Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA Historia do Brasil_ da Era Vargas Aos Tempos Atuais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A constituição de 1937, foi redigida por Francisco Campos, ministro da Justiça de Getúlio Vargas, seguindo a linha de modelos do fascismo europeu, italiano e polonês.
Assim, o trabalho de Francisco Campos é uma amálgama entre fórmulas fascistas, nacionalistas e de caráter liberal, a última como solução de camuflagem. Esse conjunto de fórmulas, é subordinado a uma estrutura legal totalitária, onde o Executivo é o poder dominante. Seu limite é extenso e abrange não só o poder político, como também os de decisão social e econômica. (Carone, 1982, p. 142)
 Sendo a primeira constituição que atendeu aos desejos e objetivos dos grupos políticos que procuraram beneficiar o povo, em que o poder era centralizado no governo do chefe do executivo, sendo centralizado nas mãos do presidente da república que nomeava as autoridades estaduais que consequentemente nomeava as autoridades municipais.
Com uma postura de republica autoritária, atendendo aos interesses políticos que apoiavam o presidente, sendo um ato unilateral de vontade do poder político. Dando poder aos governos estaduais e municipais em possibilitar a admissão da pena de morte, tirar o direito do trabalhador em realizar greve, o mantado dos governantes com duração de seis anos, expurgar funcionários que não apoiavam o novo regime, em que consideraram ações necessárias para a modernização do país, tendo um estado forte e leal, municípios que trabalham dentro dos interesses políticos.
Também ocorre a submissão dos governos dos estados aos governos federais, retirada dos órgãos legislativos, ocasionando assim a criação de novos departamentos administrativos e interventorias.
A constituição de 1937 criou na área econômica nos governos estaduais e consequentemente nos municipais órgãos técnicos que promoviam discussões e estudos, auxiliar os governos nas decisões e assessorar setores empresariais ao aparelho estatal. Sendo criados o “SENAI” Serviço de Aprendizagem Industrial e “SENAC” Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, promovendo o melhoramento na formação e aperfeiçoamento do ensino comercial do Brasil.
Referências:
CARONE, Edgard. A Terceira República – 1937-1945. Rio de Janeiro, Difusão Europeia. 1982.

Continue navegando