Buscar

Voluntaria Icesp

Prévia do material em texto

Maria do Céu, mais conhecida como Céu Dias, começou seu voluntariado em outubro de 2012 com 44 anos no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. O seu primeiro contato com o voluntariado foi em 2007 quando seu esposo precisou fazer uma cirurgia e ali eles tiveram auxilio de uma voluntária e ela achou interessante e aquilo despertou sua curiosidade. Posteriormente seu tio descobriu um câncer e o tratamento do mesmo foi o que a motivou a procurar o ICESP e se informar como fazia para se tornar voluntária.
Segundo Céu, esses oito anos de voluntariado cuidando dos pacientes, dos acompanhantes, acompanhando o dia a dia deles dentro do hospital, se emocionando e se alegrando junto com cada um que por ali passava, era um preparo para ela, pois em agosto de 2019 seu marido descobriu um câncer de pulmão. Seu tratamento teve fim em 05/12/2021 quando ele partiu. E ela diz que a doença do seu marido fez com que o voluntariado dela tomasse outra dimensão, ela passou a enxergar tanto o paciente quanto o acompanhante com ainda mais sensibilidade, se colocando no lado do outro e entendendo melhor também cada momento. 
Após a partida de seu marido, Céu acreditava que jamais teria forças para retornar ao ICESP, porém ela disse que a forma como o mesmo encarou a sua doença e fez a sua passagem a incentivou a retornar e poder usar a sua experiências para ajudar outras pessoas, segundo a mesma, hoje trabalhar no Instituto do Câncer como voluntaria é sua melhor versão.

Continue navegando