Buscar

Educação Ambiental

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO AMBIENTAL
1 – Com suas palavras descreva como deve ser o relacionamento entre os seres vivos e a natureza, a respeito do valor da vida de acordo:
a) No meio social:
As pessoas devem conviver em comum acordo no que diz respeito à Natureza, zelando do nosso bem maior, preservando-a de forma que essa relação ser humano e natureza caminhem juntos, por toda vida.
b) Na condição psicoemocional:
Nessa condição acredita-se ser primordial o resgate de valores humanos, bem como o olhar crítico do indivíduo sobre si mesmo e sobre o mundo. A partir do momento em que o homem conscientizar que é preciso interagir com o meio ambiente em sua totalidade, verá que não é só ele que precisa estar bem emocionalmente, mas que os animais, as plantas também precisam ser valorizados e preservados.
2 – Enquanto aluno mediante ao seu entendimento, relate como os seres humanos devem se prevenir de problemas ambientais que o cercam?
Antes de tudo a palavra é respeito e amor. Respeitando e amando o meio que nos cerca, então estamos conscientes do ato de preservar o lugar em que vivemos. Ou seja: não desmatamos, nem matamos a natureza, nem a nós mesmos.
3 – Segundo o que você pesquisou sobre Educação ambiental, com suas palavras explique.
Educação Ambiental quanto as ações educativas, de informação e comunicação em geral, foram das mais requeridas. Durante a Conferência Rio/92, reuniu-se o Fórum Global do qual participaram os representantes não-governamentais (das ONG’s, de movimentos sociais, sindicatos etc.). Um dos resultados do Fórum Global foram os Tratados, um para cada esfera de atuação, discutidos e firmados pelos milhares de representantes presentes, das mais variadas regiões do mundo. Todos eles mencionavam, dentre seus objetivos ou estratégias mais importantes, a conscientização e a Educação Ambiental dirigidas desde aos técnicos, profissionais e políticos, até o cidadão comum, especialmente os jovens.
Essa é a forma que nos leva a cuidar melhor de nosso planeta a partir da educação na escola. 
4 – Quais as conseqüências causadas pelos acúmulos de lixos nas grandes cidades, e como é possível resolver questões ambientais desse nível.
Um dos principais problemas encontrados nas cidades, especialmente nas grandes é o lixo sólido, resultado de uma sociedade que a cada dia consome mais. 
Esse processo decorre da acumulação dos dejetos que nem sempre possui um lugar e um tratamento adequado. Isso tende a aumentar, uma vez que a população aumenta e gera elevação no consumo, e consumo significa lixo. 
Para ter uma noção mais ampla do problema tomemos a cidade de São Paulo como exemplo, em média cada pessoa produz diariamente entre 800 g a 1 kg de lixo diariamente, ou de 4 a 6 litros de dejetos, por dia são gerados 15.000 toneladas de lixo, isso corresponde a 3.750 caminhões carregados diariamente. Em um ano esses caminhões enfileirados cobririam o trajeto entre a cidade de São Paulo e Nova Iorque, ida e volta. 
A questão do lixo está diretamente ligada ao modelo de desenvolvimento que vivemos, vinculada ao incentivo do consumo, pois muitas vezes adquirimos coisas que não são necessárias, e tudo que consumimos produzem impactos. Há aproximadamente 40 anos a quantidade de lixo gerada era muito inferior à atual, hoje a população aumentou, a globalização se encontra em um estágio avançado, além disso, as inovações tecnológicas no seguimento dos meios de comunicação (rádio, televisão, internet, celular etc.) facilitaram a dispersão de mercadorias em nível mundial. Os lixões retratam além dos problemas ambientais os sociais, a parcela da sociedade excluída que busca nesses locais materiais para vender (papéis, plásticos, latas entre outros), às vezes as pessoas buscam também alimentos, ou melhor, restos para o seu consumo, muitas vezes estragados e contaminados, demonstrando o ápice da degradação humana.
 A depender da disponibilidade de recurso cada município, estado ou região enfrentam hoje o desafio de encontrar soluções para a questão do lixo urbano. Não existem fórmulas prontas, o que existe é: Reciclar,Reduzir, Repensar e Reutilizar. Quem sabe assim esse problema se resolverá.
5 – Para você, os problemas causados pela ( dengue) é um fato cultural, social ou ambiental? Justifique sobre suas possíveis soluções.
Os três fatores : 
Cultural e Social: as pessoas não cuidam do meio ambiente em que vivem, não repassam informações para as que são menos esclarecidas no assunto, até mesmo por medo de brigas entre vizinhos, parentes o até mesmo amigos.
Ambiental , pois se as larvas encontram ambientes adequados para proliferação das mesmas, em 48 horas eclodirão em milhares, senão isso ocorrerá em um ano ou mais, dificultando assim a sua existência.
6 – Pesquise sobre uma questão ambiental acontecido em sua cidade nos últimos meses, relate e descreva como poderia ter sido evitada essa questão ambiental.
Uma invasão de escorpiões tem deixado moradores do bairro Brasil, na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, assustados. Os moradores contam que os animais aparecem com muita frequência nas casas, em estabelecimentos comerciais e podem ser vistos até nas calçadas.
O militar aposentado Osvaldino Gomes, que mora na Avenida Itabuna, conta que precisa todos os dias arrastar móveis e revistar objetos para não ser surpreendido. Ele conta que, em pouco mais de um ano morando no bairro, já encontrou mais de 30 escorpiões dentro de casa. "A última vez, encontramos um em cima da cama do meu neto. Cada dia que passa, aumenta a quantidade de escorpião, uma invasão. A gente quer dos órgãos competentes que apresentem uma solução para nós", disse.
Osvaldino diz que precisa revirar todos os dias os
móveis de casa (Foto: Reprodução/TV Sudoeste)
No quintal, para combater os escorpiões, Osvaldino diz que precisou colocar galinhas. "Eu ganhei umas e também tive que comprar outras para não deixar criar uma epidemia no quintal", destacou. Ainda não há informações sobre o que está atraindo tantos escorpiões para o local.
	
ESCOLA MONTEIRO LOBATO
ALUNO: Enzo Antony 
SÉRIE: 8º ANO 
TURMA: C
DISCIPLINA: Atualidades
PROFESSORA: Sandra Mara
TURNO: Matutino
 QUESTÕES AMBIENTAIS

Continue navegando