Buscar

Atividade A1 - Tecnologia dos equipamentos elétricos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Aluno: Leonardo Luca Araujo Teixeira
Matrícula: 2021105675
Atividade 1 (A1) – Tecnologia dos equipamentos elétricos
“Identifique os tipos de classificação dos para-raios, explicando as características de cada uma delas e sua importância. As normas referentes a esse equipamento, NBR 5424 e NBR 5419, devem ser consultadas.”
	Os captores de descargas elétricas, mais conhecidos como para raios, são os melhores métodos para prover segurança nas incidências de descargas atmosféricas. De acordo com a “NBR 5419-3:2015 – Proteção contra Descargas Atmosféricas, Parte 3”, os três métodos que podemos utilizar como proteção são:
	Método de Franklin:
	Mais conhecido como para raio de Franklin, é o mais utilizado por ter uma eficácia de 90%. Ele consiste na utilização de um ou mais mastros com captores. utiliza os terminais aéreos formados por captores que recebem diretamente os impactos das correntes de descargas atmosféricas, dentro de seu volume de proteção normalizado, e que são conduzidas à terra, por um sistema de descida em cabos de cobre nus, até a malha de aterramento constituída de cabos e hastes de terra.
	Captores ionizantes:
	São dispositivos de ionização, com alguma semelhança aos captores Franklin, tendo, como principal diferença, o valor do raio de proteção. De acordo com os fabricantes, os para-raios ionizantes possuem ângulos de cobertura muito superiores aos para-raios Franklin. Esses para-raios são compostos por uma ponta central totalmente condutora, um dispositivo de ionização, um elemento de fixação e uma ligação aos condutores de descida. 
	
Para-raios de Melsens:
	Mais conhecido como método de Gaiola de Faraday, consiste em instalar um sistema de captores formado por condutores horizontais interligados em forma de malha, formando uma rede modular de condutores, envolvendo todos os lados do volume a proteger (cobertura e fachadas), criando assim uma espécie de “gaiola”. Por ter essa estrutura de “gaiola”, no seu interior, temos um campo elétrico nulo.
	
Referências
NBR 5424 
https://doceru.com/doc/s0xvnn0
NBR5419
https://docente.ifsc.edu.br/felipe.camargo/MaterialDidatico/ELETRO%203%20-%20ELETROT%C3%89CNICA/NBR/Nbr_5419_-_Abnt_-_Protecao_De_Estrutu_ras_Contra_Descargas_Atmosfericas.pdf
https://genexatas.com.br/protecao-contra-descargas-atmosfericas/
https://rwengenharia.eng.br/quais-sao-os-tipos-de-para-raio/

Continue navegando