Buscar

topicos especiais 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), "saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade". Gozar do melhor estado de saúde que é possível atingir constitui um dos direitos fundamentais de todo o ser humano, sem distinção de raça, de religião, de credo político, de condição econômica ou social. A OMS afirma ainda que a saúde de todos os povos é essencial para conseguir a paz e a segurança e depende da mais estreita cooperação dos indivíduos e dos Estados. Considerando o exposto, disserte sobre o conceito de promoção de saúde da OMS e como nossos hábitos podem contribuir para a prevenção de doenças e a promoção da saúde. FONTE: ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS/WHO). 1946. Disponível em: . Acesso em: 25 maio 2018.
Resposta esperada
A concepção de saúde da OMS induz a novas condutas quanto à promoção de saúde e prevenção de doenças. O indivíduo é inserido numa rede de cuidados permanentes, visando maior qualidade de vida, mesmo que aconteça a doença. A vida mais saudável demanda novos hábitos, que incluem a alimentação adequada, lazer, convívio social, esportes e atividade física. Mesmo o doente crônico aprende a conviver melhor com a doença, tornando-se menos dependente da assistência médica. Devemos adquirir hábitos que ajudem na melhora do estado de saúde, vivendo muito melhor com um estilo de vida mais saudável. A busca pela qualidade de vida e hábitos mais saudáveis se estende a diferentes ambientes, como trabalho, por exemplo. Neste sentido, as cidades devem oferecer espaços coletivos, parques, praças, centros de convivência, para que a comunidade usufrua de qualidade de vida, o que comprovadamente vem reduzindo os custos em serviços médicos e assistenciais.
Minha resposta
Segundo a OMS a promoção de saúde é uma estratégia para buscar melhoria na qualidade de vida das pessoas, com ações individuais e coletivas para evitar que a população adoeça; ou em caso de doença evitar seus agravos. Onde o indivíduo é inserido em um conjunto de cuidados permanentes; buscando mais qualidade de vida. A busca por hábitos saudáveis incluem alimentação equilibrada, lazer, convívio social e atividade física, etc. Quando são aplicados políticas públicas que colaboram com essas práticas como espaços coletivos, parques, praças e centros de convivência; sua população passa a ter mais qualidade de vida, com isso pode reduzir os custos com serviços médicos e assistências pois investir em saúde é fundamental.
Retorno da correção
Olá, acadêmico(a)! Sua resposta abordou alguns dos elementos da questão com base nos materiais disponibilizados, porém, poderia ter explorado mais os conteúdos fundamentais da disciplina. Confira no quadro "Resposta esperada" a sugestão de resposta para esta questão.
2A reflexão entre o conhecimento, ética e valores traz a necessidade de se resgatar a vivência dessa relação. Sabemos que a fonte do conhecimento tem sua base na educação e na pesquisa. “Os códigos de ética atuais, americano e brasileiro, possibilitam aos profissionais e pesquisadores, em geral, atuarem segundo um modelo amplo, no qual um mesmo princípio pode ser aplicado a diferentes contextos.” (DESSEN; AVELAR; DIAS, 1998, p. 179). Diante desse contexto, defina o que é ética e valores. FONTE: DESSEN, Maria Auxiliadora; AVELAR, Luciana Peticacis de and DIAS, Rosana Lima de Sousa. Questões éticas na pesquisa com famílias. Paidéia (Ribeirão Preto) [on-line]. 1998, v. 8, n.14-15, p. 169-180.
Resposta esperada
As ações dos seres humanos e sua interação com o próximo são objetos de estudo da ética, que é uma área da filosofia. Os princípios éticos e morais norteiam nossas atitudes perante a sociedade, formando então a consciência do que é o certo/bem ou errado/mal, sendo que a ética está ligada diretamente aos nossos costumes, comportamentos e ações de geração para geração.
Minha resposta
A ética pode ser compreendida como um norte para o certo e o errado, o que é bom e o que é mau, ela significa hábitos e costumes, também serve para que haja um equilíbrio, no bom funcionamento da sociedade. Valores são as qualidades que um grupo social acredita serem favoráveis para harmonizar a relação entre seus membros, podemos destacar como os principais valores, respeito, honestidade, humildade, empatia, ética, justiça. Fazer o certo mesmo sem que haja recompensa.

Continue navegando