Logo Passei Direto
Buscar

Reforma Protestante, Concílio e Expansão Marítima

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Reforma Protestante, embora iniciada e protagonizada em grande parte por Lutero, teve a participação de outros pensadores críticos ao catolicismo que tiveram uma enorme influência no movimento. Um desses foi João Calvino. O cerne da crença calvinista estava numa percepção muito severa da graça divina, o que estimulava comportamentos ascéticos rígidos por parte de seus seguidores.
Com relação ao calvinismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O fiel calvinista podia contar com a intercessão dos pastores para sua salvação. ( ) O calvinismo consiste em um ramo do cristianismo místico e altamente ritualizado. ( ) A ética calvinista é extremamente rígida e preconiza a renúncia aos prazeres. ( ) Podemos associar o ascetismo calvinista à acumulação do capital entre eles. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O fiel calvinista podia contar com a intercessão dos pastores para sua salvação.
( ) O calvinismo consiste em um ramo do cristianismo místico e altamente ritualizado.
( ) A ética calvinista é extremamente rígida e preconiza a renúncia aos prazeres.
( ) Podemos associar o ascetismo calvinista à acumulação do capital entre eles.
A V - F - V - F.
B F - V - V - F.
C F - F - V - V.
D V - F - F - V.

A Reforma Protestante demandou uma resposta da Igreja Católica que via seu poder diminuir, assim como seu rebanho. A Igreja precisou rever seus rumos e se colocar frente ao Humanismo e ao Racionalismo que surgiam e cresciam. Era preciso atuar com firmeza, preservar a mensagem própria do catolicismo e evitar a perda de fiéis. Isso foi feito através de um Concílio, que determinaria a doutrina católica por muitos anos ainda.
A que estamos nos referindo?
a) Ao Concílio da Basiléia.
b) Ao Concílio de Latrão.
c) Ao Concílio de Trento.
d) Ao Concílio Vaticano II.

Portugal foi beneficiado por sua posição geográfica e por seu processo político peculiar no que tange às condições necessárias para lançar-se à expansão marítima. Iniciada em 1415, por D. João I, com a conquista de Ceuta no norte da África, a expansão marítima portuguesa inicialmente reveste-se de um caráter de continuação das Cruzadas. Nas décadas seguintes, continua com a exploração das cidades costeiras africanas e com a busca da rota para a Índia. Entretanto, foram necessárias diversas inovações tecnológicas no período para que fosse possível a Portugal lançar-se à conquista de novas terras pelo Atlântico.
Com relação a essas inovações tecnológicas, assinale a alternativa CORRETA:
a) Nesse período, surgiram os instrumentos necessários à criação de cartas náuticas.
b) Graças à técnica de cabotagem, Portugal pode lançar-se com segurança ao oceano.
c) Mesmo sem contato com os reinos islâmicos mais desenvolvidos tecnologicamente, Portugal desenvolveu tecnologia própria.
d) Os chineses foram a fonte das inovações tecnológicas em navegação para os portugueses.

Uma nova mentalidade e uma nova visão de mundo foram trazidas pelo Renascimento. A doutrina oficial da Igreja começou a ser questionada pela razão. A atuação política dos sacerdotes se viu sob crítica e uma nova religiosidade, mais apropriada aos novos tempos, se forjava. Os valores do individualismo penetravam a religião e suscitaram a Reforma Protestante.
Com relação aos movimentos precursores da Reforma Protestante, assinale a alternativa CORRETA:
a) Esses movimentos defendiam a venda de indulgência.
b) Esses movimentos lutavam contra a preferência que a Igreja dava aos pobres.
c) Esses movimentos lamentavam o abandono da liturgia e dos ritos tradicionais.
d) Esses movimentos tiveram seus líderes condenados à fogueira por heresia.

