Buscar

anatomia reprodutor, endocrino, digestorio e urinario prfinal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.
	O sistema nervoso e o endócrino representam os principais mecanismos de comunicação e coordenação do corpo. O nervoso se comunica por impulsos nervosos enquanto que no endócrino a comunicação se dá através de substâncias denominadas hormônios. Com relação aos hormônios, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Calcitonina.
II- Paratormônio.
III- Insulina.
IV- Epinefrina.
(    ) Secretado pelas adrenais, é também chamado de adrenalina. Participam da resposta ao estresse, elevando a sudorese, a frequência cardíaca e a pressão arterial.
(    ) Secretado pelas células beta das ilhotas de Langerhans do pâncreas. Diminui os níveis de glicose no sangue.
(    ) Secretado pelas paratireoides. É responsável por aumentar a concentração de cálcio no sangue através da reabsorção óssea, além de estimular a absorção do cálcio, proveniente do alimento, pelos rins e intestinos.
(    ) Secretado pela tireoide. Favorece a formação do osso, diminuindo os níveis de cálcio circulante.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - IV - II - III.
	 b)
	III - IV - I - II.
	 c)
	IV - III - II - I.
	 d)
	II - III - IV - I.
	2.
	O sistema reprodutor masculino é formado por um conjunto de órgãos necessários ou acessórios à reprodução. São responsáveis pela produção, nutrição, transporte dos espermatozoides, além de secretar hormônios sexuais. Sobre os órgãos que fazem parte do sistema reprodutor masculino, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Testículos.
II- Epidídimo.
III- Pênis.
IV- Próstata.
V- Glândulas Bulbo Uretrais.
(    ) É formado pelo corpo esponjoso e corpos cavernosos, tecidos altamente vascularizados.
(    ) Secreta um líquido transparente que limpa e lubrifica a uretra antes da ejaculação.
(    ) Secreta um líquido leitoso, alcalino, e tem função de promover a motilidade do espermatozoide pela ativação do batimento da cauda do espermatozoide, além de neutralizar o ambiente ácido da vagina.
(    ) São responsáveis pela produção dos espermatozoides e dos hormônios sexuais masculinos secundários.
(    ) É a primeira parte das vias condutoras dos espermatozoides, é densamente enovelado e armazena os espermatozoides.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - V - IV - I - II.
	 b)
	II - V - III - IV - I.
	 c)
	III - IV - I - II - V.
	 d)
	I - II - III - V - IV.
	3.
	O amido, um polissacarídeo de reserva vegetal, é produzido através do excesso de glicose na fotossíntese. Podemos encontrá-lo em alimentos como pão, macarrão, batata, arroz, mandioca, feijão, milho, entre outros. Quando ingerimos o amido, ele precisa ser quebrado para liberar a glicose, que entrará na célula para produzir energia. Em que local inicia a digestão do amido e qual enzima participa desse processo?
	 a)
	Inicia no estômago, a enzima participante é a pepsina.
	 b)
	Inicia no pâncreas, a enzima participante é a lipase pancreática.
	 c)
	Inicia no fígado, a enzima participante é a bile.
	 d)
	Inicia na boca, a enzima participante é a ptialina.
	4.
	O pâncreas é um órgão anexo ao sistema digestório e endócrino, pois secreta substâncias que auxiliam na digestão dos alimentos. Localiza-se atrás do estômago e entre o duodeno e o baço. Com relação a esse órgão, analise as sentenças a seguir:
I- A partir da sua atividade exócrina, o pâncreas produz e secreta o suco pancreático.
II- Devido a sua anatomia, o pâncreas permite a passagem do alimento através do ducto pancreático.
III- A sua função endócrina se deve à produção dos hormônios: insulina e o glucagon.
IV- O suco pancreático é formado a partir da associação de dois produtos: bicarbonato e enzimas pancreáticas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	5.
	Durante a gravidez, ocorre uma série de alterações no corpo da mulher, muitas vezes decorrentes da ação de hormônios. Com relação a esses hormônios secretados após a fecundação e na amamentação, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Gonadotrofina humana coriônica.
II- Ocitocina. 
III- Hormônio melanotrófico. 
IV- Prolactina.
(    ) Mantém o corpo lúteo durante a gravidez, inibe a menstruação e é o hormônio detectado no teste de gravidez. 
(    ) Estimula a produção de leite pelas glândulas mamárias, após sua prévia sensibilização pelos hormônios progesterona e estrogênio. Sua produção acentua-se no final da gestação, aumenta após o parto e persiste enquanto durar o estímulo da sucção. 
(    ) É secretado em grande quantidade no momento do parto, agindo na musculatura lisa do útero para estimular as contrações uterinas. 
(    ) Atua em células denominadas melanócitos, responsáveis pela liberação de melanina, o que aumenta a pigmentação da aréola do seio, abdômen e face.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - II - III - I.
	 b)
	II - III - IV - I.
	 c)
	III - IV - I - II.
	 d)
	I - IV - II - III.
	6.
	Alguns tipos de plásticos, como os policarbonatos, podem conter uma substância denominada bisfenol A (BPA), sintetizada pela primeira vez em 1891 e produzida hoje em larga escala pela indústria química global. A substância, encontrada no ambiente, causa preocupação e tem sido bastante estudada por ter mostrado potencial impacto sobre a saúde humana em experimentos de laboratório. Uma pesquisa recente feita com ratos, por exemplo, mostrou que a exposição materna a bisfenol A durante a gravidez e logo após o parto afeta negativamente a espermatogênese (processo fisiológico que resulta na produção de espermatozoides) da prole quando adultos. Com relação à espermatogênese, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As células germinativas do sistema reprodutor masculino são chamadas de espermatogônias e estão localizadas na periferia dos túbulos seminíferos.
