Buscar

estudo dirigido embriologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina Embriologia e reprodução humana assistida
ESTUDO DIRIGIDO
NOÇOES DE EMBRIOLOGIA
1) O que é capacitação espermática?
R: Capacitação é o nome dado ao processo que torna o espermatozoide capaz de fecundar um óvulo. Este processo pode ser realizado artificialmente em laboratório através de duas técnicas, o Swim up e por Gradiente Descontínuo.
2) O que é reação acrossômica?
R: Os espermatozoides capacitados podem sofrer a RA, a qual habilita o espermatozoide a penetrar através da zona pelúcida e a fundir-se com a membrana plasmática do oócito. 
3) Descreva o processo de fertilização explicando o que acontece em cada fase.
R: Quando o espermatozoide penetra o óvulo, começa um processo de formação do embrião, que se desenvolverá durante a gestação até o parto. Depois do óvulo fecundado, é formada uma célula diploide chamada de zigoto. Algum tempo depois, começam as clivagens, que são sucessivas divisões celulares. Na primeira clivagem, o zigoto se divide em duas células chamadas blastômeros, e o processo de clivagem vai se repetindo, aumentando o número de células até formar uma esfera, chamada mórula. A mórula é formada na tuba uterina, que impulsiona o embrião em direção ao útero, enquanto as clivagens continuam, até chegar ao útero, quando recebe fluidos uterinos. No 3º ou 4º dia do desenvolvimento, surgem alguns espaços preenchidos por líquido. Inicia-se a fase do blastocisto aproximadamente no 5º dia de desenvolvimento do embrião, quando as células formam o trofoblasto, o embrioblasto e a blastocele. No estágio de blastocisto, o embrião fixa-se na parede interna do útero, o endométrio, em uma gravidez natural, processo chamado de implantação é essencial para o início da gestação. Esse fato ocorre porque, com o crescimento do embrião, ele expõe células e moléculas de adesão na sua superfície, que entram em contato com o endométrio e promovem a invasão uterina, formação de novos vasos sanguíneos, responsáveis pela formação futura da placenta.
4) Onde ocorre a fertilização do ovócito?
R: Na tuba uterina na região da ampola 
5) Quais são os resultados da fertilização?
R: Estimula o ovócito penetrado a completar a segunda divisão meiótica, restaura o número diplóide normal de cromossomos no zigoto, resulta na variação da espécie humana por meio da mistura de cromossomos paternos e maternos, determinação do sexo e ativação do zigoto 
6) Descreva a fase de segmentação ou clivagem. Qual o resultado dessa fase?
R: A clivagem consiste em repetidas divisões do zigoto, resultando em um rápido aumento do número de células. Primeiro, o zigoto se divide em duas células conhecidas como blastômeros; estas então se dividem em quatro blastômeros, oito blastômeros, e assim por diante.
7) Descreva a fase de blastulação. Qual o resultado dessa fase?
R: A blastulação é o processo onde a mórula, formada pelas clivagens da célula, dará origem à blástula. Esse processo se inicia quando os blastômeros começam a migrar para a região periférica da estrutura. Ao mesmo tempo, essas células começam a secretar proteínas para o interior da mórula, com isso, há a formação de uma cavidade central, que é chamado de blastocele. Por conta do processo osmótico, a maior quantidade de proteínas no exterior das células faz com que elas passem também a secretar líquidos, aumentando a blastocele, fazendo com que o embrião passe de uma estrutura mórula para uma estrutura blástula.
8) Até que fase se mantém a zona pelúcida?
R: A zona pelúcida se mantem até o quarto dia, no quinto dia ela já desaparece. 
9) Em que fase ocorre a implantação do zigoto?
R: A implantação do zigoto irá ter início na primeira semana de desenvolvimento tendo final da implantação completa na segunda semana de desenvolvimento. 