A Península Ibérica teve um processo político próprio, determinado pelas condições locais, que levou a sua unificação precoce em relação ao resto da Europa. Muito antes que no restante do continente, os reis ibéricos lograram consolidar sua autoridade, assumir o controle de administração do Estado e da justiça, bem como centralizar o poder de maneira absolutista. Dessa maneira, o feudalismo na região tinha contornos particulares, estando atrelado ao poder político e militar dos reis.
Com relação à unificação da Península Ibérica e a expansão de seus reinos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os reis ibéricos mantiveram sua independência com relação à Igreja Católica. ( ) Os reinos cristãos da região mantiveram a independência a custa de tributos. ( ) A expansão desses reinos se deu somente com o fito de ampliar domínios. ( ) A expansão de Portugal para o Sul se deu graças à ação de monges guerreiros. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Os reis ibéricos mantiveram sua independência com relação à Igreja Católica.
( ) Os reinos cristãos da região mantiveram a independência a custa de tributos.
( ) A expansão desses reinos se deu somente com o fito de ampliar domínios.
( ) A expansão de Portugal para o Sul se deu graças à ação de monges guerreiros.
A F - V - F - V.
B V - V - F - F.
C V - F - V - V.
D F - F - V - F.

O Papa Paulo III, em 1545, na cidade de Trento, na Itália, deu início ao Concílio para discutir questões relativas à religião cristã. Várias questões foram levantadas, as quais trataram-se de uma Contrarreforma.
Sobre o Concílio de Trento, analise as afirmativas a seguir: I- O concílio ecumênico que reuniu bispos de todas as regiões da cristandade pretendia instituir uma Reforma Católica. II- O objetivo principal do Concílio era estabelecer a resposta da Igreja Católica às posições religiosas de Martinho Lutero e de João Calvino. III- A intenção do Papa ao convocar o Concílio era manter intacta à prática da Igreja Católica e fortalecer suas abrangências pela Europa e Ásia. IV- O Concílio foi marcado por intensos conflitos políticos. Assinale a alternativa CORRETA:
I- O concílio ecumênico que reuniu bispos de todas as regiões da cristandade pretendia instituir uma Reforma Católica.
II- O objetivo principal do Concílio era estabelecer a resposta da Igreja Católica às posições religiosas de Martinho Lutero e de João Calvino.
III- A intenção do Papa ao convocar o Concílio era manter intacta à prática da Igreja Católica e fortalecer suas abrangências pela Europa e Ásia.
IV- O Concílio foi marcado por intensos conflitos políticos.
A As afirmativas II, III e IV estão corretas.
B Somente a afirmativa III está correta.
C As afirmativas III e IV estão corretas.
D As afirmativas I, II e IV estão corretas.

Com a expansão marítima dos países da Península Ibérica, houve necessidade de mediar os conflitos de interesse entre Portugal e Espanha com relação às novas terras descobertas. Os confrontos em torno da exploração dos novos territórios obrigaram esses países a celebrarem uma série de acordos.
Com relação ao processo histórico de ajuste dos interesses colonialistas portugueses e espanhóis, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Tratados do século XV garantiram a Portugal todas as terras ao norte das Canárias. ( ) A Bula Inter Coetera estabelecia todas terras a 100 léguas oeste do Cabo Verde para a Espanha. ( ) Portugal rejeitou a Bula Inter Coetera porque o Papa que a editou era Espanhol. ( ) O Tratado de Tordesilhas determinou que todas terras a 370 léguas de Cabo Verde eram espanholas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Tratados do século XV garantiram a Portugal todas as terras ao norte das Canárias.
( ) A Bula Inter Coetera estabelecia todas terras a 100 léguas oeste do Cabo Verde para a Espanha.
( ) Portugal rejeitou a Bula Inter Coetera porque o Papa que a editou era Espanhol.
( ) O Tratado de Tordesilhas determinou que todas terras a 370 léguas de Cabo Verde eram espanholas.
A V - F - F - V.
B F - V - V - F.
C F - V - F - V.
D V - F - V - V.

