Buscar

FISIOPATOLOGIA GERAL - AVALIAÇÃO III

Prévia do material em texto

Peso da Avaliação 3,00
Prova 49608832
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 10/0
Nota 10,00
1A célula é a unidade básica da vida. No entanto, o corpo humano é formado por estruturas menores, como as células, até estruturas muito complexas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a ordem dos níveis de organização do corpo humano:
A
Químico, sistêmico, orgânico, tecidual e celular.
B
Químico, celular, tecidual, orgânico e sistêmico.
C
Orgânico, sistêmico, químico, tecidual e celular.
D
Químico, celular, tecidual, sistêmico e orgânico.
2A Patologia é uma disciplina fundamental para os profissionais da saúde e está dividida em patologia geral e anatomia patológica ou patologia sistêmica. A patologia engloba diferentes áreas, como Etiologia, Patogenia e Fisiopatologia. Quanto ao estudo da anatomia patológica, assinale a alternativa CORRETA:
A
Estuda as causas gerais e origens de um determinado fenômeno.
B
Estuda a junção dos processos normais e patológicos que acontecem no corpo humano.
C
Estuda as alterações fisiopatológicas de cada estrutura de órgãos do corpo.
D
Estuda os mecanismos básicos das doenças e tecidos frente a estímulos diversos.
3O músculo liso é inervado pelo sistema nervoso simpático e parassimpático, podendo ser estimulado por vários fatores, entre eles: sinais neurais, ação hormonal, estiramento do músculo etc. Isso se deve à membrana das células musculares lisas, as quais possuem uma gama variada de proteínas receptoras capazes de desencadear a contração. É importante identificarmos e/ou compreendermos como ocorre a ação da musculatura dessa estrutura. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
A atividade e/ou ação da musculatura lisa ocorre de forma voluntária, ou seja, é controlada pelo sistema nervoso periférico.
B
A atividade e/ou ação da musculatura lisa ocorre de forma voluntária, ou seja, é controlada pelo sistema nervoso autônomo.
C
A atividade e/ou ação da musculatura lisa ocorre de forma involuntária, ou seja, é controlada pelo sistema nervoso periférico.
D
A atividade e/ou ação da musculatura lisa ocorre de forma involuntária, ou seja, é controlada pelo sistema nervoso autônomo.
4O pâncreas é uma glândula que pertence aos sistemas digestivo e endócrino, medindo cerca de 12,5 cm de comprimento, e possui formato de folha, situado atrás do estômago, entre a porção superior do intestino e o baço. Com relação a sua anatomia, o pâncreas é composto por três regiões principais: cabeça (parte que se encaixa ao duodeno), o corpo e a cauda, os quais são a parte final. Este órgão possui especificamente duas principais funções: produzir sucos digestivos e enzimas que auxiliam na digestão dos alimentos; e metabolismo dos nutrientes (pâncreas exócrino) e produção de hormônios (pâncreas endócrino). Sobre os hormônios produzidos pelo pâncreas endócrino, analise as opções a seguir: I- Glucagon. II- Adrenalina. III- Insulina. IV- Adrenalina e insulina. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As opções I e II estão corretas.
B
Somente a opção III está correta.
C
As opções III e IV estão corretas.
D
As opções I e III estão corretas.
5Acerca das doenças metabólicas, estas são doenças que ocasionam alteração quanto ao funcionamento geral do organismo, podendo estarem relacionadas a reações de ordem química ou mesmo metabólica. A Síndrome Metabólica (SM) é a associação de doenças crônicas relacionadas à alimentação e à atividade física, que levam ao excesso de peso e às alterações de colesterol, glicose e pressão arterial. Os portadores apresentam múltiplas patologias, como diabetes, coronarianopatias, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral, doença arterial periférica, insuficiência renal e retinopatia. Sobre as causas desencadeadoras da doença metabólica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) São fatores desencadeadores da síndrome metabólica: a obesidade (principalmente na região abdominal); hipertensão arterial sistêmica (pressão alta); alterações de colesterol (hipercolesterolemia); triglicérides e a hiperglicemia (glicemia elevada). ( ) São fatores desencadeadores da síndrome metabólica: a obesidade (principalmente na região abdominal); hipertensão arterial sistêmica (pressão alta); alterações de colesterol (hipercolesterolemia); triglicérides e a hipoglicemia (glicemia abaixo do padrão normal). ( ) A principal causa de uma síndrome metabólica é a resistência à insulina. ( ) Liberação excessiva de produtos finais da glicosilação avançada; hipoglicemia; níveis crescentes de espécies reativas de oxigênio; alterações microvasculares; entre outros. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - F.
B
V - F - V - F.
C
V - V - V - F.
D
V - V - F - V.
6Os órgãos são formados por diferentes tipos de tecidos para realizar uma função específica no corpo humano. A união de diferentes órgãos forma um sistema. O organismo é formado por diferentes níveis de organização, desde o celular ao sistêmico, no entanto, é constituído por quatro principais compostos químicos. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os quatro principais compostos químicos no corpo humano:
A
Oxigênio, hidrogênio, nitrogênio e cálcio.
B
Sódio, potássio, nitrogênio e carbono.
C
Oxigênio, hidrogênio, nitrogênio e carbono.
D
Oxigênio, cálcio, nitrogênio e fósforo.
