Buscar

ARQUITETURA CISC DE PROCESSADORES RESUMO (Bruno Paiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ARQUITETURA CISC DE PROCESSADORES
TÓPICO 1: QUE É UM PROCESSADOR (BRUNO)
O processador é a unidade central de processamento (CPU) da máquina, sendo então a peça responsável por efetuar os cálculos necessários para a execução do código de um programa. Basicamente, o processador é o cérebro do computador, sendo então o componente que recebe instruções para realizar as tarefas ordenadas pelo usuário
Como o centro de tudo, ele é o dispositivo encarregado de cuidar do processamento de dados, desde a etapa de carregamento das informações na unidade de armazenamento até o retorno dos arquivos já processados, que então serão encaminhados para o processador gráfico (na placa de vídeo) e exibidos em formato visual para o uti,	Comment by Bruno Matheus: Criar um slide que demonstre esse processo
lizador do PC.
Para o processador executar uma instrução, quanto mais complexa ela for, mais tempo irá demora, como é medido esse tempo?
Geralmente medido pelo ciclo de relógio ou clock do processador cada passo para a execução de uma instrução é como se fosse um evento	Comment by Bruno Matheus: Criar um slide com o relógio demonstrando a marcação do tempo
Quando o computador consegue repetir eventos em sequência dentro do intervalo de tempo de 1 segundo nós temos 1 hertz, ou seja, a quantidade de tarefas que são executadas por segundo 
Se um processador executa 100 tarefas em 1 segundo ele então funciona com um clock de 100 hertz.
O intel I9 10900k possui um clock de 3,7 Ghz, ou seja, ele consegue fazer 3 bilhões e 700 milhões de cálculos por segundo 
Então quando o processador é desenvolvido ele disponibiliza um conjunto de instruções 
a linguagem que pode ser usada pelos programadores para desenvolver os programas de acordo com a instrução o processador pode ser Cisc ou RISC.
TÓPICO 2 DIFERENÇAS ENTRE CISC E RISC
Os sistemas CISC datam do início dos anos 1960. O IBM (International Business Machines) criou uma gama de computadores baseados em torno de um conjunto de normas chamado System/360. Esta foi a primeira máquina CISC.
Os processadores CISC têm a vantagem de reduzir o tamanho do código executável, por já conterem muito dos códigos comuns em vários programas, em forma de uma única instrução. 
Os processadores baseados na computação de conjunto de instruções complexas contêm um micro programação, ou seja, um conjunto de códigos de instruções que são gravados no processador, permitindo-lhe receber as instruções dos programas e executá-las, utilizando as instruções contidas no seu micro programação.
A CISC é implementada e guardada em microcódigos no processador, sendo difícil modificar a lógica de tratamento de instruções. 
Porém, do ponto de vista da performance, os CISC’s têm algumas desvantagens em relação aos RISC’s, entre elas a impossibilidade de se alterar alguma instrução composta para se melhorar a performance.
Pode-se concluir que os projetistas de arquiteturas CISC consideram três aspectos básicos: – uso de microcódigo; – construção de conjuntos com instruções completas e eficientes; – criação de instruções de máquina de “alto nível”, ou seja, com complexidade semelhante à dos comandos de alto nível.
Colocados juntos, esses elementos do projeto nortearam a filosofia de construção de processadores CISC por longo tempo, como a família Intel x86, os processadores AMD K e, anteriormente, os sistemas IBM e VAX. Assim é que existem naqueles conjuntos instruções poderosas, do tipo:
•	CAS – compare and swap operands (comparar valores e trocas operandos)
•	RTR – return and restore codes (retornar e restaurar código)
•	SWAP – swap register words (trocar palavras dos registradores)
Uma das características é a menor quantidade de instruções: talvez a característica mais marcante das arquiteturas RISC seja a de possuir um conjunto de instruções menor (todas também com largura fixa), que as máquinas que possuíam a arquitetura CISC, porém com a mesma capacidade. Vem daí o nome dado a arquitetura RISC (computadores com um conjunto reduzido de instruções).
Tópico 3 - funcionalidades
(CONCEITO) 
O Princípio de Funcionamento e Funcionalidade da Arquitetura CISC é baseado na sua capacidade e no modo de processamento. Simplificando, o nome CISC que dizer execução de instruções complexas. 
os computadores antigamente tinham pouca memória RAM, apenas alguns poucos kilobytes (comum era 10kb de ram), então os programas compilados não podiam ser grandes. 
Uma forma abreviada de explicar é que o programa compilado (que transforma o código fonte em linguagem Assembly da máquina em questão) utilizaria comandos complexos do processador que são na verdade diversos comandos agrupados em um único comando.
Por serem usadas em processadores Intel e AMD, esses processadores costumam ser mais caros, mas com um desempenho melhor, porém consomem mais energia sendo indicados principalmente para notebooks ou computadores com desktop
Conforme falado anteriormente, existem algumas diferenças entre a arquitetura cisc e risc,
Risc geralmente são menores, mais baratos e consomem menos energia, sendo interessantes por exemplo para dispositivos móveis e consoles, sendo adotada principalmente nos consoles modernos uma vez que possuem um hardware extremamente e somente dedicado para o jogo tornando muito mais rápido para essa finalidade
Já os processadores Cisc trabalham com um clock muito elevado são mais caros e possuem um desempenho superior, entretanto são maiores e consomem mais energia sendo indicados então para computadores desktop e notebook mais poderosos, além de servidores, 
Vale ressaltar que atualmente os processadores da intel e amd combinam as duas arquiteturas resultando em uma arquitetura hibrida com instruções em Cisc porem implementados como Risc, com diversos estágios para fazer a ligação necessária para ser executado pelo hardware
Então para finalizarmos e durante o desenvolvimento da apresentação podemos perceber que a arquitetura cisc e Risc estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano e sua história e funcionalidade é de extrema importância para que a tecnologia pudesse evoluir cada vez mais.

Outros materiais