Em Portugal, no século XIV, assume o poder a dinastia de Aviz. Com a morte de D. Fernando I, a dinastia de Borgonha havia chegado ao fim. Os comerciantes e os banqueiros apoiam a coroação de D. João I com o intuito de manter a independência de Portugal e terem suas atividades favorecidas pelo novo rei.
Com relação ao reinado de D. João I, assinale a alternativa CORRETA:
a) As relações pessoais com o rei favoreciam a concessão comercial.
b) Uma vez no poder, D. João submeteu-se à autoridade da nobreza.
c) Os burgueses dominavam o poder e os fidalgos foram excluídos.
d) D. João I estabeleceu um Estado descentralizado e democrático.

O Bulionismo fazia com que os países, buscando uma balança comercial favorável, protegessem seus produtores locais e restringissem a importação. Como consequência, passaram a basear seu comércio em produtos exóticos que só eles pudessem ter acesso e que fossem desejados por todos. O resultado foi o colonialismo, que ditaria no século XVI a dinâmica da relação dos povos europeus com o resto do planeta.
Com relação ao processo de colonização das Américas e África, analise as afirmativas a seguir: I- As nações colonialistas nada produziam só pilhavam e comerciavam. II- Bens obtidos nas Américas por extrativismo eram vendidos na Europa. III- A lógica econômica da colonização europeia era basicamente mercantil. IV- Inglaterra, França e Holanda foram os países pioneiros na colonização. Assinale alternativa CORRETA:
I- As nações colonialistas nada produziam só pilhavam e comerciavam.
II- Bens obtidos nas Américas por extrativismo eram vendidos na Europa.
III- A lógica econômica da colonização europeia era basicamente mercantil.
IV- Inglaterra, França e Holanda foram os países pioneiros na colonização.
A As afirmativas I, III e IV estão corretas.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C As afirmativas I, II e IV estão corretas.
D Somente a afirmativa IV está correta.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A Reforma Protestante, embora iniciada e protagonizada em grande parte por Lutero, teve a participação de outros pensadores críticos ao catolicismo que tiveram uma enorme influência no movimento. Um desses foi João Calvino. O cerne da crença calvinista estava numa percepção muito severa da graça divina, o que estimulava comportamentos ascéticos rígidos por parte de seus seguidores.
Com relação ao calvinismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O fiel calvinista podia contar com a intercessão dos pastores para sua salvação. ( ) O calvinismo consiste em um ramo do cristianismo místico e altamente ritualizado. ( ) A ética calvinista é extremamente rígida e preconiza a renúncia aos prazeres. ( ) Podemos associar o ascetismo calvinista à acumulação do capital entre eles. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) O fiel calvinista podia contar com a intercessão dos pastores para sua salvação.
( ) O calvinismo consiste em um ramo do cristianismo místico e altamente ritualizado.
( ) A ética calvinista é extremamente rígida e preconiza a renúncia aos prazeres.
( ) Podemos associar o ascetismo calvinista à acumulação do capital entre eles.
A V - F - V - F.
B F - V - V - F.
C F - F - V - V.
D V - F - F - V.

A Reforma Protestante demandou uma resposta da Igreja Católica que via seu poder diminuir, assim como seu rebanho. A Igreja precisou rever seus rumos e se colocar frente ao Humanismo e ao Racionalismo que surgiam e cresciam. Era preciso atuar com firmeza, preservar a mensagem própria do catolicismo e evitar a perda de fiéis. Isso foi feito através de um Concílio, que determinaria a doutrina católica por muitos anos ainda.
A que estamos nos referindo?
a) Ao Concílio da Basiléia.
b) Ao Concílio de Latrão.
c) Ao Concílio de Trento.
d) Ao Concílio Vaticano II.

Portugal foi beneficiado por sua posição geográfica e por seu processo político peculiar no que tange às condições necessárias para lançar-se à expansão marítima. Iniciada em 1415, por D. João I, com a conquista de Ceuta no norte da África, a expansão marítima portuguesa inicialmente reveste-se de um caráter de continuação das Cruzadas. Nas décadas seguintes, continua com a exploração das cidades costeiras africanas e com a busca da rota para a Índia. Entretanto, foram necessárias diversas inovações tecnológicas no período para que fosse possível a Portugal lançar-se à conquista de novas terras pelo Atlântico.
Com relação a essas inovações tecnológicas, assinale a alternativa CORRETA:
a) Nesse período, surgiram os instrumentos necessários à criação de cartas náuticas.
b) Graças à técnica de cabotagem, Portugal pode lançar-se com segurança ao oceano.
c) Mesmo sem contato com os reinos islâmicos mais desenvolvidos tecnologicamente, Portugal desenvolveu tecnologia própria.
d) Os chineses foram a fonte das inovações tecnológicas em navegação para os portugueses.