7O choque neurogênico acontece quando existe uma falha de comunicação entre o cérebro e o corpo, fazendo com que os vasos sanguíneos percam a sua tonicidade e ocorra vasodilatação, dificultando a circulação devido à diminuição da pressão arterial. Quando isso ocorre, os órgãos nobres, como coração e cérebro, bem como os periféricos, deixam de receber o oxigênio e a glicose (energia) de forma suficiente, criando uma situação e condição de risco de vida àqueles que experienciam esse evento. Este tipo de choque é mais frequente em acidentes relacionados a traumas e quedas, em especial quando há lesão da medula espinhal. Entretanto, o choque neurogênico pode ser gerado por meio de outros fatores. Sobre os demais fatores possíveis de desencadear tal evento, assinale a alternativa CORRETA:
A
São fatores que podem gerar lesão na medula e propiciar o desencadeamento de choque neurogênico: anestesia espinhal, lesão do sistema nervoso, efeito de medicamentos ativadores do SNC (Sistema Nervoso Central), uso de drogas e estados hiperglicemiantes.
B
São fatores que podem gerar lesão na medula e propiciar o desencadeamento de choque neurogênico: anestesia espinhal, lesão do sistema nervoso, trauma craniano, efeito de medicamentos ativadores do SNC (Sistema Nervoso Central), uso de drogas e estados hiperglicemiantes.
C
São fatores que podem gerar lesão na medula e propiciar o desencadeamento de choque neurogênico: anestesia espinhal, lesão do sistema nervoso, efeito depressor de medicamentos, uso de drogas e estados hipoglicemiantes.
D
São fatores que podem gerar lesão na medula e propiciar o desencadeamento de choque neurogênico: anestesia espinhal, lesão do sistema nervoso como AVE (Acidente Vascular Encefálico), efeito de medicamentos ativador do SNC (Sistema Nervoso Central), uso de drogas e estados hiperglicemiantes.
8A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela diminuição de massa óssea, fazendo com que haja o desenvolvimento de ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, tornando-os vulneráveis a fraturas. É uma doença silenciosa, que raramente apresenta sintomas prévios antes que aconteça sua consequência mais grave, no caso uma fratura óssea espontânea. O ideal é que sejam feitos exames preventivos, para que seja realizado o diagnóstico a tempo de evitar a ocorrência de fraturas. Existem alguns fatores que contribuem para o surgimento da osteoporose. Sobre esses fatores, assinale a alternativa CORRETA:
A
Menopausa, idade e uso de medicamentosos de forma precoce.
B
Fator idade, uso de medicamentosos de forma precoce e consumo de alimentos industrializados.
C
Ausência de contato com a luz solar, o qual limitará a fixação da vitamina D na estrutura óssea; fatores genéticos, relacionados a questõeshormonais; idade; uso de medicamentosos; menopausa.
D
Fatores genéticos, relacionados a questões hormonais, associados ao sedentarismo.
9A causa mais comum para o desenvolvimento da Síndrome Metabólica (SM) é devido ao ganho desproporcional de peso, o que por consequência contribui para a elevação (aumento) da pressão arterial, no desenvolvimento do diabetes tipo 2 e, ainda, ocasiona alterações relacionadas à elevação de triglicérides e colesterol no corpo humano. Frente a essas alterações, é comum e esperado que os sujeitos que experienciam da doença apresentem alguns sintomas. Sobre os sintomas mais comuns e/ou esperados na presença da doença metabólica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Triglicerídeos elevados, ou seja, o nível de gordura no sangue - 150 mg/dl ou superior; Pressão sanguínea alta - 135/85 mmHg ou superior; Glicose elevada - 110 mg/dl ou superior (em jejum). ( ) Grande quantidade de gordura abdominal (homens cintura com mais de 102 cm. Mulheres maior que 88 cm); Glicose abaixo - 110 mg/dl (em jejum). ( ) Grande quantidade de gordura abdominal (homens cintura com mais de 102 cm. Mulheres maior que 88 cm). ( ) Baixo HDL (bom colesterol) (homens menos que 40 mg/dl e nas mulheres menos do que 50 mg/dl). Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - V.
B
V - V - V - F.
C
F - V - V - F.
D
V - V - F - V.
10O Potencial de Ação (PA) é caracterizado como um evento elétrico que ocorre em células excitáveis. Existem alguns tipos celulares que desencadeiam o PA, como os neurônios nas células musculares e células secretoras. O potencial de ação despolariza a membrana da fibra muscular e também passa para profundidade da fibra muscular, na qual faz com que o retículo sarcoplasmático libere para as miofibrilas grande quantidade de íons cálcio, armazenados no interior do retículo sarcoplasmático. Os íons cálcio provocam grandes forças atrativas entre os filamentos de actina e miosina, fazendo com que elas deslizem entre si, constituindo o processo contrátil. Sobre os processos de contração das fibras musculares esqueléticas que se fazem necessários para que ocorra a atividade muscular, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O processo de contração das fibras musculares esqueléticas envolve: excitação da fibra muscular esquelética. ( ) O processo de contração das fibras musculares esqueléticas envolve: acoplamento excitação/contração. ( ) O processo de contração das fibras musculares esqueléticas envolve: ciclo das pontes cruzadas. ( ) O processo de contração das fibras musculares esqueléticas envolve: relaxamento muscular. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - V - V.
B
F - F - F - F.
C
F - V - V - V.
D
V - V - V - F.

Continue navegando