Buscar

Economia para Negócios - Microeconomia e Estrutura de Mercado - Unidade 2 - Exercicio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1Correta
Para viabilizar a transmissão da copa do mundo em um determinado país, as três maiores emissoras de televisão daquele país se reuniram para que elas, em conjunto, pudessem comprar os direitos de transmissão da competição, oferecendo-os para os milhões de fãs espalhados pela nação. Apesar das outras emissoras do país realizarem a cobertura do evento, as informações exclusivas estavam a cargo dessas 3 empresas detentoras dos direitos.
A situação apresentada mostra uma estrutura de mercado do tipo
Sua resposta
Oligopólio.
ALTERNATIVA CORRETA: Oligopólio.   JUSTIFICATIVA: O termo oligopólio também tem origem grega (“oligos” significa “poucos”, e “polein” se refere ao “processo de venda”) e ocorre quando existe um número reduzido de empresas (poucos vendedores) que dispõem de poder suficiente para exercer algum tipo de controle sobre o preço. Note que o que caracteriza um oligopólio não é o pequeno número total de empresas, mas o fato de poucas possuírem muito poder. O oligopólio possui mais ofertantes do que o monopólio, contudo, a maior parcela do mercado fica concentrada em poucos vendedores.
Questão 2Errada
Existem vários fatores que podem afetar a intenção de compra do consumidor (demanda), sendo o preço o fator de maior peso. Essa constatação levou ao estabelecimento da lei da demanda, que afirma que o aumento nos preços causará redução na quantidade demandada (e vice-versa), desde que os outros fatores permaneçam constantes (coeteris paribus).
 
FONTE: MEDEIROS, Flávio Benilton da Silva. Economia para negócios / Flávio Benilton da Silva Medeiros. – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2020. 200 p.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Sua resposta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
Alternativa Correta: A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.   A asserção I é falsa, uma vez que a demanda é uma relação entre um conjunto de diferentes quantidades associadas a um conjunto de PREÇOS e não renda.   A asserção II é verdadeira, pois de fato cada preço determina uma quantidade demandada específica, e mudanças nos preços levam a alterações nas quantidades demandadas, sem que a relação fundamental (a demanda) seja modificada. Contudo, existem fatores que podem fazer com que o consumidor mude a sua decisão de compra, mesmo que os preços não se alterem, ou seja, são os fatores que causam mudanças na curva da demanda. O mesmo raciocínio se aplica à curva de oferta.   MEDEIROS, Flávio Benilton da Silva. Economia para negócios / Flávio Benilton da Silva Medeiros. – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2020. 200 p.
Questão 3Correta
O centro de pesquisas econômicas de um determinado país realizou um estudo relacionado à Elasticidade-Renda dos Produtos Alimentares nas Regiões Metropolitanas entre os anos de 2015 a 2018. O estudo foi publicado no Conceituado Jornal O Economista e, nesta pesquisa, em seus resultados alcançados, foram estimadas elasticidades-renda para alguns alimentos para os anos da pesquisa: para a salsicha, a Elasticidade-Renda é igual a -0,5678; para o vinho importado, foi de 1,0830 e para o feijão foi de 0,3462.
Para a situação apresentada, a salsicha, o vinho importado e o feijão, podem ser classificados, respectivamente, como
Sua resposta
bem inferior, bem superior e bem normal.
Para quase todos os produtos, aumentos na renda de um consumidor trazem aumentos nas quantidades demandadas, por isso, o sinal da ERD é positivo (ERD > 0). Há uma condição apresentada por alguns produtos, no entanto, cujo consumo se reduz quando a renda aumenta. Esses bens são chamados de inferiores e apresentam ERD negativa (ERD < 0). No exercício, a salsicha apresentou ERD = - 0,5678 mostrando que ela é um exemplo de bem inferior. Já os bens normais são aqueles cujo consumo é pouco afetado por variações na renda, de forma que alterações na renda causarão mudanças na demanda no mesmo sentido, mas com uma proporção menor. Os bens normais possuem ERD maiores do que zero e menores do que um: 0 < ERD < 1, como o feijão, no exercício apresentado (ERD = 0,3462). De uma forma geral os produtos e serviços diretamente ligados às necessidades básicas são bens normais, enquanto aqueles mais elaborados e supérfluos são bens superiores (ERD > 1), como o vinho importado, no exercício (ERD = 1,0830).
Questão 4Correta
As estruturas de mercado são os modelos de como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado baseia-se em hipóteses e características observadas da interação da oferta e da demanda, ou seja, é a forma com a qual a interação mercantil está organizada, estruturada. Ainda se falando de estrutura de mercado, observamos que são inerentes a ela três características, sendo elas: número de firmas produtoras no mercado; tipo do produto; e existência de barreiras à entrada de novas empresas.
 
