Buscar

- ATIV. CONT.SOCIOAMB.-1

Prévia do material em texto

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Rosângela da Silva Ribeiro Costa
01569087
Nutrição.
O Protocolo de Quioto: representa um assinalável progresso na criação de um regime internacional de redução das emissões de gases de efeito de estufa (GEE). Os relatórios de IPCC foram fundamentais para, em 1997,a ser construído o Protocolo. A entrada em vigor, porém, foi realizada apenas no ano de 2005. 
O Protocolo deixou, todavia em aberto uma série de assuntos, absolutamente indispensáveis para a sua plena operacionalidade. A clarificação desses assuntos é essencial para a determinação precisa das obrigações do Protocolo de Quioto. Assim sendo, está ainda em aberto a questão do papel dos sumidouros, ou seja, formas de retenção ou sequestração de CO2 em florestas, na contabilidade das reduções de cada país. É ainda impossível saber qual o papel que os chamados mecanismos de mercado (comércio de emissões, etc.) irão desempenhar em termos de cumprimento dos objectivos de redução prescritos. É que, os detalhes sobre o funcionamento destes mecanismos estão ainda por elaborar. Uma vez mais, sem tais regras, a natureza e o alcance dos objectivos de redução são consideravelmente indeterminados.
O desafio lançado em Quioto consiste precisamente em fazer da Convenção e do Protocolo sobre Alterações Climáticas fóruns permanentes de negociação, quer dos objectivos de redução quer das formas de atingi-los. Face à ciência disponível, as reduções acordadas, pouco ou nada farão para combater a ameaça real da mudança climática.
A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, popularmente conhecida como Eco 92, foi uma das principais reuniões mundiais a tratar dos temas ambientais, com um significativo envolvimento de diversos países (176) de todo o planeta.
Realizada no Rio de Janeiro, em 1992, a conferência procurava definir um plano de ação para o desenvolvimento sustentável, e tornou-se o início da ascensão global das discussões sobre os problemas ambientais, tendo como foco a busca por alternativas de solução. Assim como o relatório do IPCC, a Eco 92 foi fundamental para elaboração do Protocolo de Quioto.
A Rio+20, por sua vez, foi realizada 20 anos depois e teve por objetivo a reafirmação dos compromissos adotados na Eco 92. A conferência também teve como foco a observação e discussão de problemas ainda existentes e buscou formas de soluções futuras. Um grande diferencial do encontro foi a intensificação dos debates voltados à implementação da economia verde.
Cúpula das Nações Unidas, na Rio+20, os países reafirmaram os princípios proferidos na Cúpula da Terra em 1992 e nas demais conferências que antecederam os debates sobre desenvolvimento sustentável, como também renovaram seus compromissos, prometendo a promoção de um futuro econômico, social e ambientalmente para o planeta e para as presentes e futuras gerações. Pela primeira vez em uma conferência, a economia verde foi debatida entre os países. O resultado dessa discussão se encontra em uma seção do documento final da Rio+20, detalhando como as políticas econômicas podem ser uma ferramenta importante na busca pela sustentabilidade.
REFERÊNCIAS
Braz, Mario Sergio Araujo. "Os mecanismos de cooperação internacional para redução de emissões sob o Protocolo de Quioto." Boletim Científico Escola Superior do Ministério Público da União 9 (2003): 139-159.
da Silveira, Vladmir Oliveira, and Tais Mariana Lima Pereira. "Uma nova compreensão dos direitos humanos na contemporaneidade a partir dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)." Revista Jurídica Cesumar-Mestrado 18.3 (2018): 909-931.
Pimenta, Mayana Flávia Ferreira, and Aurea Maria Brandi Nardelli. "Desenvolvimento sustentável: os avanços na discussão sobre os temas ambientais lançados pela conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável, Rio+ 20 e os desafios para os próximos 20 anos." Perspectiva 33.3 (2015): 1257-1277.
Silva, Maria Luiza dos Santos Queiroz da. "Mudanças climáticas: uma análise à luz da Convenção-Quadro das Nações Unidas e do protocolo de Quioto."
Stiefelmann, Gessika Caldeira. "Mudanças na visão sobre ambiente entre conferência das Nações Unidas para o meio ambiente e o desenvolvimento (ECO 92) e a conferência das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável (Rio+ 20)." Relações Internacionais-Florianópolis (2012).

Continue navegando