Buscar

A linguistica aplicada e o discurso de Paulo Freire

Prévia do material em texto

A linguistica aplicada e o discurso de Paulo Freire
Neste texto daremos ênfase para para o material de linguistica apliacda ao ensino do português, transcorrendo o argumento histórico da linguistica aplicada com base em outro texto, que neste caso é de Paulo Freire.
Como a Linguistica Aplicada (LA) se trata da linguagem como prática social contextualizada, onde há a interação no meio social através da expreção verbal, podemos consentir com convicção na que a mudança é possível, pois a linguística aplicada estará a todo tempo trabalho com a expreção verval em vários contextos em sociedade, e sabemos que a sociedade é provida de mudanças constantes e às vezes ate inperceptivel.
Assim tambem foi com a LA, pois ela pode ver no decorrer do nascimento da sua existencia como disciplina autonoma, varias decorrencias de necessidade de sair de um âmbito preexistente que era a linguistica para interagir como muitas outras areas das humanas, desta forma pode-se observar que a sua presença foi se tornando convivência, além disso houveram vários fatores determinantes para que torna-se a LA como uma are de estudo, organizado as linhas de pensamentos e o objeto de estudo em questão, desta forma a LA passa de objeto para sujeito, tomando uma posiçao de “comando”.
	Conforme Paulo Freire descreve no texto sobre constatar, adaptar e mudar, podemos transpor este mesmo percurso para a LA, vejamos pois a constatação, onde iniciamente vimos que na historia da mesmo percebeu-se que havia a necessidade da aprendizagem de uma lingua estrangeira e que junto a isso necessitava de uma adaptação para o estudante pois a introdução da lingua estrageira não poderia ser tão enrrigecida com as normas de comunicação, e que precisava ser mais contextualizada para uma melhor comunicação. Diante destes e outros fatores surge então agora a adaptação, onde há varias pesquisas para o melhor aproveitamento do ensino e que logo se encaminharam varias pesquisas tambem para outras areas, não apenas a do ensino. Havendo assim a necessidade de mudar para se adaptar, algo imprecedivel. Com tantas pesquisas realisadas na area, a LA acabou tornando uma ciência autona da linguistica.

Continue navegando