Buscar

ATIVIDADE Grupos Sanguineos- ALBA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Como ocorre geneticamente a determinação do Grupo Sanguíneo ABO? 
Fenótipo: Grupo A, Genótipo: IAIA ou IAi
Fenótipo: Grupo B, Genótipo: IBIB ou IBi
Fenótipo: Grupo AB, Genótipo IAIB
Fenótipo: Grupo O, Genótipo ii
IA=IB>i
IA e IB são co-dominantes e i é recessivo.
2. Descreva a formação do Falso O.
Indivíduos hh não produzem a substância H que é uma substancia necessária para a produção dos antígenos A e B. Para formar a substância A o indivíduo tem que ter o gene H e o gene IA. Para formar a substância B o individuo tem que ter o gene H e o gene IB. Para ser do fenótipo O, o indivíduo tem que ter o gene H e os genes IA e IB. Para ser fenótipo O, o indivíduo tem que ter o gene H e os gene ii. O falso O não tem o gene H, ele é hh e portanto não produz a substância H e independente de outro ele não vai ter o antígeno A e /ou B. 
Nos indivíduos O, não tem antígeno A e B, porem há produção da substancia H, entretanto nos indivíduos falso O não formam nem a substancia H e nem os antígenos A e B na superfície da hemácia, mesmo se forem portadores dos genes IA e IB. 
3. Como ocorre a Eritroblastose fetal ou DHRN?
É uma doença hemolítica adquirida quando ocorre incompatibilidades de grupos sanguíneos entre a mãe e o feto. Quando a mãe é Rh-, e o filho Rh+.
Normalmente a circulação materna e fetal são completamente separadas, no entanto algumas vezes ocorrem falhas na placenta e pequenas quantidades de sangue fetal podem atingir a circulação materna. Um outro modo do sangue fetal atingir a circulação materna ocorre durante o nascimento, porque quando a placenta se desprende grande quantidade de células sanguíneas fetais entram na corrente sanguínea materna estimulando o sistema imunológico da mãe, que começa a produzir anticorpos ANTI-RH. Geralmente o primeiro filho não sofre ação do anticorpos pois se ele estimulou a mãe ao nascer, ela produzirá anticorpos depois do nascimento, mas em uma segunda gestação o segundo filho poderá ser prejudicado. Quando isso ocorre os antiRH da mãe passa para o feto destruindo suas hemácias. A gravidadeda doença varia desde uma ligeira anemia até morte intra-uterina. O primeiro fliho também pode ser afetada depende de uma variável de que as vezes a mãe RH- já tinha sofrido transfusão sanguínea prévia com um tipo sanguínea incompatível, ou tinha sofrido abortos RH+, já estando sensibilizada quando teve o primeiro filho.

Outros materiais