Buscar

Formação e Ética Profissional do Assistente Social

Prévia do material em texto

1. Qual a importância do estágio supervisionado na formação profissional do assistente social ?
O estágio curricular do curso de serviço social é de suma importância para a formação profissional dos assistentes sociais, pois é ele que vai oportunizar o desenvolvimento de sua capacidade para o trabalho profissional assim como propiciar a reflexão sobre a realidade social a qual está inserido.
2. Qual é o objetivo principal da reflexão sobre a importância do estágio supervisionado na formação profissional do assistente social? 
O Estágio Supervisionado em Serviço Social é essencial para formação do Assistente Social, complementa o processo de ensino e aprendizagem, e possibilita que o aluno(a)/estagiário(a) do curso de Serviço Social, inserido no Campo de Estágio, vivencie na prática, as situações reais do cotidiano do profissional.
3. O que é necessário para exercer a profissão de assistente social de acordo com a lei 8.662/93?
Somente poderão exercer a profissão de Assistente Social os possuidores de diploma de graduação em Serviço Social, devidamente inscritos no Conselho Regional de Serviço Social da respectiva jurisdição da atuação profissional.
4. Qual é designação profissional privativa dos habilitados na forma da legislação vigente. De acordo com artigo 03 da lei 8.662/94? 
Art. 3º A designação profissional de Assistente Social é privativa dos habilitados na forma da legislação vigente.
5. Quais são as consequências do exercício ilegal da profissão de assistente social, de acordo com a lei 8.662/93?
a- Multa;
b- Advertência reservada;
c- Advertência pública;
d- Suspensão do exercício profissional;
e- Cassação do registro profissional.
6. O que é a ética profissional?
Ética profissional nada mais é do que todo o conceito moral e cultura social que foram considerados aceitáveis dentro do universo corporativo
7. A ética profissional e a ética social estão separadas ?
Se a ética é um conjunto de saberes que procuram definir o que é certo e errado com base na análise da moral, a ética profissional é a aplicação desses saberes no campo do exercício da atividade de profissionais, ou seja, daqueles que exercem profissões.
8. Qual é a trajetória histórica da ética profissional no serviço social ?
Em 1993 o Código de Ética Profissional, dos assistentes sociais apresenta os deveres e direitos dos assistentes sociais de uma forma humanista, baseando-se na reforma ética, que houve na década de 60.
9. Qual é a vertente de pensamento que fundamenta a maturidade teórica e ideológica do serviço social nos anos de 1980?
A década de 80 marca o reencontro do Serviço Social consigo mesmo, no que se refere à busca de estabelecimento de novas bases para a compreensão do seu passado histórico, das particularidades de sua prática na sociedade marcada por relações de classe, da sua relação com o Estado e com as forças da sociedade civil
10. O que o código de ética de 1986 rejeitou definitivamente? 
 Com o Código de 1986, ocorre o rompimento com o conservadorismo.
11. Por que foi necessária uma nova revisão do código de ética em 1993?
Segundo o texto do Código de Ética a atualização de 1993 reafirmou os valores de liberdade e justiça social e os articulou a partir da “democracia é tomada como valor ético-político central”, além de normatizar o exercício profissional para que sejam preservados os direitos e deveres profissionais.
12. Qual é a postura profissional respaldada pelos princípios e valores preconizados pelo novo código de ética de 1993? 
Destacam-se como princípios fundamentais: o reconhecimento da liberdade, a defesa aos direitos humanos, ampliação e consolidação da cidadania, a democracia, favorecimento da equidade e justiça social...
13. De acordo com a lei 8.662/93, quem pode exercer a profissão de assistente social ?
O exercício da profissão de Assistente Social requer prévio registro nos Conselhos Regionais que tenham jurisdição sobre a área de atuação do interessado nos termos desta lei. 
14. Anulada
15. Quais são as atribuições privativas do assistente social segundo o artigo 05 da lei 8.662/93?
Orientar, informar e esclarecer a população quanto às atividades do assistente social, suas competências e atribuições profissionais, bem como os direitos dos usuários em relação ao Serviço Social, utilizando-se dos instrumentos de publicização da profissão, produzidos pelo conjunto CFESS/CRESS.
16. Anulada
17. Anulada

Continue navegando