro do volume de gás. Uma vez gerado o gás ionizado, os elétrons colidem com as moléculas, criando espécies quimicamente ativas conhecidas como radicais. Uma vez formada, ela pode substituir os catalisadores químicos durante as reações de transesterificação que facilitam a separação de biodiesel formado.
Com isso o processo tem potencial para reduzir o consumo de energia e o custo de produção do biodiesel, além de não exigir nenhum tipo de insumo derivado do petróleo. “Como o processo usa menos energia em geral e é capaz de usar eletricidade, ele pode funcionar com geração eólica ou solar”, podemos usar etanol em vez de metanol conforme a professora citou aula passada, então se você usar painéis solares ou eólicos e bioetanol, você criaria biocombustíveis completamente livres de fósseis.
Por fim, essa tecnologia é considerada a maneira mais eficiente de produzir biodiesel e pode ser aplicado ao óleo de soja e outras matérias-primas que podem ser convertidas em plasma para a produção de biodiesel. 
De acordo com a empresa norte americana, usando eletricidade em vez de gás natural, os proprietários de usinas de biodiesel poderiam economizar de 5 a 8 centavos por galão no custo de produção (US$ 13,20 por metro). Além disso, essa eletricidade permite que a energia necessária venha da energia solar ou eólica para tornar o processo de biodiesel mais ecológico.

Outros materiais