Uma nova mentalidade e uma nova visão de mundo foram trazidas pelo Renascimento. A doutrina oficial da Igreja começou a ser questionada pela razão. A atuação política dos sacerdotes se viu sob crítica e uma nova religiosidade, mais apropriada aos novos tempos, se forjava. Os valores do individualismo penetravam a religião e suscitaram a Reforma Protestante.
Com relação aos movimentos precursores da Reforma Protestante, assinale a alternativa CORRETA:
a) Esses movimentos defendiam a venda de indulgência.
b) Esses movimentos lutavam contra a preferência que a Igreja dava aos pobres.
c) Esses movimentos lamentavam o abandono da liturgia e dos ritos tradicionais.
d) Esses movimentos tiveram seus líderes condenados à fogueira por heresia.

A Península Ibérica teve um processo político próprio, determinado pelas condições locais, que levou a sua unificação precoce em relação ao resto da Europa. Muito antes que no restante do continente, os reis ibéricos lograram consolidar sua autoridade, assumir o controle de administração do Estado e da justiça, bem como centralizar o poder de maneira absolutista. Dessa maneira, o feudalismo na região tinha contornos particulares, estando atrelado ao poder político e militar dos reis.
Com relação à unificação da Península Ibérica e a expansão de seus reinos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os reis ibéricos mantiveram sua independência com relação à Igreja Católica. ( ) Os reinos cristãos da região mantiveram a independência a custa de tributos. ( ) A expansão desses reinos se deu somente com o fito de ampliar domínios. ( ) A expansão de Portugal para o Sul se deu graças à ação de monges guerreiros. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Os reis ibéricos mantiveram sua independência com relação à Igreja Católica.
( ) Os reinos cristãos da região mantiveram a independência a custa de tributos.
( ) A expansão desses reinos se deu somente com o fito de ampliar domínios.
( ) A expansão de Portugal para o Sul se deu graças à ação de monges guerreiros.
A F - V - F - V.
B V - V - F - F.
C V - F - V - V.
D F - F - V - F.

O Papa Paulo III, em 1545, na cidade de Trento, na Itália, deu início ao Concílio para discutir questões relativas à religião cristã. Várias questões foram levantadas, as quais trataram-se de uma Contrarreforma.
Sobre o Concílio de Trento, analise as afirmativas a seguir: I- O concílio ecumênico que reuniu bispos de todas as regiões da cristandade pretendia instituir uma Reforma Católica. II- O objetivo principal do Concílio era estabelecer a resposta da Igreja Católica às posições religiosas de Martinho Lutero e de João Calvino. III- A intenção do Papa ao convocar o Concílio era manter intacta à prática da Igreja Católica e fortalecer suas abrangências pela Europa e Ásia. IV- O Concílio foi marcado por intensos conflitos políticos. Assinale a alternativa CORRETA:
I- O concílio ecumênico que reuniu bispos de todas as regiões da cristandade pretendia instituir uma Reforma Católica.
II- O objetivo principal do Concílio era estabelecer a resposta da Igreja Católica às posições religiosas de Martinho Lutero e de João Calvino.
III- A intenção do Papa ao convocar o Concílio era manter intacta à prática da Igreja Católica e fortalecer suas abrangências pela Europa e Ásia.
IV- O Concílio foi marcado por intensos conflitos políticos.
A As afirmativas II, III e IV estão corretas.
B Somente a afirmativa III está correta.
C As afirmativas III e IV estão corretas.
D As afirmativas I, II e IV estão corretas.