(    ) É denominada de espermatogênese o processo de diferenciação e formação dos gametas reprodutores femininos.
(    ) As espermatogônias são células que possuem metade do número de cromossomos (n), e através de diversas mitoses, darão origem às espermátides (2n).
(    ) A espermatogênese, formação dos gametas masculinos, é um processo que inicia somente na puberdade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	7.
	Comer rápido pode ser prejudicial a sua saúde e causar indevidamente a sensação de estômago cheio. Se a pessoa comer muito rápido e não mastigar bem os alimentos, pode sobrecarregar a atividade do estômago. Assim, pode dificultar a digestão e a absorção dos alimentos. A mastigação deve acontecer de forma diferente para cada alimento, por exemplo, quanto mais duro, maior deve ser o processo de mastigação. De acordo com pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, não mastigar bem os alimentos, também tem impactos nas atividades cerebrais, como a memória, e pode levar até a deficiência da musculatura da face. Sobre o processo de digestão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na boca estão os dentes e a saliva, que trituram e umedecem os alimentos, respectivamente.
(    ) No duodeno ocorre a inserção da bile e do suco pancreático, digerindo nutrientes.
(    ) No estômago, o bolo alimentar entra em contato com o suco entérico, responsável por digerir as proteínas.
(    ) No intestino grosso, a pepsina atua sobre as moléculas de amido, liberando glicose.
Assinale a alternativa que apresente a sequência CORRETA:
FONTE: https://jornal.usp.br/atualidades/comer-rapido-ou-mastigar-pouco-pode-ser-prejudicial/. Acesso em: 4 out. 2019.
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	8.
	Os desreguladores endócrinos (DEs) são substâncias e compostos químicos que interferem em glândulas como pâncreas, tireoide, hipófise, suprarrenais, ovários e testículos. Essas glândulas são responsáveis pelo controle do metabolismo, funções reprodutivas, funcionamento do sistema nervoso, crescimento e outros processos do organismo humano. Os desreguladores endócrinos existem no meio ambiente e são capazes de interferir no sistema endócrino, aumentando ou diminuindo o processo de produção e ação dos hormônios. Um estudo com camundongos expostos à poluição atmosférica de São Paulo mostrou que essas substâncias estão até no ar, alterando o sistema reprodutivo do animal. Com relação ao controle das secreções do sistema endócrino, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://jornal.usp.br/atualidades/cientistas-alertam-para-contaminacao-por-desreguladores-endocrinos/. Acesso em: 18 out. 2019.
	 a)
	A hipófise é o órgão responsável pelo controle de todas as glândulas do sistema endócrino, através da liberação do hormônio calcitonina.
	 b)
	O controle do sistema endócrino se dá a partir do sistema nervoso, o qual libera estímulos físicos, que sinalizam a inibição ou liberação de determinado hormônio.
	 c)
	A liberação dos hormônios pelas glândulas endócrinas é regulada através de um sistema chamado de retroalimentação ou feedback.
	 d)
	Os desreguladores endócrinos são as substâncias capazes de controlar todas as secreções endócrinas do nosso organismo.
	9.
	A leptina é um hormônio produzido nos adipócitos, constituído de 167 resíduos de aminoácidos. Este hormônio é levado pelo sangue até o cérebro, onde atua nos receptores do hipotálamo, controlando a ingestão alimentar. A ação da leptina no hipotálamo, em mamíferos, promove a redução da ingestão alimentar, o aumento do gasto energético atua na regulação da função neuroendócrina e no metabolismo da glicose e de lipídios. Além de seu importante papel no metabolismo, controla o sistema hematopoiético, o sistema imune, o sistema reprodutor e o sistema cardiovascular. O mecanismo de ação da leptina está representado na figura anexa.  Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- O aumento da síntese de leptina, é responsável por inibir a sua produção pelo tecido adiposo, caracterizando o processo de retroalimentação positiva.
II- O aumento da concentração de leptina sinaliza a sensação de saciedade, acarretando a diminuição da ingestão de alimento.
III- O aumento da massa corporal gera maior deposição de tecido adiposo, diminuindo, assim, a síntese de leptina.
IV- A diminuição da liberação de leptina estimula a atividade do hipotálamo, levando a diminuição do consumo de alimentos. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.inesul.edu.br/revista_saude/arquivos/arq-idvol_8_1338902733.pdf. Acesso em: 18 out. 2019.
FONTE DA IMAGEM: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/provas/2017/05_. Acesso em: 18 out. 2019.
	
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	10.
	Existem duas glândulas suprarrenais em nosso corpo, localizadas superiormente a cada um de nossos rins. Cada glândula suprarrenal contém regiões que produzem hormônios diferentes, o córtex que fica externamente, e a medula que fica internamente. Baseado nesse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A medula produz e secreta adrenalina e noradrenalina, ambas liberados em situações de estresse e durante exercícios.
(    ) O córtex produz aldosterona, que é um mineralocorticoide, além de produzir hormônios relacionados à puberdade e ao cortisol.
(    ) As glândulas suprarrenais elaboram, produzem e armazenam a urina temporariamente.
(    ) As glândulas suprarrenais são as unidades filtradoras dos rins e participam indiretamente na produção de urina.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://jornal.usp.br/atualidades/cientistas-alertam-para-contaminacao-por-desreguladores-endocrinos/. Acesso em: 18 out. 2019.
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - F.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando