Buscar

Critica a moral

Prévia do material em texto

1. Nas entrevistas realizadas na seleção podemos observar algumas perguntas/respostas levantadas: 
a) acerca da prática de atos pela violência; 
b) sobre a religião - "no que você baseia suas decisões éticas?" 
c) sobre a crença numa verdade absoluta no universo; 
d) o que se pensa sobre realizar ações "por dinheiro" 
Relacione tais temas à moralidade. 
No filme, nenhum prisioneiro podia cometer nenhuma infração e nenhum tipo de violência física, pois eles tinham leis a cumprir. Os detentos não possuíam crenças religiosas. A única crença que os prisioneiro possuíam é que eles acreditavam que estavam sendo vigidos o tempo todo e que alguém estava julgando as ações, sendo assim, eles não poderiam descumprir nenhuma norma imposta. O objetivo de ser moral dentro da cadeia é a busca pelo dinheiro. Os detentos seguem todas as regras impostas para ganhar o dinheiro. Tudo isso está ligado a moralidade, pois ela é o modo de vida ou a maneira que se baseia os fundamentos morais. 
2. A divisão dos grupos no experimento apresenta relações com as divisões na sociedade e com as relações de poder e de abuso do poder. Como você relaciona essa organização dos grupos, e suas relações de poder, à análise de Foucault ao poder? 
No filme existia uma hierarquia de poder nítida, os guardas empunhavam as regras e os prisioneiros obedeciam. Os guardas começaram a abusar dos poderes, criando assim novas regras que não existiam. 
Foucault afirma que “o poder está em toda parte; não porque englobe tudo, e sim porque provém de todos os lugares”. Ele fala que o poder não existe, o que existe são as relações de poder. Para Foucault não existem sociedades livres de relações de poder. 
3. Observe as regras estabelecidas em relação à violação e punição "proporcional". Que relação há entre o modo de tratar as regras e a perspectiva moral estudada? 
Cada norma que foi violada em uma sociedade gera uma punição. Algumas regras violadas possuem punições mais severas. Já outras possuem punições menos severas. No filme é a mesma coisas. A punição é proporcional a regra que foi violada. 
4. As cenas que se desenrolam em torno do homem com diabetes aponta para o conflito entre a) o que é permitido e o que se "deve" fazer frente às regras e b) o que poderia ser feito como "ação correta" frente às circunstâncias. Como Nietzsche e Foucault nos ajudam a pensar sobre a obediência às normas sociais e o agir guiado pelas próprias convicções?
Nietzsche explica que antes de obedecermos às normas sociais devemos refletir sobre elas, sobre sua importância e sobre o que sabemos sobre o assunto. Ele propõe que a importância dos valores morais devem ser colocados em questão, e diz que para isso é necessário um conhecimento prévio a respeito do que se está falando. Ou seja, o filme mostra que nem sempre o certo é seguir as regras corretamente, devemos analisá-las para saber se é certo ou errado. 
Foucault afirma que a sociedade ou os grupos sociais são divididos de acordo com as regras e/ou princípios gerais do país, e essas regras foram definidas por algo ou por alguém. Ele diz que moral é um conjunto de regras e valores propostas as pessoas por intermédio de alguém, ou algum grupo ou instituição. Segundo Foucault, sempre tem uma pessoa que tem o poder de propor aos demais as regras e valores morais que devem ser seguidos, então no filme alguém está comandando a situação, no caso os guardas. 
5. Na cena de volta, no ônibus, a seguinte pergunta ganha destaque: "ainda acha que somos mais evoluídos que os macacos na cadeia evolucionária?" e, na resposta dada pelo protagonista: "acho, ainda podemos fazer alguma coisa a respeito". Como você relaciona esse diálogo com a crítica de Nietzsche e Foucault à moralidade? 
Como na questão 4. Foucault afirma que a sociedade ou os grupos sociais são divididos de acordo com as regras e/ou princípios gerais do país, e essas regras foram definidas por algo ou por alguém. Moral é um conjunto de regras e valores propostas as pessoas por intermédio de alguém, ou algum grupo ou instituição. 
Nietzsche explica que antes de obedecermos às normas sociais devemos refletir sobre elas, sobre sua importância e sobre o que sabemos sobre o assunto. Ele propõe que a importância dos valores morais devem ser colocados em questão, e diz que para isso é necessário um conhecimento prévio a respeito do que se está falando.

Continue navegando