Buscar

NP2 AULA 1 - Direito Ambiental

Prévia do material em texto

NP2
Tutela constitucional do meio ambiente
Análise do artigo 225 da CF/88
1. Todos: a utilização do pronome indefinido “todos” aumenta a abrangência da norma, com a inserção do Direito ao meio ambiente como um direito difuso. Direito difuso é o que extrapola a esfera individual, tendo com titulares pessoas indeterminadas e ligadas por uma situação danosa de fato ( art 81 Parágrafo único do CDC). Além disso, o pronome indica que a proteção ao meio ambiente e extensível não somente aos brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil (Presente geração), mas igualmente as gerações, culturas.
2. Tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado: Em primeiro plano, a locução (todos tem direitos) significa que a proteção ao meio ambiente é um direito público subjetivo oponível contra todos e não somente contra o Estado. A expressão “meio ambiente ecologicamente equilibrado” remetemos a noção de equilíbrio ecológico, que é o estado ou situação na qual as populações das diferentes espécies permanecem constantes imediatas pelas interações entre elas.
3. Bem de uso comum do povo: Trata-se de expressão prevista no art 99 inciso 1 do CC. Na área ambiental a expressão adquire uma conotação própria e especifica, em relação a questão ambiental, o bem de uso comum do povo seria aquele que pode ser desfrutado por toda e qualquer pessoa dentro dos limites legais. 
4. Essencial à saída qualidade de vida: Não dá para pensar em sadia qualidade de vida sem o meio ambiente ecologicamente equilibrado, sendo necessário equilíbrio dos recurso ambientais.
5. Impondo-se ao Poder Publico e a coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo: O poder público, em todas as suas esferas de atuação( administrativa, legislativa ou judicial), deve tomar as medidas para a preservação e conservação ambiental garantindo a incolumidade. A coletividade também assume importante papel, uma vez que atuara não só por meio de participação em órgão colegiados, mas também diretamente, manifestando-se nas audiências públicas ou na via processual, mediante as associações nas ações civis públicas, ou diretamente, por intermédio de iniciativa popular, na ação popular de defesa ambiental.
6. Para as presentes e futuras gerações: Trata-se de típico direito de terceira geração, é um direito de toda a coletividade e deve ser preservado para a sociedade atual, bem como a futura, ressaltando o caráter intergeracional desse direito.

Continue navegando