Buscar

Biocombustiveis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Viabilidade da Produção Sustentável de Biodiesel a partir de Óleo de Palma
A crescente preocupação com as mudanças climáticas e a necessidade de redução das emissões de gases de efeito estufa têm impulsionado empresas como a Combustíveis BR a buscar alternativas mais sustentáveis no setor de combustíveis. Neste contexto, a utilização de biocombustíveis, como o biodiesel, ganha destaque como uma opção viável e promissora. No entanto, é crucial avaliar não apenas a eficiência ambiental do produto final, mas também os impactos socioambientais ao longo de toda a cadeia produtiva. Conforme a fala: “...Por várias razões, a palma de óleo tem despertado o interesse de cientistas, especialistas e, mais recentemente, de planejadores e do setor privado para a produção de biocombustíveis nas regiões tropicais.” (FRANCO, 2010). O comentário corrobora com o potencial que o óleo de palma representa para o futuro das atividades da Combustíveis BR.
Estudos demonstram que o biodiesel, produzido a partir de óleos vegetais como o óleo de palma, pode reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa em comparação com combustíveis fósseis. Esta alternativa se alinha com os objetivos de redução de emissões e transição para fontes mais limpas de energia. Portanto, a decisão da empresa em investir em biocombustíveis é coerente com as tendências globais e reflete seu compromisso com a sustentabilidade ambiental.
A produção de óleo de palma enfrenta desafios significativos relacionados ao uso da terra, incluindo desmatamento, queimadas e impactos sobre comunidades locais e ecossistemas. No entanto, o zoneamento agroecológico oferece uma ferramenta importante para garantir que a expansão do cultivo de dendê seja feita de forma sustentável, considerando fatores socioambientais e climáticos. Ao seguir essas diretrizes, a Combustíveis BR pode garantir que sua cadeia de suprimentos de óleo de palma seja livre de desmatamento e respeite os direitos das comunidades locais.
A legislação brasileira, representada pelo Renovabio, oferece um quadro regulatório que incentiva a produção e o uso de biocombustíveis de maneira sustentável. O programa estabelece metas de redução de emissões e promove a certificação dos biocombustíveis, garantindo sua qualidade e eficiência ambiental. A adesão ao Renovabio demonstra seu compromisso com as melhores práticas ambientais e sua contribuição para os objetivos de sustentabilidade do país.
Zoneamento Agroecológico. O documento sobre o zoneamento agroecológico do dendê na Amazônia fornece informações valiosas sobre as melhores práticas de produção e manejo sustentável do cultivo de óleo de palma. Considerado que o ZAE-Dendê (Zoneamento Agroecológico do Dendê para as Áreas Desmatadas da Amazônia Legal), foi um encomenda do Governo Federal, com apoio financeiro da Finep, a Amazônia Legal, estabelecida no artigo 2 da lei nº 5.173, de outubro de 1966, compreende Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, parte do Maranhão e cinco municípios de Goiás, sendo cerca de 59% do território brasileiro (IBGE, 2009), permitiu conhecer e espacializar o potencial agroecológico da cultura do dendezeiro, com o objetivo de produzir óleo para a alimentação humana e para biocombustíveis de forma sustentável e com baixo impacto na biodiversidade da região. ZAE-Dendê tem como objetivos específicos: - oferecer subsídios para a reestruturação da matriz energética brasileira através da produção de biocombustível; - oferecer alternativas econômicas sustentáveis aos produtores rurais da região, operando em agricultura empresarial ou familiar; - oferecer uma base para o planejamento do uso sustentável das terras em consonância com a legislação vigente; - propiciar o ordenamento territorial nas áreas desmatadas consolidadas e a consolidar da região amazônica em conformidade com o Zoneamento Ecológico – Econômico dos estados da região (ZEE); - fornecer bases para o planejamento de pólos de desenvolvimento no espaço rural em alinhamento com as políticas governamentais sobre segurança alimentar e energia.
Ao seguir as diretrizes delineadas neste documento, permitirá garantir que sua produção de biodiesel seja ambientalmente responsável e socialmente justa.
Conclusão:
Com base nas informações apresentadas, a produção sustentável de biodiesel a partir de óleo de palma emerge como uma alternativa viável para a Combustíveis BR. Ao adotar práticas sustentáveis ao longo de toda a cadeia produtiva e seguir as diretrizes estabelecidas pelo Renovabio e pelo zoneamento agroecológico, a empresa pode garantir que seu produto final contribua efetivamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo em que promove o desenvolvimento econômico e social das comunidades envolvidas.
Fonte:
Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis O RenovaBio. Disponível em:https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/renovabio/funcionamento
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Zoneamento agroecológico, produção e manejo da cultura de palma de óleo na Amazônia. Disponível em: https://www.oasisbr.ibict.br/vufind/Record/FAEMA-1_40bc3af2cc300ce89476039d60d82123
EMBRAPA Zoneamento agroecológico do dendezeiro para as áreas desmatadas da Amazônia Legal. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produto-servico/1248/zoneamento-agroecologico-do-dendezeiro-para-as-areas-desmatadas-da-amazonia-legal
FRANCO Avílio Antônio. Zoneamento Agroecológico, Produção e Manejo para a Cultura da Palma de Óleo na Amazônia. Embrapa Solos. Rio de Janeiro – RJ 2010. 9p. Disponível em: https://www.oasisbr.ibict.br/vufind/Record/FAEMA-1_40bc3af2cc300ce89476039d60d82123
Empresa de Pesquisa Energética RenovaBio. Disponível em: https://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/renovabio#:~:text=O%20RenovaBio%20%C3%A9%20uma%20iniciativa,sustentabilidade%20ambiental%2C%20econ%C3%B4mica%20e%20social.

Outros materiais