Buscar

exercicios modulo1 Fundamentos de economia e mercado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundamentos de economia e mercado
1. Sabe-se que Modelo Econômico é uma:
E. simplificação do sistema econômico através de gráficos, esquemas ou mesmo teorias.
O modelo econômico é também conhecido como modelo de representação da realidade.
2. No modelo do "Fluxo Circular da Economia" (Economia de Concorrência Pura), as empresas fazem parte dos mercados de fatores de produção da seguinte maneira:
A. São consumidores de insumos produtivos, inclusive da mão-de-obra oferecida pelas famílias.
As empresas são agentes transformadores e necessitam não apenas de matérias-primas, como também da mão de obra oferecida pelas famílias.
3. Com relação aos bens utilizados no sistema econômico, assinale a alternativa correta:
D.  Podemos atribuir características como peso e altura aos bens materiais.
Sim. Bens como roupas, alimentos ou livros, por exemplo, são de natureza material, tangíveis e podemos atribuir-lhes características físicas.
4. Os bens de capital são importantíssimos para o desenvolvimento e crescimento do sistema econômico. Em relação a sua definição, marque a alternativa CORRETA.
C. São aqueles utilizados na fabricação de outros bens, mas não se desgastam totalmente no processo produtivo.
É o caso de uma linha de produção.
5. Em relação aos fatores de produção, ou seja, insumos utilizados no processo de produção, assinale a alternativa que NÃO indica um fator de produção.
C. Salário.
O salário não é um recurso produtivo, mas sim a remuneração do recurso produtivo, denominado trabalho.
1-A análise do custo-benefício também pode ser considerada como análise de viabilidade econômica de um projeto e existem vários instrumentos que podem auxiliar no levantamento e identificação desses custos (ou desvantagens) e benefícios (vantagens). Se introduzirmos os custos e benefícios em um gráfico, é possível identificar a melhor alternativa. Com relação a esse gráfico, pode-se dizer que:
C. No quadrante inferior direito, os custos são inferiores aos benefícios, constituindo-se uma relação custo-benefício positiva.
No quadrante superior esquerdo, os custos são superiores aos benefícios, constituindo-se uma relação custo-benefício negativa. No quadrante inferior direito, os custos são inferiores aos benefícios, constituindo-se uma relação custo-benefício positiva, a melhor alternativa disposta no quadro. No quadrante superior direito, tanto os custos quanto os benefícios são elevados. Somente com a informação disponível no quadro, não sabemos qual deles é superior e não conseguimos definir se a relação custo-benefício é negativa ou positiva. No quadrante inferior esquerdo, tanto os custos quanto os benefícios são baixos. Somente com a informação disponível no quadro, não sabemos qual deles é superior e não conseguimos definir se a relação custo-benefício é negativa ou positiva.
2. Se em qualquer sociedade os bens pudessem ser produzidos em quantidades infinitas, não haveria o problema da escassez, ou seja, toda a demanda seria suficientemente atendida. Da mesma forma, se não houvesse o problema da escassez, não faria sentido falar em desperdício ou em uso irracional de recursos e, nesse caso, existiriam apenas os chamados:
A. Bens livres.
Quando a oferta por um bem é limitada e a demanda ilimitada, estamos tratando do problema da escassez e, portanto, de bens econômicos. Dentro da classificação de bens econômicos, se encontram os bens duráveis e os bens não-duráveis. Quando os bens se apresentam de forma ilimitada e obtê-los não exige nenhum ou pouco esforço, ou seja, quando não há escassez, estamos tratando de bens livres. Bens de consumo podem ser tanto livres quanto econômicos, pois simplesmente são destinados ao consumo dos indivíduos.
3. Sem água no planeta terra, a vida não seria possível. O diamante, por outro lado, não é necessário para a vida humana. No entanto, um litro de água na sua cidade é provavelmente muito mais barato do que uma pequena pedra de diamante. Por que isso ocorre?
B. Uma pedra de diamante é mais escassa que um litro de água.
Uma pequena pedra de diamante é muito mais cara do que um litro de água, pois ela é muito mais escassa. Embora a água seja fundamental ao ser humano, ela é, pelo menos na maioria das cidades, um recurso relativamente mais abundante (comum) do que diamantes. Mesmo que as pessoas percebam a importância da água, é a abundância relativa dela que determina seu preço. A dificuldade de produção também não explica o preço, pois, em geral, a água tende a ser mais fácil de ser produzida do que o diamante, mas isso não determina seu preço. Por exemplo, para um viajante perdido no meio do deserto, um litro de água provavelmente será mais valioso para ele do que uma pedra de diamante, mesmo que esse litro de água tenha sido produzido a custo baixo.
4. Os problemas fundamentais da economia, o que, como e para quem produzir envolvem situações de escolhas, surgindo, portanto, o conceito de custo de oportunidade, que está presente no dia a dia tanto do governo, quanto na vida das famílias e empresas, envolvendo questões financeiras ou não. Qual seria o custo de oportunidade de um torcedor do Internacional assistir a um jogo de futebol no estádio Beira Rio ao invés de ir ao cinema com a namorada num domingo à tarde?
D. É deixar de assistir ao filme com a namorada.
O custo de oportunidade é aquilo que se deixou de fazer em detrimento de assistir ao jogo (oportunidade escolhida). Neste exemplo, o custo de oportunidade é deixar de assistir ao filme com a namorada. Esta é a oportunidade desperdiçada ao se escolher assistir ao jogo no estádio. O dinheiro gasto com o ingresso ou o valor deste representa o custo financeiro pela opção de assistir ao jogo, mas o custo de oportunidade está além desse custo financeiro. Já os problemas de saúde seriam um custo de oportunidade apenas se o indivíduo deixasse de realizar um tratamento médico para assistir ao jogo.