Com a expansão marítima dos países da Península Ibérica, houve necessidade de mediar os conflitos de interesse entre Portugal e Espanha com relação às novas terras descobertas. Os confrontos em torno da exploração dos novos territórios obrigaram esses países a celebrarem uma série de acordos.
Com relação ao processo histórico de ajuste dos interesses colonialistas portugueses e espanhóis, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Tratados do século XV garantiram a Portugal todas as terras ao norte das Canárias. ( ) A Bula Inter Coetera estabelecia todas terras a 100 léguas oeste do Cabo Verde para a Espanha. ( ) Portugal rejeitou a Bula Inter Coetera porque o Papa que a editou era Espanhol. ( ) O Tratado de Tordesilhas determinou que todas terras a 370 léguas de Cabo Verde eram espanholas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Tratados do século XV garantiram a Portugal todas as terras ao norte das Canárias.
( ) A Bula Inter Coetera estabelecia todas terras a 100 léguas oeste do Cabo Verde para a Espanha.
( ) Portugal rejeitou a Bula Inter Coetera porque o Papa que a editou era Espanhol.
( ) O Tratado de Tordesilhas determinou que todas terras a 370 léguas de Cabo Verde eram espanholas.
A V - F - F - V.
B F - V - V - F.
C F - V - F - V.
D V - F - V - V.

Em Portugal, no século XIV, assume o poder a dinastia de Aviz. Com a morte de D. Fernando I, a dinastia de Borgonha havia chegado ao fim. Os comerciantes e os banqueiros apoiam a coroação de D. João I com o intuito de manter a independência de Portugal e terem suas atividades favorecidas pelo novo rei.
Com relação ao reinado de D. João I, assinale a alternativa CORRETA:
a) As relações pessoais com o rei favoreciam a concessão comercial.
b) Uma vez no poder, D. João submeteu-se à autoridade da nobreza.
c) Os burgueses dominavam o poder e os fidalgos foram excluídos.
d) D. João I estabeleceu um Estado descentralizado e democrático.

O Bulionismo fazia com que os países, buscando uma balança comercial favorável, protegessem seus produtores locais e restringissem a importação. Como consequência, passaram a basear seu comércio em produtos exóticos que só eles pudessem ter acesso e que fossem desejados por todos. O resultado foi o colonialismo, que ditaria no século XVI a dinâmica da relação dos povos europeus com o resto do planeta.
Com relação ao processo de colonização das Américas e África, analise as afirmativas a seguir: I- As nações colonialistas nada produziam só pilhavam e comerciavam. II- Bens obtidos nas Américas por extrativismo eram vendidos na Europa. III- A lógica econômica da colonização europeia era basicamente mercantil. IV- Inglaterra, França e Holanda foram os países pioneiros na colonização. Assinale alternativa CORRETA:
I- As nações colonialistas nada produziam só pilhavam e comerciavam.
II- Bens obtidos nas Américas por extrativismo eram vendidos na Europa.
III- A lógica econômica da colonização europeia era basicamente mercantil.
IV- Inglaterra, França e Holanda foram os países pioneiros na colonização.
A As afirmativas I, III e IV estão corretas.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C As afirmativas I, II e IV estão corretas.
D Somente a afirmativa IV está correta.

