Buscar

prova higine

Prévia do material em texto

ALUNA: MARIA CALRA DE SOUSA BARBOSA
1. As cinco causas que podem incidir na capacidade funcional da água são: conteúdo microrgânico, valores de sais minerais, substâncias em suspensão, matéria orgânica e modificações organolépticas e gases dissolvidos
2. A água potável deve conter em sua composição somente os minerais comuns, na percentagem nunca acima de 0,5g por litro (cloreto de sódio, bicarbonatos e sulfatos de cálcio e de magnésio, traços de sulfatos e nitratos de cálcio e magnésio e ainda traços de ferro), apresentar caracteres organolépticos adequados, destituída de poluição, isenta de microrganismos patogênicos. A água é considerada potável quando atende aos padrões físico-químicos e microbiológicos, conforme a PORTARIA GM/MS Nº 888, DE 4 DE MAIO DE 2021. Ela dever ser isenta de microrganismos patogênicos e de matéria inorgânica com grande toxidade (Pb e Hg) .
Água poluída: não é recomendável para uso industrial e doméstico, por sua má apresentação olfativa e visual, causada por contaminação inespecífica.
Água contaminada: é contaminada por determinados microrganismos (grupo coliformes) e por elementos químicos inespecíficos.
 Água infectada: é aquela contaminada por microrganismos patogênicos.
3. Produtos com altas espumação devem ser evitados nas áreas de manipulação das indústrias de alimentos, pois podem gerar contaminação cruzada (química), além de provocar a necessidade de vários enxagues, pois quanto mais água recebem mais espuma geram, gerando assim mais gastos e consequentemente prejuízos.
4. A higiene na indústria de alimentos tem como finalidade evitar danos à saúde de todo, do consumidor final até os funcionários e reduzir ao mínimo o risco de perdas do produto, influenciando assim no lucro das empresas.
5. Com a implantação do controle de qualidade ocorre uma melhoria os níveis de qualidade, pois reduz os produtos defeituosos e obtém uniformidades na qualidade dos alimentos, melhorando a confiabilidade nos produtos, também é possível diminuir o desperdício pois com ele é possível aproveitar ao máximo as matérias primas utilizadas, com isso também se reduzem os gastos.
6. As características de performance técnico-profissional necessárias para um detergente são:
1. Possuir ação específica de acordo com o tipo de sujidade a ser removida;
2. Apresentar baixo custo devido à alta diluição (hiperconcentrado);
3. Ser atóxico;
4. Não ser corrosivo;
5. Ser pouco poluente, biodegradável;
6. Apresentar estabilidade durante ser armazenamento;
7. Ser de fácil ação no procedimento de enxague. 
7. Qualidade total se refere a qualidade desde o recebimento da matéria prima até o produto final, qualidade em todos os níveis de processamento até chegar ao consumidor, enquanto qualidade do produto se refere apenas ao produto final.

Continue navegando