Buscar

O que é Dermatoses ocupacionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é Dermatoses ocupacionais? 
 As dermatoses ocupacionais são doenças de pele que ocorrem como resultado da exposição a substâncias químicas e físicas no local de trabalho. As dermatoses podem ser irritativas, alérgicas ou fototóxicas e podem afetar diversas partes do corpo, como mãos, braços, rosto e pescoço.
 As dermatoses ocupacionais são comuns em trabalhadores da construção civil, especialmente aqueles que lidam com materiais de construção que contêm produtos químicos, como cimento e resinas. Os sintomas podem incluir coceira, erupções cutâneas, descamação da pele e bolhas.
 A prevenção das dermatoses ocupacionais envolve a adoção de medidas de proteção, como o uso de luvas e roupas de proteção adequadas, bem como o controle da exposição a substâncias químicas por meio de medidas de controle de poeira e ventilação adequada. A conscientização e treinamento também são importantes para garantir que os trabalhadores estejam cientes dos riscos associados à exposição a substâncias químicas e saibam como prevenir a ocorrência de dermatoses ocupacionais.
 A implementação de programas de monitoramento da saúde dos trabalhadores expostos também é essencial para detectar precocemente a ocorrência de dermatoses ocupacionais e permitir a intervenção adequada. A adoção de medidas preventivas eficazes pode garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores da construção civil e reduzir a incidência de dermatoses ocupacionais no local de trabalho.

Continue navegando