Prévia do material em texto

17/05/2023 11:33 Avaliação II - Individual
about:blank 1/4
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação II - Individual (Cod.:824738)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 64157973
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 10/0
Nota 10,00
A Reforma Protestante, embora iniciada e protagonizada em grande parte por Lutero, teve a 
participação de outros pensadores críticos ao catolicismo que tiveram uma enorme influência no 
movimento. Um desses foi João Calvino. O cerne da crença calvinista estava numa percepção muito 
severa da graça divina, o que estimulava comportamentos ascéticos rígidos por parte de seus 
seguidores. Com relação ao calvinismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) O fiel calvinista podia contar com a intercessão dos pastores para sua salvação. 
( ) O calvinismo consiste em um ramo do cristianismo místico e altamente ritualizado. 
( ) A ética calvinista é extremamente rígida e preconiza a renúncia aos prazeres. 
( ) Podemos associar o ascetismo calvinista à acumulação do capital entre eles. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V - F.
B F - V - V - F.
C F - F - V - V.
D V - F - F - V.
A Reforma Protestante demandou uma resposta da Igreja Católica que via seu poder diminuir, 
assim como seu rebanho. A Igreja precisou rever seus rumos e se colocar frente ao Humanismo e ao 
Racionalismo que surgiam e cresciam. Era preciso atuar com firmeza, preservar a mensagem própria 
do catolicismo e evitar a perda de fiéis. Isso foi feito através de um Concílio, que determinaria a 
doutrina católica por muitos anos ainda. A que estamos nos referindo?
A Ao Concílio da Basiléia.
B Ao Concílio de Trento.
C Ao Concílio Vaticano II.
D Ao Concílio de Latrão.
Portugal foi beneficiado por sua posição geográfica e por seu processo político peculiar no que 
tange às condições necessárias para lançar-se à expansão marítima. Iniciada em 1415, por D. João I, 
com a conquista de Ceuta no norte da África, a expansão marítima portuguesa inicialmente reveste-se 
de um caráter de continuação das Cruzadas. Nas décadas seguintes, continua com a exploração das 
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
3
17/05/2023 11:33 Avaliação II - Individual
about:blank 2/4
cidades costeiras africanas e com a busca da rota para a Índia. Entretanto, foram necessárias diversas 
inovações tecnológicas no período para que fosse possível a Portugal lançar-se à conquista de novas 
terras pelo Atlântico. Com relação a essas inovações tecnológicas, assinale a alternativa CORRETA:
A Os chineses foram a fonte das inovações tecnológicas em navegação para os portugueses.
B Graças à técnica de cabotagem, Portugal pode lançar-se com segurança ao oceano.
C Mesmo sem contato com os reinos islâmicos mais desenvolvidos tecnologicamente, Portugal
desenvolveu tecnologia própria.
D Nesse período, surgiram os instrumentos necessários à criação de cartas náuticas.
Uma nova mentalidade e uma nova visão de mundo foram trazidas pelo Renascimento. A 
doutrina oficial da Igreja começou a ser questionada pela razão. A atuação política dos sacerdotes se 
viu sob crítica e uma nova religiosidade, mais apropriada aos novos tempos, se forjava. Os valores do 
individualismo penetravam a religião e suscitaram a Reforma Protestante. Com relação aos 
movimentos precursores da Reforma Protestante, assinale a alternativa CORRETA:
A Esses movimentos defendiam a venda de indulgência.
B Esses movimentos lutavam contra a preferência que a Igreja dava aos pobres.
C Esses movimentos lamentavam o abandono da liturgia e dos ritos tradicionais.
D Esses movimentos tiveram seus líderes condenados à fogueira por heresia.
A Península Ibérica teve um processo político próprio, determinado pelas condições locais, que 
levou a sua unificação precoce em relação ao resto da Europa. Muito antes que no restante do 
continente, os reis ibéricos lograram consolidar sua autoridade, assumir o controle de administração 
do Estado e da justiça, bem como centralizar o poder de maneira absolutista. Dessa maneira, o 
feudalismo na região tinha contornos particulares, estando atrelado ao poder político e militar dos 
reis. Com relação à unificação da Península Ibérica e a expansão de seus reinos, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Os reis ibéricos mantiveram sua independência com relação à Igreja Católica. 
( ) Os reinos cristãos da região mantiveram a independência a custa de tributos. 
