Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Bioquímica Aplicada (Farmácia)
Nome Completo: André da Silva Dantas
Matrícula: 01466060
Curso: Farmácia
O alcoolismo é uma doença complexa que envolve fatores ambientais, socias, psicológicos e genéticos, tornando-se um problema social quando existem circunstâncias sociais e culturais que fomentam e tornam possível o seu uso generalizado. O álcool ou etanol é uma droga legalizada e comercializada na sociedade, que faz parte dos hábitos alimentares humanos, os padrões de consumo têm-se vindo a alterar ao longo dos anos, em especial nas camadas mais jovens.
Uma vez ingerido, a absorção do álcool no estômago e duodeno é bastante rápida, sobretudo se o estômago estiver vazio, uma sensação de calor transbordante. Mesmo que a temperatura ambiente esteja fria, você não vai sentir. O álcool produz uma vasodilatação periférica que leva o sangue às regiões mais distantes do corpo, ao mesmo tempo em que diminui a irrigação dos órgãos externos, por isso se percebe o calor na pele. Por isso, nos casos de coma alcoólico, um dos riscos é a hipotermia”. Ingerir bebidas alcoólicas com o estômago vazio são obtidos efeitos secundários mais rápidos e intensos. calor, desinibição, alteração dos reflexos, enjoo, fala rápida e distorcida e descoordenação de movimentos. “Aparecem muito rapidamente e são muito intensos porque os níveis de alcoolemia (álcool no sangue) são atingidos com grande velocidade. A maior parte do álcool é absorvida pelo intestino delgado, para onde passa rapidamente quando ingerido de estômago vazio, provocando um pico elevado de concentração no sangue, O fígado é um dos órgãos mais afetados pela ingestão de álcool, pois ele é responsável por metabolizar o etanol ficando propenso a danos e doenças como a cirrose.
A ressaca é causada pelo consumo de bebidas alcoólicas em exagero. Para ser eliminado pelo organismo, o álcool tem que ser transformado, no fígado, em ácido acético, mas antes disso precisa ser transformado em acetaldeído que é ainda mais tóxico que o álcool. Por conta da demora da sua transformação no fígado, o álcool e o acetaldeído continuam a circular no organismo até serem transformados em ácido acético.
O acetaldeído é uma substância tóxica que se deposita em vários órgãos do corpo, exercendo toxicidade e provocando assim os sintomas da ressaca. Além disso, o álcool faz com que seja eliminada mais água, podendo causar também desidratação. 
O princípio químico do bafômetro” trata de uma aplicação de grande relevância e importância social: proteção da sociedade pela prevenção de acidentes de trânsito mediante detecção e controle de motoristas intoxicados pelo álcool. O funcionamento do bafômetro é baseado em reações químicas envolvendo o álcool etílico presente na baforada e um reagente químico chamado de dicromato de potássio (que muda de cor na presença do álcool).

Mais conteúdos dessa disciplina