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Um mercado em concorrência perfeita é aquele onde existem muitos vendedores com produtos diferenciados (heterogêneos).
II. Na concorrência perfeita há a possibilidade de livre entrada e saída de empresas.
III. A simetria da informação também é uma característica de um mercado em concorrência perfeita.
IV. Em um mercado em concorrência perfeita há a existência de um grande número de vendedores e compradores.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Sua resposta
II, III e IV, apenas.
O modelo de competição perfeita, ou concorrência perfeita. ocorre quando há uma grande quantidade de compradores e vendedores (o mercado é atomizado) e nenhum dos agentes tem uma participação significativa no mercado a ponto de conseguir influenciar individualmente os preços dele. Isso implica em que nenhum comprador, por maior que seja a quantidade que consiga adquirir, individualmente, conseguirá reduzir o preço de mercado. Da mesma forma, nenhum comprador terá uma participação tão elevada nesse mercado que consiga levá-lo, individualmente, a alterar os preços. Como consequência, a entrada ou saída de algum agente (comprador e/ou vendedor) não irá alterar as condições de equilíbrio deste mercado. A segunda característica deste modelo é que os produtos são homogêneos, ou seja, os consumidores consideram os produtos exatamente iguais, não fazendo distinção entre os diferentes fornecedores. Por isso, tentativas de criação de marcas ou de estabelecimento de preços diferentes por parte dos vendedores não costumam valer a pena (mesmo que o produtor ache que o seu produto é diferente do concorrente, se essa diferença não for percebida pelo consumidor, isso não irá adiantar nada). Outra característica da estrutura de mercado em concorrência perfeita é a inexistência de barreiras para a entrada de novos participantes. Além dessas três características citadas, outro pressuposto da concorrência perfeita é que os agentes tenham completo acesso às informações disponíveis (característica chamada de simetria da informação).
Questão 5Correta
A priori deve-se entender concorrência como sendo a disputa por um mercado de bens ou serviços, entre produtores, para angariar uma fatia maior de clientes. As variáveis que orientam a concorrência mercadológica são: o preço, a qualidade do produto, a disponibilidade dos pontos de venda e a imagem dos produtos frente aos consumidores. Sendo assim, tendo em vista o cenário econômico ao qual é beneficiado aquele que possui o menor preço, uma ótima qualidade nos seus produtos oferecidos, lugares de fácil acesso para aquisição do bem e uma visibilidade em sentido tanto midiático quanto no sentido de não apresentar problemas e reclamações excessivas, desta forma se atingira um desiderato favorável.
 
Com relação à estrutura de mercado de concorrência perfeita, analise o excerto a seguir, completando suas lacunas.
Em um mercado de concorrência perfeita, o lucro acima do normal (chamado de _____________) lucro vai estimular outros produtores a _____________ no mercado (ou os próprios produtoresaumentarão sua oferta) para aproveitarem esse lucro maior (já que no mercado estruturado como concorrência perfeita _____________ de novos participantes). Isso deslocará a Curva da Oferta do produto para a direita, fazendo com que o preço de equilíbrio diminua, reduzindo, consequentemente, o lucro (até que ele seja totalmente eliminado, com reequilíbrio da oferta).
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Sua resposta
lucro extraordinário / entrarem / não há barreiras para a entrada.
Em um mercado de concorrência perfeita, o lucro acima do normal (chamado de lucro extraordinário) lucro vai estimular outros produtores a entrarem no mercado (ou os próprios produtores aumentarão sua oferta) para aproveitarem esse lucro maior (já que no mercado estruturado como concorrência perfeita não há barreiras para a entrada de novos participantes). Isso deslocará a Curva da Oferta do produto para a direita, fazendo com que o preço de equilíbrio diminua, reduzindo, consequentemente, o lucro (até que ele seja totalmente eliminado, com reequilíbrio da oferta).

Continue navegando