( ) A expansão desses reinos se deu somente com o fito de ampliar domínios. 
( ) A expansão de Portugal para o Sul se deu graças à ação de monges guerreiros. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F - V.
B V - V - F - F.
C V - F - V - V.
D F - F - V - F.
4
5
17/05/2023 11:33 Avaliação II - Individual
about:blank 3/4
O Papa Paulo III, em 1545, na cidade de Trento, na Itália, deu início ao Concílio para discutir 
questões relativas à religião cristã. Várias questões foram levantadas, as quais trataram-se de uma 
Contrarreforma. Sobre o Concílio de Trento, analise as afirmativas a seguir: 
I- O concílio ecumênico que reuniu bispos de todas as regiões da cristandade pretendia instituir uma 
Reforma Católica. 
II- O objetivo principal do Concílio era estabelecer a resposta da Igreja Católica às posições 
religiosas de Martinho Lutero e de João Calvino. 
III- A intenção do Papa ao convocar o Concílio era manter intacta à prática da Igreja Católica e 
fortalecer suas abrangências pela Europa e Ásia. 
IV- O Concílio foi marcado por intensos conflitos políticos. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas II, III e IV estão corretas.
B Somente a afirmativa III está correta.
C As afirmativas III e IV estão corretas.
D As afirmativas I, II e IV estão corretas.
Essa política baseava-se na ideia de que a riqueza era extraída da terra na forma de metais 
preciosos. Entre os séculos XVI e XVII foi adotada por vários países que limitavam por leis a saída 
das riquezas, visando ao entesouramento nacional. Foi especialmente grata à dinastia dos Habsburgo, 
que procuravam reter o ouro e a prata vinda das colônias americanas. Seu resultado foi uma inflação 
com poucos paralelos históricos. A que estamos nos referindo?
A Ao Plantation.
B Ao Metalismo.
C Ao Laissez faire.
D Ao neoliberalismo.
Com a expansão marítima dos países da Península Ibérica, houve necessidade de mediar os 
conflitos de interesse entre Portugal e Espanha com relação às novas terras descobertas. Os 
confrontos em torno da exploração dos novos territórios obrigaram esses países a celebrarem uma 
série de acordos. Com relação ao processo histórico de ajuste dos interesses colonialistas portugueses 
e espanhóis, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Tratados do século XV garantiram a Portugal todas as terras ao norte das Canárias. 
( ) A Bula Inter Coetera estabelecia todas terras a 100 léguas oeste do Cabo Verde para a Espanha. 
( ) Portugal rejeitou a Bula Inter Coetera porque o Papa que a editou era Espanhol. 
( ) O Tratado de Tordesilhas determinou que todas terras a 370 léguas de Cabo Verde eram 
espanholas. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
6
7
8
17/05/2023 11:33 Avaliação II - Individual
about:blank 4/4
A V - F - F - V.
B F - V - V - F.
C F - V - F - V.
D V - F - V - V.
Em Portugal, no século XIV, assume o poder a dinastia de Aviz. Com a morte de D. Fernando I, 
a dinastia de Borgonha havia chegado ao fim. Os comerciantes e os banqueiros apoiam a coroação de 
D. João I com o intuito de manter a independência de Portugal e terem suas atividades favorecidas 
pelo novo rei. Com relação ao reinado de D. João I, assinale a alternativa CORRETA:
A As relações pessoais com o rei favoreciam a concessão comercial.
B Uma vez no poder, D. João submeteu-se à autoridade da nobreza.
C D. João I estabeleceu um Estado descentralizado e democrático.
D Os burgueses dominavam o poder e osfidalgos foram excluídos.
O Bulionismo fazia com que os países, buscando uma balança comercial favorável, protegessem 
seus produtores locais e restringissem a importação. Como consequência, passaram a basear seu 
comércio em produtos exóticos que só eles pudessem ter acesso e que fossem desejados por todos. O 
resultado foi o colonialismo, que ditaria no século XVI a dinâmica da relação dos povos europeus 
com o resto do planeta. Com relação ao processo de colonização das Américas e África, analise as 
afirmativas a seguir: 
I- As nações colonialistas nada produziam só pilhavam e comerciavam. 
II- Bens obtidos nas Américas por extrativismo eram vendidos na Europa. 
III- A lógica econômica da colonização europeia era basicamente mercantil. 
IV- Inglaterra, França e Holanda foram os países pioneiros na colonização. 
Assinale alternativa CORRETA:
A As afirmativas I, III e IV estão corretas.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C As afirmativas I, II e IV estão corretas.
D Somente a afirmativa IV está correta.
9
10
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina