Buscar

3 - Malária

Prévia do material em texto

MALÁRIA
FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
Cachoeira- Ba
 2023
Seminário orientado pelo Prof. Dr. Raimon Rios, docente do módulo de agressão e defesa referente ao 3º período do curso de enfermagem.
Estephany Blanco
Eline Vieira
Maíra Flávia
Introdução
Fases da vida
Transmissão ( ciclo )
Sinais e sintomas
Diagnóstico
Tratamento
Mecanismo da resposta imunológica Prevenção
Dados epidemiológicos
Sumário
INTRODUÇÃO
 A malária  é uma das principais doenças parasitárias tropicais, com uma incidência que ultrapassa 500 milhões de casos anuais. No Brasil, a principal área endêmica encontra-se na região amazônica, causando meio milhão de casos anualmente. 
 As diferentes espécies de parasita que causam a malária em humanos são: 
P. vivax, P. falciparum, P. malariae, P.ovale e P.knowlesi.
Fases da vida
OVO
LARVA
PUPA
ADULTO
Transmissão ( Ciclo )
Sinais e sintomas
Febre alta;
Calafrios;
Tremores;
Sudorese;
Dor de cabeça
Náuseas
Vômitos
Cansaço 
Falta de apetite.
Diagnostico 
O diagnóstico da malária é geralmente feito por meio de exames de sangue que detectam a presença do parasita no sangue da pessoa infectada.
 Existem alguns tipos de testes disponíveis para diagnosticar a malária:
1. Testes rápidos de diagnóstico (TDR)
2. Microscopia
3. Testes de diagnóstico molecular.
Deve ser realizado o exame de diagnóstico correto para confirmar a presença de malária no sangue. Quanto mais rápido o diagnóstico, mais efetivo é o tratamento e diminui-se as chances de complicações.
Tratamento
O tratamento da malária varia de acordo com a gravidade da doença, a espécie do parasita e a resistência aos medicamentos. Geralmente, envolve o uso de medicamentos antimaláricos, como artemisinina combinada com outros fármacos como amodiaquina, cloroquina, mefloquina ou doxiciclina. A escolha do medicamento e a duração do tratamento dependem da gravidade da doença.
Mecanismo Resposta Imunológica
Em casos graves da malária, a resposta imunologica excessiva pode levar a danos nos órgãos, como o fígado, os rins e o cérebro, oque pode ser fatal. Portanto, a resposta imunológica desempenha um papel importante na tentativa de combater a malária, mas ainda existe muito a ser aprendido sobre como o parasita da malária é capaz de evadir a resposta imunológica do organismo.
Prevenção
Entre as principais medidas de prevenção individual da malária estão:
•uso de mosquiteiros;
•roupas que protejam pernas e braços;
•telas em portas e janelas;
•uso de repelentes.
Dia mundial da luta contra a malária
	Abril						
	D	S	T	Q	Q	S	S
	 	 	 	 	 		1
	2	3	4	5	6	7	8
	9	10	11	12	13	14	15
	16	17	18	19	20	21	22
	23	24	25	26	27	28	29
	30		 	 	 	 	 
Dados epidemiológicos
Em relação às mortes por malária, no ano de 2018 houve um aumento significativo no número de casos de malária no Brasil. Neste ano, o número de óbitos aumentou 64,7%, indo de 34 em 2017 para 56 em 2018. No ano seguinte, 2019, houve redução de 33,9%, tendo o Brasil registrado 37 óbitos. Em 2020 ocorreu novo aumento, neste ano foram registrados 51 óbitos, 37,8% de aumento em comparação ao ano anterior. Em 2021, de acordo com dados preliminares, foram registrados 58 óbitos por malária no país, representando 13,7% de aumento em comparação a 2020

Continue navegando