10) Descreva a implantação do blastocisto na segunda semana do desenvolvimento embrionários
R: Existem vários fatores que influenciam o processo, eles podem ser agrupados em fatores maternos e embrionários. Entretanto, os dois grupos de fatores agem simultaneamente para que a implantação ocorra com sucesso. O processo de implantação pode ser subdividido em três fases, o período de aposição, no qual o blastocisto estabelece interações fracas com a parede uterina; a fase de adesão, que ocorre quando uma ligação definitiva entre o blastocisto e o epitélio uterino se estabelece, de forma que o blastocisto não pode mais ser extraído da cavidade uterina; e a fase de invasão, que ocorre quando o blastocisto começa a se aprofundar no endométrio. Este período normalmente ocorre entre o 19ª e o 24ª dia do ciclo menstrual, que coincide aproximadamente, com o período entre o 6° e o 10° dia após a ovulação.
11) Quais são as camadas em que se diferencia o trofoblasto durante a implantação no útero?
R: As camadas são o Citotrofoblasto e o Sincicitrofoblasto.
12) O que é disco germinativo bilaminar?
R: Com as mudanças morfológicas no embrioblasto irá ocorrer a formação de uma placa bilaminar, de formato quase que circular, composta de células achatadas. Esta placa é denominada disco embrionário e é composto por duas camadas, o Epiblasto que é a camada mais espessa, composta por células colunares altas e diretamente ligada à cavidade amniótica; e o Hipoblasto que é um composto de pequenas células cubóides adjacentes à cavidade exocelômica.
13) Descreva os principais eventos que ocorrem na gastrulação
R: A gastrulação inicia-se com a formação da linha primitiva na superfície do epiblasto. Essa linha, que torna possível identificar o eixo embrionário do embrião, é formada pelo aumento e migração das células do epiblasto em direção ao plano mediano do disco embrionário. A linha surge em direção à região cefálica do embrião até se encontrar com o nó primitivo. Enquanto isso ocorre, surge na linha um sulco que se encontra com um sulco presente no nó primitivo, denominado de fosseta primitiva. Após a formação dos sulcos, inicia-se a invaginação das células do epiblasto e formam-se os três folhetos germinativos, o endoderma, o mesoderma e o ectoderma.
Além da formação da linha primitiva, durante a gastrulação surgem a placa precordal e a notocorda. As células mesenquimais saem do nó e da fosseta primitiva e formam o processo notocordal. Este adquire um canal notocordal e cresce até a placa precordal, uma região onde o endoderma e ectoderma estão firmemente ligados. A notocorda surge através da transformação do processo notocordal.
14) Quais são os 3 folhetos germinativos resultantes da fase de gastrulação?
R: O endoderma, ectoderma e mesoderma.
15) Qual é o folheto germinativo que dá origem à notocorda durante a gastrulação do embrião?
R: O mesoderma 
16) Qual é a fase do desenvolvimento embrionário em que se forma o tubo neural e que culmina com o esboço de todos os elementos básicos do embrião?
R: Ocorre na terceira semana de desenvolvimento embrionário. 
17) Descreva os principais eventos que ocorrem na neurulação
R: Nessa fase ocorre a formação do tubo nervoso. No final da fase de gástrula, é possível observar um achatamento das células do ectoderma da face dorsal. Elas dão origem a placa neural, que se desenvolve em direção à porção posterior do embrião. A placa neural inicia um processo de dobramento na região central, que formará o sulco neural. A medida que essa fenda aumenta, as bordas laterais começam a se aproximar até se fundirem. O sulco, então, fecha-se e dá origem ao tubo neural. Essa estrutura é responsável pela formação do sistema nervoso.
18) O que é organogênese?
R: É quando os 3 folhetos germinativos se diferenciam e dão origem a formação dos órgãos e sistema.
19) Quais são os anexos embrionários e para que servem?
R: Os anexos embrionários são a vesícula vitelina, âmnio, cório e alantoide. A vesícula vitelina tem função na parte da oxigenação, da nutrição e sangue do bebê; o âmnio é responsável pela proteção do bebê contra choques mecânicos, desidratação e de doenças; a função do cório é promover as trocas gasosas, ou seja, garantir a respiração do embrião; o alantoide tem como função principal armazenar as excreçõesdos embriões até o nascimento
20) O que é gravidez múltipla?
R: A gravidez múltipla é quando é gerado mais de um bebê.

Continue navegando