Buscar

EXERCICIOS - A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercícios: A Dignidade da Pessoa Humana entre o Mínimo Existencial e a Reserva do Possível
Direitos Humanos
1. No que tange à intervenção judicial na implementação de políticas públicas e ao mínimo existencial, marque a alternativa correta.
A. Acontece a judicialização da política quando o Poder Judiciário amplia o sentido interpretativo da norma para alcançar situações que não são contempladas pela norma.
B. O mínimo existencial abrange todos os direitos fundamentais, inclusive o direito ao transporte, a comunicação, a felicidade e a intimidade, que são direitos sociais assegurados pelo Estado a todo cidadão brasileiro.
C. Execução de obras emergenciais em um estabelecimento prisional, necessárias para assegurar melhores condições de existência aos detentos, afronta o princípio da separação dos poderes, de acordo com o STF, pois depende de previsão orçamentária.
D. O direito ao mínimo existencial, para o STF, possui um conceito definido, posto que estão descritos pela CF/88 como os direitos fundamentais, sendo entendidos como aqueles direitos necessários apenas para a manutenção da vida dos cidadãos brasileiros. ​​​​​​​
E. Segundo a jurisprudência do STF, a teoria da reserva do mínimo possível é aplicável em situações específicas, ou seja, quando estiver devidamente comprovada a real falta de recursos pelo poder público diante o princípio da isonomia, pois não é admissível como justificativa genérica para eventual omissão estatal na efetivação ao mínimo existencial.
2. Quanto ao direito ao mínimo existencial e sua relação com os direitos fundamentais sociais, marque a alternativa correta.
A. Em sede de direitos sociais, a Constituição Federal não fixa diretrizes básicas de políticas públicas, devendo o legislador ordinário fixar essas diretrizes, como no caso da manutenção de desenvolvimento do ensino.
B. No que se refere à ponderação de normas constitucionais e ao direito ao mínimo existencial, se o caso concreto se referir ao direito à saúde e ao direito à habitação, diante a necessidade de se estabelecer recursos mínimos, aliado à realidade fática que reclama ações urgentes no âmbito da saúde pública, é provável que seja dada prioridade ao direito à saúde.
C. O STF tem utilizado de forma indiscriminada a teoria da reserva do possível, posto que entende como usurpação de poderes qualquer forma de interferência nos critérios escolhidos pelo poder legislativo em fixar seu orçamento.
D. A teoria do mínimo existencial não pode ser oponível à teoria da reserva do possível, pois este último defende uma coletividade de pessoas, e, em um Estado Democrático de Direito, são os representantes do povo quem fazem as leis para proteger a coletividade.
E. Para maior proteção e controle do mínimo existencial, é necessária uma definição de parâmetros constitucionais que determinem seu conceito, permitindo, dessa forma, um controle mais efetivo das ações e omissões governamentais por parte do Ministério Público em relação apenas à execução, e não em relação à formulação das políticas públicas, já que a formulação depende do poder executivo.
3. Considere o seguinte texto: "A democracia se constrói de várias maneiras, todas importantes e conectadas. Por um lado, (1) é importante compreender cada pessoa como um fim em si mesma e dotada de razão e merecedora de proteção em seus direitos fundamentais, seja quem seja; por outro, (2) faz-se necessário entender que a democracia é o regime da pluralidade, e que várias opiniões, visões de mundo, interesses e preferências podem e devem conviver harmoniosamente; e, por fim, (3) não se pode desconsiderar que é dever do estado assegurar a cada pessoa sob sua jurisdição direitos que possibilitem uma vida digna e a possibilidade de ser desenvolver." Os elementos (1), (2) e (3) referem-se, cada um, respectivamente, aos seguintes fundamentos da República Federativa do Brasil:
A. mínimo existencial, direitos políticos e cidadania.
B. cidadania, pluralismo político e dignidade da pessoa humana.
C. dignidade da pessoa humana, pluralismo político e cidadania.
D. mínimo existencial, pluralismo político e reserva do possível.
E. dignidade da pessoa humana, respeito às diferenças e mínimo existencial.
4. Marque a alternativa correta sobre a teoria da reserva do possível.
A. O Estado só poderá dar eficácia aos direitos fundamentais, inclusive a direitos mínimos existenciais, se houver previsão orçamentária.
B. As políticas públicas são reservadas à análise discricionária do Poder Legislativo, posto que são representantes do povo e, como tal, podem escolher o que seria o mínimo existencial.
C. É uma expressão sinônima à teoria do mínimo existencial, que se trata de um direito mínimo que visa à concretização dos direitos fundamentais, como o direito à saúde e à educação básica.
D. Tem como limite o mínimo existencial, devendo haver a intervenção do Poder Judiciário para efetivar a implementação de políticas públicas quando caracterizada hipótese de omissão governamental.
E. Propõe intangibilidade dos direitos fundamentais, posto que são direitos indisponíveis em um Estado Democrático de Direito.
5. No texto "As Dimensões da Dignidade da Pessoa Humana: construindo uma compreensão jurídico-constitucional necessária e possível", trabalhado na disciplina, o Professor Ingo Wolfgang Sarlet problematiza o fato de que a dignidade da pessoa humana é tão importante na compreensão do Direito, quanto inúmeras são as suas facetas e possibilidades de abordagem. É por isso que ele prefere "fracioná-la" e aborda-la a partir de suas variadas facetas (ou dimensões como ele prefere chamar). Sobre uma dessas dimensões, o professor Sarlet afirma que ela se referiria à "noção da dignidade como produto do reconhecimento da essencial unicidade de cada pessoa humana e do fato de esta ser credora de um dever de igual respeito e proteção no âmbito da comunidade humana". Ou seja, trata-se de uma muita peculiar dimensão da dignidade que, em que pese ser um atributo inerente à pessoa humana, depende, para uma real efetivação, de um processo recíproco de reconhecimento e respeito mútuo por todas as pessoas. A essa dimensão o Professor Sarlet dá o nome de:
A. dimensão comunicatica e relacional.
B. dimensão ontológica.
C. dimensão histórico-cultural.
D. dimensão de eficácia.
E. dimensão prestacional.

Outros materiais