5. Jogadores de futebol profissionais da primeira divisão dificilmente decidem cursar um curso universitário enquanto são jovens. O atacante Jonas (recentemente aposentado), por exemplo, passou, aos 19 anos de idade, no vestibular para estudar Farmácia, mas diante de uma oportunidade de jogar no Guarani e, em seguida, no Santos, ele optou por jogar futebol. Com base nos conceitos de economia aprendidos, como você explicaria essa escolha?
E. O custo de oportunidade de estudar é alto, pois ele abre mão de se dedicar à carreira futebolística.
O que faz com que os jogadores profissionais não façam um curso universitário enquanto jovens é explicado pelo elevado custo de oportunidade envolvido nessa escolha. Para estudar na faculdade, os jovens deveriam abrir mão de sua carreira esportiva que lhes paga relativamente bem. O custo de oportunidade de estudar é deixar de ganhar muitos reais jogando futebol ainda enquanto é jovem. Por esse motivo, dificilmente bons jogadores fazem faculdade quando são jovens. Independentemente de o jogador ter recursos para financiar o curso universitário ou conhecer os benefícios existentes em conclui-lo, o princípio de economia que explica a escolha do jogador nesse exemplo é o custo de oportunidade.
1. Em 2019, em um certo país, o consumo foi 60% do PIB, o gasto com consumo do governo foi igual a $ 212, as importações foram iguais a $ 67 (equivalentes a 67% do valor das exportações) e o investimento foi metade do valor do consumo. Qual foi o PIB deste país em 2019?
C. $ 2450
Sabemos que o PIB é igual a soma entre consumo, investimento, gastos do governo e saldo da balança comercial (exportações menos importações): PIB=C+I+G+NX.
O consumo é 60% do PIB: C=0,6*PIB.
O investimento é metade do valor do consumo: I=0,3*PIB.
Os gastos do governo totalizam $ 212: G=212. As importações equivalem a 67% das exportações: M=0,67*X→X=M/0,67.
As importações totalizam $ 67: M=67.
O saldo da balança comercial é a diferença entre exportações e importações:
NX=�−�=670,67−67=100−67=33.
Substituindo os valores da equação do PIB:
PIB=0,6*PIB+0,3*PIB+212+33
PIB=0,9*PIB+245
0,1*PIB=245
PIB=2450
2.O Produto InternoBruto a preço de mercado representa a contabilização de uma matriz de informações, colhidas através de institutos de pesquisa como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. E como vimos, o PIB é contabilizado a partir da figura do consumidor final, muito embora possa ser analisado a partir do desmembramento de sua contabilização. Dessa forma, aponte a afirmativa correta:
E. O PIB a preço de mercado equivale ao Produto Interno Líquido a custo de fatores mais (+) Depreciação mais (+) Impostos Indiretos menos (–) Subsídio (se houver).
O Produto Interno Líquido, somado à Depreciação, equivale ao PIB.
3. O Produto Interno Bruto, indicador mais utilizado para se medir o bem-estar econômico de um país, foi instituído após à Segunda Guerra Mundial, pela Organização das Nações Unidas, e estabeleceu uma série de critérios técnicos para indicar a geração de riqueza de um país. Todavia, recorrentemente surgem críticas sobre a utilização deste indicador de riqueza, tanto relativo a critérios de contabilização quanto em relação às operações envolvidas para enquadramento estatístico. Desse modo, indique, dentre as operações a seguir, aquela que se enquadra na contabilidade do PIB, segundo a metodologia vigente.
E. Investimento do governo na ampliação da infraestrutura.
De acordo com o cálculo da despesa nacional, contabiliza-se o consumo das famílias, mas também os investimentos do governo na ampliação da capacidade produtiva, ou seja:
DN = C + I + G + (X-M).
4. Segundo à Teoria Macroeconômica, se as empresas têm por objetivo a expansão de suas operações, seguramente haverá aquisição de máquinas e equipamentos, contratação e treinamento de pessoal, o que, por efeito multiplicador, irá aquecer a economia, possibilitando o aumento do Produto Interno Bruto do país. ,Com base na contabilidade social, analise as afirmações a seguir:
I – Segundo a metodologia, o sistema de produção induz o crescimento de renda no sistema econômico, mas não garante o sistema de despesas. Por isso, afirma-se que o Produto Nacional e a Renda Nacional possuem identidade entre si.
II – Os investimentos das empresas é um componente importantíssimo para a expansão do crescimento econômico, razão de sua contabilização na Renda Nacional.
III - Os gastos públicos, através do sistema de custeio público e investimentos diversos, aceleram a Despesa Nacional, assim como o consumo das famílias.
IV – A balança comercial superavitária indica que o restante do mundo está favorecendo o crescimento do PIB nacional.
A sequência de afirmações verdadeira é:
A. F,F,V,V.
A primeira afirmação está apenas parcialmente correta, pois a identidade existe entre a produção, a renda e a despesa nacional.
5. O PIB de um país, como visto, corresponde ao somatório do faturamento (preços praticados multiplicados pelas quantidades vendidas) das empresas nos distintos setores da Economia, quando analisado pela ótica da produção. Dessa forma, caso o produto medido em uma economia fechada com a participação do governo aumentasse em 5 anos, isso significaria que:
C. Não se pode concluir sobre o Produto Nacional, visto que não houve um aprofundamentos sobre o comportamento dos preços nesse período.
O Produto Nacional pode ter aumentado ou reduzido, isso depende da inflação contabilizada.

Outros materiais